Lendo agora
Very Peri: saiba como usar a cor de 2022

Very Peri: saiba como usar a cor de 2022

cor do ano very peri

Além de pular 7 ondinhas, comer lentilha e passar a virada vestindo branco, outra tradição de começo de ano é verificar a escolha Pantone para a cor que irá reger os próximos doze meses. 

Em 2022, então, a preferida foi a tonalidade Very Peridescrita pela própria marca como “um mix entre a lealdade e a constância dos azuis e a energia e entusiasmo dos vermelhos”. Continue no texto para entender como utilizá-la nos seus looks do dia a dia.

Pantone: um breve contexto

Marca que cataloga todas as pigmentações imagináveis através de códigos, a Pantone teve início em 1963 como uma forma de auxiliar designers e demais profissionais do ramo com um sistema de identificação, combinação e comunicação de cores e padrões gráficos. 

Ao longo do tempo, porém, ela ganhou notoriedade, ampliou os produtos e serviços oferecidos, adaptou-se às mais diversas indústrias e se tornou a autoridade em cores no mundo.

Curiosidade: apesar de não ser a primeira ou mesmo a única linguagem padronizada de tonalidades existentes, a Pantone é, certamente, a mais famosa delas.

cartela de cores
A Pantone é responsável por catalogar todas as cores imagináveis por códigos que facilitam o trabalho e a pesquisa de profissionais dos mais variados ramos.

Cores do ano

Como parte desses avanços ao longo do tempo, a marca criou o Pantone Color Institute. Com base em estudos e pesquisas culturais, é ele o responsável por escolher desde 1999 uma cor, entre as milhares de suas cartelas, considerada a “oficial” do ano que se inicia. 

Essa seleção acaba servindo de referências para diversos segmentos na hora de identificar tendências e elaborar produtos e coleções. Assim, a indústria da beleza, a arquitetura e design de interiores e, como não poderia deixar de ser, a moda, são diretamente afetados por essa indicação anual.

Segundo Laurie Pressman, vice-presidente do instituto, “a Cor do Ano 2022 Pantone reflete o que está acontecendo em nossa cultura global, expressando o que as pessoas estão procurando através daquela cor e o que podem esperar em resposta às suas expectativas”.

Assim, mais do que uma definição aleatória, ela tem potencial para determinar o desenvolvimento de produtos e influenciar na decisão de compra dos mais diversos consumidores.

paleta de cores very peri
A marca realiza pesquisas e análises de tendências que têm como objetivo a definição da cor do próximo ano.

Cor de 2022: Very Peri

Uma tonalidade de violeta, a Very Peri pode ser descrita como uma mistura de bases avermelhadas e azuladas. De acordo com especialistas do Instituto Pantone, a escolha se deve ao fato da cor transmitir uma atitude alegre e positiva, que anima o espírito criativo e traz à tona as transformações do momento atual.

Diferentemente de 2021, quando duas cores foram escolhidas para representar o período, em 2022 uma nova pigmentação foi criada especificamente para refletir as inovações e mudanças desse “novo normal”.

Como usar Very Peri

Porém, antes de sair por aí colocando a cor do ano em todas as composições, é importante entender que escolhas conscientes e advindas de reflexões, estudos de moda e combinações têm maiores chances de serem notadas e admiradas. Por isso, descubra agora como usar a Very Peri da melhor maneira possível.

Combinações de cores

A primeira coisa a se ter em mente na hora de adotar a cor do ano de 2022 é como combiná-la com outras tonalidades. Para te ajudar, a própria Pantone criou quatro paletas que permitem cenários e sensações diferentes quando combinadas com a Very Peri.

A primeira delas é denominada Balancing Act. Formada por cores complementares (aquelas que são opostas no círculo cromático), elas transmitem um equilíbrio natural entre tons quentes e frios, o que garante a intensificação da escolha de 2022.

paleta balancing act
Paleta de cores Balancing Act. Imagem Reprodução | Pantone.

Já a paleta Wellspring realça a beleza da Very Peri combinando-a com tonalidades de verde e criando o que a própria marca classifica como uma “seleção de cores holísticas e harmoniosas em fusão com os tons da natureza”.

paleta wellspring
Paleta de cores Wellspring. Imagem Reprodução | Pantone.

A terceira opção de combinações disponibilizadas pela Pantone é chamada de Star of the Show. A paleta Estrela do show (em tradução literal) traz destaque para a cor de 2022 criando o que a Pantone classifica como uma essência elegante e estilosa, além de uma mensagem de sofisticação atemporal.

paleta the star of the show
Paleta de cores Star of the Show. Imagem Reprodução | Pantone.

Por fim, temos a Amusements, uma combinação entre tons rosados, marrons e azuis. Extravagante e divertida, ela é ideal para quem deseja ousadia e novas descobertas.

paleta amusements
Paleta de cores Amusements. Imagem Reprodução | Pantone.

Para além das roupas

Pessoas que não costumam ser adeptas de cores em looks também podem apostar na Very Peri de forma mais pontual. Para isso, use a cor em bolsas, cintos, brincos, sapatos ou mesmo sombras de olhos na tonalidade.

Veja também
cartela de cores moda

Busque referências

Outra forma de garantir as melhores combinações e composições é acompanhando as redes sociais de fashionistas, desfiles de moda e até mesmo observando pessoas pelas ruas.

Seja no Pinterest, no Instagram ou mesmo no TikTok, o que não faltam são blogueiras e fashionistas prontas para trazer ideias de como usar a tonalidade no seu dia a dia. E, para organizá-las, recomendamos que você crie um moodboard com as combinações que te agradam.

pinterest

Assim, você garante que terá acesso à essas referências no momento de olhar para as peças que possui no seu guarda-roupas ou mesmo de partir para as compras. 

Além disso, para mais ideias de como combinar a Very Peri no seu look, recomendamos o vídeo da influenciadora Camila Gaio. Confira:

Use a Very Peri na sua próxima coleção

Como sempre, a cor de ano definida pela Pantone é perfeita para desenvolver coleções e compor looks que acompanhem as tendências do momento.

Assim, empresários da moda, designers e donos de confecção podem lançar mão da tonalidade azulada na hora de planejar uma nova coleção de sucesso. Para isso, tenha em mente as paletas de cores apresentadas acima, não hesite em sugerir propostas monocromáticas e ouse na hora de combinar diferentes texturas nas peças produzidas. 

Gostou do conteúdo? Assine o formulário abaixo para receber informações sobre trends e novidades do mundo têxtil diretamente na caixa de entrada do seu e-mail!


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo