Lendo agora
Tecidos para inverno: 7 melhores opções para sua marca

Tecidos para inverno: 7 melhores opções para sua marca

Pilha de roupas para inverno

Na hora de desenvolver coleções para as estações mais frias do ano, a pesquisa de tecidos para inverno é primordial. Mesmo em países tropicais como o Brasil, é importante oferecer produtos de alta qualidade e proteção térmica para os seus consumidores.

Sendo assim, neste post você encontra um compilado de informações para acertar na escolha de tecidos para inverno, além de dicas pontuais sobre as tendências para a estação. Boa leitura!

Banner calendário atemporal de moda

Como escolher tecidos para o inverno?

Antes de mais nada, é preciso entender o que torna um tecido ou fibra adequados para roupas de inverno. Basicamente, a característica principal desses produtos é a proteção térmica, que é resultado da inibição de perda de calor corporal.

Ou seja, a roupa em si não é quente. O que ela faz é criar uma barreira entre o corpo e os agentes externos, mantendo o calor corporal. Quanto menos poroso e mais espesso for o tecido, mais eficaz ele será nesse processo de proteção

Algumas fibras naturais como a lã são muito eficazes na proteção térmica, mas tem perdido espaço para as opções sintéticas e livres de crueldade animal.

A lã sintética e o couro fake, por exemplo, são muito utilizados em coleções de inverno no Brasil, ainda mais quando levamos em consideração que as temperaturas por aqui são amenas e não exigem peças com alta proteção térmica.

E este é um ponto primordial na hora de escolher tecidos: a temperatura da sua região. Afinal, pode ser que não valha a pena investir em peças como casacos de neve, sobretudos de lã batida e bouclé, onde sua marca atua. Outro ponto importante é entender a demanda do seu público e analisar quais tecidos são adequados.

Você possui uma marca de moda fitness e precisa de tecidos com alta compressão e proteção térmica? Ou trabalha com moda casual e busca opções para tricôs, cardigans e casacos leves? Tudo isso influencia o processo de escolha.

Portanto, para definir qual tecido você utilizará em sua confecção, leve em consideração o clima da região onde sua marca está estabelecida, as demandas do seu público-alvo e as características do seu negócio.

Melhores tecidos para o inverno

A partir das dicas citadas acima, abordaremos algumas características de sete tecidos muito utilizados em coleções de inverno, para te auxiliar na escolha.

1. Lã batida

A lã batida pode ser confeccionada com fibras naturais ou sintéticas. Entretanto, é importante ressaltar que a proteção térmica é mais eficaz nas opções naturais do que nas sintéticas.

É um tecido de lã encorpado e estruturado, ideal para temperaturas bastante baixas. Por ter ótima proteção térmica, é ideal para casacos e sobretudos.

2. Lã acrílica

A lã acrílica também pode ser produzida a partir dos mesmos materiais que a lã batida. Contudo, é menos encorpada, sendo ideal para a confecção de alfaiatarias, como calças, blazers e conjuntos.

3. Tweed

O tecido tweed é composto de lã, sendo macio e flexível. É um tecido estruturado e grosso, ideal para casacos com maior proteção térmica. É o queridinho das fashionistas.

 

 

Tecidos para inverno: lãs e tweed
Ambas as lãs – batida e acrílica -, e o tecido tweed podem ser confeccionados com fibras naturais ou sintéticas, o que acarreta em maior ou menor proteção térmica.

4. Cashmere

O cashmere é uma variação nobre da lã, bastante leve e macio. É ideal para tricôs, cachecóis e casaquinhos. Apesar de não criar volume, tem ótima proteção térmica, mantendo quem usa quente e protegido.

 

Tecido de cashmere
Muito utilizado em peças de luxo, o cashmere é leve, macio e confortável, mas com ótima proteção térmica.

5. Bouclé

As características principais do Bouclé são seus fios retorcidos, textura e espessura. É um dos tecidos mais quentes para o inverno, sendo ideal para confecção de casacos e ponchos para invernos rigorosos.

 

Tecido bouclé para inverno
O bouclé é utilizado principalmente em casacos e sobretudos para invernos intensos, por conta de sua espessura e proteção térmica.

6. FLEECE

O tecido FLEECE  pode ser utilizado tanto em peças de moda casual, moda fitness, como leggings de inverno, e também em pijamas de frio.

Tem ótima proteção térmica e cai bem na confecção de casacos, moletons, blusas, calças e outros. É possível encontrar o FLEECE desde opções mais finas até as mais espessas, sendo as últimas mais eficazes para reter o calor.

 

FLEECE tecidos para inverno
Por ser um tecido tecnológico, o FLEECE é um dos melhores tecidos para pijama de inverno e peças esportivas.

7. Nylon

O nylon é uma fibra sintética, utilizada em combinação com outras fibras para a confecção de casacos de neve. Isso porque, além de impermeável, absorve pouca umidade, seca rapidamente e cria uma ótima barreira contra o frio externo.

Veja também
ilustração de um provador virtual

 

Mulher vestindo casaco de nylon
Combinado com outras fibras, o Nylon é um dos melhores tecidos para o inverno, porque funciona como excelente isolante térmico em casacos para climas rigorosos.

Tendências para 2021

Já se sabe que a pandemia acelerou diversas previsões e mudou drasticamente o comportamento dos consumidores. Todavia, para além das questões ecológicas, econômicas e sociais, um dos movimentos mais fortes deste período é o apreço pelo conforto.

Como muitas pessoas estão trabalhando em home office e saindo o mínimo possível de suas casas, peças confortáveis são a palavra-chave. Nesse sentido, o comfortwear ganhou força, para que os consumidores possam sentir-se bem em suas roupas em todos os sentidos. Segundo o relatório de tendências do Pinterest, a moda da vez é o conforto chique.

 

Banner Moda e consumo: previsões 2021/2022

 

O athleisure também veio para ficar em 2021, combinando peças esportivas ao estilo da moda casual. Assim como o comfortwear, ela segue a ideia de peças que sejam bonitas e façam os consumidores sentirem que estão propriamente vestidos para o dia a dia, mas sem precisarem se preocupar em usar uma calça jeans ou vestidos apertados.

Outras tendências para o inverno 2021 são o estilo romântico e as inspirações setentistas. Portanto, na hora de desenvolver suas coleções, peças como jaquetas estruturadas, conjuntos em alfaiataria, cardigans e roupas em tons pastel podem ser boas investidas.

Três mulheres em visuais coloridos e românticos
Peças românticas e coloridas são fortes tendências para o inverno 2021. | Imagem: Luca Ponti

Por fim, independentemente do nicho de mercado do seu negócio, procure sempre fornecedores de qualidade. Afinal, não basta apenas saber quais são suas opções, é preciso garantir que ela tenha boa procedência! E se você procura tecidos de inverno online, pode ser que sua busca seja ainda mais ampla!

A Digitale Têxtil possui opções de tecidos para inverno, nos ramos de moda fitness e sleepwear. Para saber mais sobre nossos produtos, converse com uma de nossas consultoras especializadas, clicando no banner abaixo:

Banner WhatsApp Digitale

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo