Vender roupas pelo Instagram: use a rede para lucrar mais!
Se você confecciona roupas, é importante saber que realizar vendas online está mais fácil e prático do que nunca. Para isso, estar presente nas redes sociais, utilizando os recursos disponíveis e acompanhando novas ferramentas, é essencial, inclusive no Instagram — já que a plataforma tem um viés imagético.
Assim, é possível utilizar a Internet como uma poderosa ferramenta de divulgação dos seus produtos. Confira nossas dicas para vender roupas pelo Instagram e aumentar a visibilidade da sua marca!
Por que usar o Instagram?
Segundo pesquisa realizada pela We Are Social divulgada em janeiro de 2020, mais de 4,5 bilhões de pessoas usam a Internet, e os usuários de mídia social ultrapassaram a marca de 3,8 bilhões. Quanto ao Instagram, ele está presente na vida de 44% da população brasileira.
A mesma pesquisa revela que 2,26 bilhões de pessoas de todo o mundo, que estão presentes na rede, acessam o Instagram diariamente, de forma que ele vem se tornando uma das principais fontes de informação e de inspiração dos amantes da moda.
Se pensarmos que no período de pandemia e de isolamento as pessoas ficam ainda mais conectadas, já que essa é uma das poucas maneiras de se relacionar de forma segura, é provável que esses números continuem a crescer nos próximos anos.
Isso porque, muito mais que uma rede social para compartilhar o dia a dia, o Instagram tem se tornado uma plataforma de vendas.
O lançamento de algumas ferramentas que você vai conhecer em breve — e que podem ser utilizadas na hora de vender roupas pelo Instagram — proporcionou que o app começasse a ser explorado com mais obstinação pelos lojistas para colaborar com o crescimento dos negócios.
Por isso, faz todo o sentido sua marca estar presente na plataforma, participando do dia a dia do consumidor. Pronta para criar sua lojinha no Instagram?
Como começar a vender pelo Instagram
O primeiro passo para começar a sua empreitada é criar um perfil comercial na rede. A opção está disponível desde junho de 2016 e traz funcionalidades focadas em vendas, ao contrário do perfil pessoal.
Ao utilizar uma conta comercial é possível criar anúncios e promovê-los. Essa talvez seja uma das maiores vantagens das vendas pelo Instagram, já que a publicidade pode aparecer tanto no feed quanto nos stories dos usuários, dependendo do que você selecionar.
Com ele, você terá acesso a dados importantes para o negócio, como quantas pessoas viram suas publicações (as chamadas impressões), quais posts estão gerando mais vendas, além de informações gerais sobre o público (como gênero, cidade, país e idade). Dá até para conferir quantas pessoas resolveram ignorar seus stories, por exemplo.
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Nome da conta
Este pode ser o seu primeiro passo na hora de começar a vender roupas pelo Instagram: decidir qual será o nome da sua conta.
O ideal é usar o próprio nome da marca como username. Contudo, se o nome já estiver em uso por outra pessoa, procure uma variável fácil de ser lembrada e de ser digitada. Por exemplo: se o username “suamarca” estiver ocupado, tente usar variações como “sua.marca”, “sua_marca”, “suamarca_”, “_suamarca”, entre outras.
Quanto mais simples for o trabalho do usuário para encontrar o seu perfil, maior o seu sucesso em vendas!
Primeiras publicações
Com o perfil criado, é hora de começar a alimentá-lo com conteúdo. Se você possui fotos profissionais de suas peças, aproveite e use-as na rede.
Não é necessário postar conteúdos todos os dias: crie uma programação que faça sentido tanto para você, sem atrapalhar a sua rotina, quanto para o público.
Preocupe-se também com as legendas das fotos, especialmente tamanho e gramática. O Instagram tem um limite de 2.200 caracteres, mas o recomendado é algo em torno de 250-350 caracteres.
Priorize sentenças curtas, evite o máximo possível erros gramaticais — algumas pessoas reparam neles — e não busque apenas por vendas. Esqueça o “compre aqui” e ofereça conteúdo de valor, como dicas e inspirações de looks.
Demonstre como seu produto pode transformar a vida de quem adquiri-lo, além de trabalhar temas envolvidos com o seu negócio.
Se você trabalha com moda sustentável, por exemplo, publique dicas de como colaborar com o meio ambiente, dados que demonstrem as vantagens de aderir a esse estilo de vida, entre outros temas de interesse do seu público.
Não se esqueça de investir em conteúdos nos stories. Promoções relâmpago, making of das peças, sugestões de uso e muito mais: utilize a função para aproximar o público do seu negócio.
Uma alternativa, se você deseja um trabalho mais profissional e efetivo, é procurar por profissionais especializados em marketing digital voltado para redes sociais. O investimento vale a pena!
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Novas funcionalidades
Entre as ferramentas disponíveis no Instagram, três foram lançadas há pouco tempo e têm conquistado o público: IGTV, Reels e Instagram Shopping. Ambas trabalham o audiovisual, mas com algumas diferenças.
IGTV
No feed do Instagram, o tempo máximo de duração de um vídeo é de um minuto. Contudo, após o lançamento do IGTV, tornou-se possível compartilhar vídeos longos.
A opção é perfeita para aqueles momentos que exigem a produção e a divulgação de um conteúdo audiovisual longo, como fashion films de até uma hora de duração.
Reels
Similar ao TikTok, a fase de teste do Reels começou em junho de 2020 no Brasil. Na nova opção do Instagram é possível criar vídeos curtos de até 15 segundos, utilizando diversos recursos, como cortes múltiplos, realidade aumentada, áudio de músicas e até mesmo de outros usuários.
O Reels é uma boa oportunidade para divulgar produtos de forma mais descontraída e divertida.
Instagram Shopping
Por fim, a loja do Instagram também é uma das novas funcionalidades do aplicativo que merece destaque, especialmente na hora de vender roupas online.
No Instagram Shopping é possível inserir links para a loja virtual nas fotos do feed, além de outros detalhes, como colocar preço no Instagram e o nome do produto, otimizando o processo de compra do usuário.
Assim, fica evidente como dá pra ganhar dinheiro no Instagram por meio de funções simples e disponíveis para todos os usuários na rede social.
Dicas para fotografar suas peças
Não é sempre que possuímos máquinas fotográficas profissionais e outros aparelhos comuns da fotografia de moda tradicional. Porém, podemos utilizar as novas tecnologias a nosso favor.
As câmeras de smartphones estão cada vez mais potentes e eficazes. Se o seu celular tem uma boa câmera, explore os recursos e procure por dicas específicas para o seu aparelho.
Alguns dispositivos, por exemplo, possuem câmeras com recursos manuais, em que você controla o clique — da velocidade do obturador até o foco seletivo.
Use a criatividade na hora fotografar roupas para vender online. Monte um cenário, cuide da iluminação, aproveite os aplicativos de edição de imagens que estão disponíveis no mercado e compartilhe com outras pessoas o seu trabalho.
São os detalhes que vão chamar a atenção de quem pretende comprar roupas online.
Uma boa ideia de divulgação é utilizar três fotos na mesma postagem, chamado formato carrossel. Por exemplo, uma das imagens com modelos vestindo a peça que deseja divulgar, outra com a parte frontal da vestimenta e a última com a parte de trás. Assim, você mostra tanto o caimento da roupa como os detalhes que ela possui.
Nos stories, anuncie as novas publicações. Como o algoritmo do Instagram não exibe as postagens em ordem cronológica, essa é uma boa forma de evitar que os interessados percam seus conteúdos.
Com essas sugestões, você conseguirá vender roupas pelo aplicativo e alavancar a sua marca de maneira rápida e prática. Gostou das dicas para vender no Instagram e quer aprender mais sobre? Baixe gratuitamente o guia definitivo de Marketing Digital para pequenas confecções da Digitale Têxtil!
Achei super legal a sua idéia
Agradeço o carinho e o cuidado de vcs para com os clientes e,já adianto que vou começar a trabalhar na sua idéia assim que os tecidos chegarem.
Muito obrigada.
Bjs
Obrigado pelo carinho, Rosa! Volte sempre! 🙂