Lendo agora
Tecidos para jalecos: como escolher e onde comprar

Tecidos para jalecos: como escolher e onde comprar

tecidos para jaleco

Apesar de atualmente relacionarmos cada vez mais a roupa como um elemento cultural e estético, sua primeira função é a de proteção. Sendo assim, questões como o clima interferem diretamente no guarda-roupa de cada um — e isso não é diferente quando pensamos no âmbito do trabalho.

Estudantes e profissionais da área da saúde precisam de certas vestimentas e acessórios que funcionam como um Equipamento de Proteção Individual (EPI), por isso é muito importante que essas peças sejam produzidas da maneira adequada e com material de qualidade. Para entender mais sobre tecidos para jalecos é só seguir com a leitura!

A importância do jaleco como EPI

tecidos para jalecos
O jaleco não é apenas uma roupa, e sim um equipamento de proteção individual e que deve ser encarado e manuseado como tal!

Durante o dia, somos expostos a inúmeros vírus e bactérias que entram em contato com nossos corpos e nossas roupas. O uso do jaleco, portanto, restrito ao ambiente de trabalho, é necessário, justamente, para proteger tanto os profissionais como os pacientes. Ele não deve ser utilizado fora dos consultórios e hospitais a fim de minimizar o trânsito de microorganismos de um lugar para o outro. 

No entanto, para garantir a proteção adequada, eles devem ser confeccionados e utilizados segundo determinadas normas. 

Normas para jalecos

Segundo o artigo sobre biossegurança no trabalho produzido pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os jalecos devem seguir, entre outras, as seguintes normas:

  • Ser produzidos com tecidos resistentes;
  • Possuírem mangas longas que nunca devem ser arregaçadas;
  • Ser utilizados, preferencialmente, com calças;
  • Permanecer sempre fechados durante a utilização; 
  • Ser substituído o mais rápido possível quando for contaminado;
  • Ser armazenado isoladamente, sem contato com outros objetos pessoais;
  • Ser de uso individual;
  • Ser descontaminado antes de lavar.

Não há nada no documento que regulamente ou recomende a questão da cor dos jalecos, no entanto, e cada vez mais profissionais da saúde têm pensado em novas propostas que reflitam mais a própria personalidade e, até mesmo, a área de trabalho que atuam, por meio desta peça tão importante no dia a dia. O essencial, nesse caso, é se atentar ao tecido!

Por que optar por tecidos tecnológicos

A tecnologia das fibras sintéticas revolucionou a indústria têxtil no século XX e, desde então, não parou de ampliar as suas possibilidades, trazendo constantes inovações com as quais podemos contar para produzir bases com fibras aprimoradas que oferecem funcionalidades muito interessantes, principalmente no que tange à proteção dos usuários das peças.

Os tecidos tecnológicos da Digitale Têxtil são produzidos com base na supermicrofibra, uma criação exclusiva, composta por fios extremamente finos que garantem alta performance, resistência, durabilidade, conforto e muito mais. Confira a tabela abaixo para entender as diferenças entre a supermicrofibra e os tecidos sintéticos convencionais:

 

tecidos para jalecos
Tabela comparativa entre a supermicrofibra e demais fibras sintéticas (poliéster comum e poliamida).

Além disso, as bases da Digitale Têxtil possuem funcionalidades como a proteção UV 50+ e o tratamento antibacteriano que inibe a proliferação de fungos e bactérias e é ideal para a produção de jalecos, gerando mais proteção ao usuário e aos pacientes. 

Conheça os tecidos para jaleco da Digitale Têxtil

Por serem bases premium que contam com alta resistência, elasticidade, conforto e serem tecidos antibacterianos, as opções Córsega e Velocity são muito bem recomendadas para a produção de jalecos. Conheça um pouco a respeito de cada uma delas:

Córsega 

Além de possuir excelentes níveis de elasticidade e conforto, o tecido é bem encorpado e tem alto rendimento. É composto por 82% de supermicrofibra e 18% de elastano, sua gramatura varia entre 235 e 240 G/M² e possui, além da proteção antibacteriana, proteção UV 50+, proteção anti-cloro e microcápsulas de Aloe Vera que hidratam a pele. 

Está disponível em versões lisas e estampadas.

Velocity

Essa base tem peso intermediário, alta compressão e uma excelente elasticidade, por ser originalmente desenvolvida para o segmento de moda fitness. É composto por 79% de supermicrofibra e 21% de elastano e sua gramatura é de 300 G/M². Possui proteção antibacteriana, proteção UV 50+, proteção anti-cloro e microcápsulas de Aloe Vera que hidratam a pele. Está disponível em cores lisas.

Tanto o Córsega quanto o Velocity são ótimas opções de tecido para jaleco que não amassa, o que também oferece mais praticidade ao dia a dia. Adquirindo o kit amostra é possível conferir a textura de todos os tecidos da Digitale Têxtil, para sanar as dúvidas antes de comprar grandes quantidades.

Jalecos femininos diferentes

Se, ao imaginar um profissional da área da saúde ou da ciência, você ainda enxerga todo mundo vestindo jalecos brancos iguais… está na hora de rever suas possibilidades! Desde que produzidas de acordo com as normas e, é claro, com materiais de qualidade, os jalecos podem ser cada vez mais personalizados e ter a cara de seus usuários. 

Veja também
upcycling na moda - conheça o movimento!

Com um tecido para jaleco estampado, por exemplo, é possível criar modelos únicos, utilizando-o ao longo de toda peça ou mesmo para fazer aplicações, como nos bolsos e nas golas. Confira algumas opções da Digitale Têxtil:

Como o trabalho da Digitale Têxtil é feito com estamparia digital, você pode personalizar o tecido escolhido com qualquer estampa disponível em nosso banco. Para conhecer mais opções é só clicar no banner abaixo e acessar a loja de tecido online:

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo