Lendo agora
Tecidos para o verão: o que levar em conta na hora de escolher

Tecidos para o verão: o que levar em conta na hora de escolher

Quando as temperaturas sobem, a preocupação com a performance das roupas também aumenta. Leveza, frescor e conforto se tornam fatores decisivos na hora de escolher uma peça para levar para casa.

Se você trabalha com confecção de moda, precisa garantir que sua coleção de verão tenha roupas com toque agradável e propriedades adequadas. Para te ajudar nessa missão, preparamos um conteúdo que vai te ensinar a escolher os melhores tecidos para o verão. Confira!

Banner Estampas Atemporais Digitale

Particularidades da estação

Como tendemos a transpirar mais, as roupas de verão precisam ser feitas com tecidos frescos e que deixam a pele “respirar”, evitando a proliferação de fungos e bactérias e garantindo higiene e leveza.

Conforto e flexibilidade também são prioridades, já que ninguém quer se preocupar com roupas que apertam ou incomodam, especialmente em dias quentes. É por isso que a maioria das marcas opta por usar bases naturais e tecnologias especiais em suas coleções.

Tecidos com proteção solar e ação bacteriana também são apostas para a produção da temporada, uma vez que bloqueiam a entrada dos raios ultravioletas e oferecem segurança, proteção e conforto aos consumidores.

Tendências de cores

Uma das etapas para quem busca eleger os melhores tecidos para o verão é observar as cores que estão em alta na temporada. Os estilistas e as grandes marcas começam a pesquisar muito antes e, aos poucos, as tendências começam a aparecer nas passarelas e feiras especializadas.

Acompanhar as movimentações do segmento é uma ótima estratégia para escolher as cores que vão brilhar na sua coleção, mas você também pode apostar na força dos clássicos, como é o caso dos tecidos em tons quentes.

As cores do verão 2022 aparecem tanto em tonalidades pastel, como o verde cucumber (pepino, em inglês), quanto em tons mais acesos, como o Real Red o Sunny Yellow e o Fuschia Punch (WGSN).

Contudo, além dos tons clássicos da Primavera/Verão, as paletas de cores para o próximo ano apostam em um equilíbrio entre tonalidades. Por esse motivo, os neutros prometem marcar presença nas próximas coleções.

Um bom exemplo disso é a paleta de cores Prazeres do Cotidiano, divulgada pela WGSN, que incorpora desde um magenta saturado e um mostarda intenso, até tons azulados e esverdeados mais frios.

Outro destaque são as tonalidades metalizadas, que trazem um aspecto futurístico aos looks e começam a criar o imaginário do metaverso, tendência abordada pela Forbes e que promete direcionar o futuro de inúmeros mercados, incluindo o da moda.

Tecidos para o verão tendências de cores
Os tecidos para o verão 2022 vão fazer sucesso nos tons pastel, em cores acesas, além das tonalidades neutras e metalizadas.

Estampas da temporada

As estampas são um grande destaque da moda verão, sendo usadas para produção de vestidos, saias, calças, camisas, biquínis, maiôs, saídas de praia, peças de moda fitness e até lingeries.

As padronagens clássicas, como o floral, o poá e as listras, são certeiras e estão sempre voltando à moda. Versões atualizadas, com cores e texturas diferenciadas, são alternativas para fugir do comum no desenvolvimento da estética da coleção.

Para quem quer investir nas estampas do verão 2022, vale ficar de olho nas padronagens tropicais e naturais, além daquelas que remetem ao handmade. Em ambos os casos, estamos falando de uma tendência que recupera a conexão com o que há de mais natural e abstrato.

tecidos para o verão - estampas
Tropicalismo, animal print e mix de estilos: principais tendências para as estampas do verão 2020.

No âmbito das padronagens xadrez, a grande aposta continua sendo o vichy, agora encontrado em cores vivas, sem deixar de lado seu aspecto romântico e clássico. O poá também continua em alta, em diferentes tamanhos e cores.

Tecidos indicados

Embora o aspecto visual tenha papel fundamental no sucesso das peças, a matéria-prima também precisa ser considerada. Quando falamos na confecção de roupas para o verão, o mais indicado é usar tecidos frescos e com bases que supram as necessidades da estação.

Dentre as principais questões estão a respirabilidade e secagem rápida dos tecidos, além das tecnologias empregadas, como fator de proteção solar, ativos antibacterianos e toque macio. 

Ademais, certos tipos de tecidos serão mais proveitosos na confecção de peças casuais, enquanto outros são recomendados para o desenvolvimento de vestuário fino, para ocasiões especiais, como é o caso da seda.

Linho

O linho é uma das fibras naturais mais antigas que se tem conhecimento. Sua matéria-prima é extraída da planta que leva o mesmo nome. Por ser um tecido produzido em larga escala na Europa, pode ter um valor alto por conta dos custos de importação.

De qualquer forma, é uma ótima opção de tecido fresco para o verão, já que é bastante respirável e não esquenta. Embora amasse bastante, esse aspecto não é mais visto como um problema. Do contrário, essa característica ostenta um certo charme e estética bem estabelecidos.

Camisa azul em linho
Tecidos que não esquentam são essenciais para peças de verão, como é o caso do linho, fibra natural e muito charmosa.

Algodão

O algodão também é uma fibra natural e com boa respirabilidade. Embora suas características sejam similares ao linho, peças produzidas com essa matéria-prima não carregam o visual rústico da opção mencionada anteriormente.

Contudo, estamos falando de uma fibra cultivada em larga escala e bem mais acessível que o linho. O algodão também pode ser a base de outros tecidos recomendados para peças de verão, como o tricoline ou crepe.

Seda

A seda é uma fibra de origem animal, oriunda do bicho-da-seda. É considerada um tecido fino e é uma excelente opção na confecção de roupas para o verão, por conta de seu caimento leve, toque macio e acabamento delicado.

Algumas das principais peças produzidas com a seda são saias, vestidos e chemises. Por ser um tecido nobre, tem um preço bem mais elevado do que as outras opções mencionadas até aqui. No entanto, entrega um resultado magnífico e é ideal para a confecção de roupas para ocasiões especiais.

Tecidos para o verão na Digitale Têxtil

Na Digitale Têxtil, você encontra tecnologias que garantem secagem rápida, alta respirabilidade, durabilidade e conforto. Além de proteção solar e ativos antibacterianos, a maioria dos tecidos para o verão possui tratamento com microcápsulas de aloe vera, que restauram e hidratam a pele.

Dentre as opções oferecidas, as bases Oceanic, Intense, Softskin Lumiere são as mais indicadas para a confecção de roupas com tecido respirável e adaptável para diferentes modelos.

Veja também
imagem das cores amarelo e cinza pantone 2021

Oceanic

A Oceanic é a base da Digitale Têxtil mais vendida para moda praia. Tem gramatura encorpada e é indicada para confecção de biquínis, maiôs e sungas. Assim como as demais opções, é produzida com a Supermicrofibra, tecnologia exclusiva da marca e que garante toque diferenciado e agradável sensação ao vestir. Conta com proteção UV 50+, aloe vera hidratante e ação antibacteriana.

Oceanic Eco

Produzido com fio reciclado de garrafas PET 100% pós-consumo certificadas pela GRS (Global Recycling Standard), possui as mesmas características e toque que a Oceanic. Contudo, é uma alternativa para quem está engajado nos princípios do Desenvolvimento Sustentável e quer fazer a diferença. 

WAVE

Possui superfície com textura sutil e brilho discreto. Desenvolvido para a linha praia, é ideal para confecção de biquínis, sungas, bodys e maiôs, proporcionando um visual elegante e sofisticado.

Intense

Mais delicada que a Oceanic, é a base indicada para produção de peças com modelagem mais elaborada. É maleável e favorece o caimento de babados e drapeados. Perfeita para a confecção de peças elegantes. Também conta com proteção solar, aloe vera hidratante e ação antibacteriana.

Softskin

Se você procura uma base fluida, elástica, versátil e com toque diferenciado, a Softskin é a opção ideal! Sua gramatura é um pouco menor, mas tem ótimo rendimento e pode ser utilizada tanto na confecção de biquínis (parte externa ou forro), como em saídas de praia, vestidos, calças pantalonas, saias, cangas e muito mais.

Banner 3 peças femininas para confeccionar

Assim como os outros produtos oferecidos pela Digitale, é confeccionada com a Supermicrofibra, tem proteção solar UV 50+, ação antibacteriana e aloe vera hidratante.

Flow

O Flow é o nosso forro para moda praia e casual, com toque macio e sedoso proporcionando conforto em contato com a pele. Também pode ser utilizado para camisetas UV e saídas de praia.

Possui o diferencial da secagem rápida, característica da nossa Supermicrofibra, deixando a peça final com excelente acabamento, caimento e estrutura.

Lumiere

A base Lumiere se assemelha ao crepe e tem transparência suave, sendo uma excelente opção para saídas de praia, chemises, vestidos, pantalonas e até mesmo camisas e regatas para moda fitness.

Além da variedade de bases e tecnologias empregadas em seus produtos, a Digitale Têxtil utiliza técnicas de impressão digital que oferecem cores vivas e aumentam a durabilidade das estampas. As padronagens possuem variações de cores e combinações, aumentando a gama de possibilidades e criando visuais únicos.

Se você quer potencializar as vendas da sua confecção no próximo verão e se destacar no mercado da moda, clique no banner e conheça algumas propostas incríveis de estampas!

Banner WhatsApp Digitale Têxtil

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo