Lendo agora
Tecidos com estampas étnicas: conheça as opções da Digitale Têxtil

Tecidos com estampas étnicas: conheça as opções da Digitale Têxtil

tecidos com estampas étnicas

Um grande número de nichos já se renderam à beleza dos tecidos com estampas étnicas, como moda praia, fitness, casual e fina. Esse estilo de estampas, caracterizado por ilustrações geométricas e muitas cores, casa bem com peças de diversos modelos.

Podemos resumir as estampas étnicas em cinco grandes grupos: Ikat, Ganado, Batik, Kilim e Aguayo/Andino. Confira as opções de tecidos com estampas étnicas da Digitale Têxtil!

Tecidos com estampas Ikat

O estilo de estampa Ikat surgiu aproximadamente na mesma época em diversos locais, como Peru, Guatemala, Japão, Indonésia e Índia. Antigamente, o tecelão precisava calcular exatamente que ponto dos fios deveriam ser tingidos, criando uma impressão borrada no produto final.

O termo Ikat é uma variação da palavra malaia mengikat, que significa amarrar. A estampa ganhou esse nome porque o tecelão precisava amarrar os chumaços de tecido para garantir que apenas as partes desejadas seriam tingidas. Esse estilo de estampa étnica é irmã mais velha do conhecido tie dye, que fez muito sucesso nos anos 70.

Todas as estampas da Digitale Têxtil possuem variações de cores. Assim, você escolhe o tecido com estampa geométrica que mais combine com o que deseja criar!

Tecidos com estampas Ganajo

A história das estampas Ganajo começa no final da década de 19, na região centro-oeste Estados Unidos. Criada pelo povo indígena Navajo, o estilo ficou conhecido pela mistura de cores vivas e formas geométricas.

A principal cor dessas estampas é o vermelho ganado, e no centro dela há sempre uma forma que lembra um diamante. Graças à sua história criativa e produção de alto nível, esse estilo recebe diversas modificações, como colagens.

Tecidos com estampa Batik

A estampa Batik surgiu na Indonésia, onde era criado uma espécie de cera para definir os padrões tingidos no tecido. Levado para África por escravos do império holandês, a técnica rapidamente se espalhou por diversos povos e nações. O estilo de estampa permite a criação de padronagens complexas e coloridas, incluindo efeitos visuais incríveis!

tecidos com estampa étnica: batik

Com a globalização do mercado, empresas belgas produziram em 1846 um estilo diferenciado da estampa, chamado de Dutch Wax. Com impressão resinada que lembra a Batik, a produção se tornou mais fácil e rápida. As estampas Dutch Wax são marcadas por cores vivas dos dois lados do tecido.

Tecidos com estampa kilim

A estampa kilim é outro exemplo perfeito de como diversas sociedades desenvolvem tecnologias e técnicas parecidas ao mesmo tempo, mesmo sem contato direto. Esse estilo de estampa étnica apareceu na Turquia, Irã, Rússia, China, Paquistão, Índia e Marrocos na mesma época.

Veja também
Mulher utilizando vestido com estampa tropical.

A palavra de origem turca significa dupla face. Antigamente, o tecido era produzido por meio de uma técnica parecida com um bordado, com cores vivas e duráveis. Os desenhos utilizados apresentavam a identidade do grupo que o produzia.

Tecido com estampa Aguayo ou Andina

Os conhecidos “tecidos peruanos” são, na verdade, chamados oficialmente de aguayo ou andino. Surgido nos Andes, esse estilo existe a mais de 3000 anos, com cores e motivos que identificavam as classes sociais.

Os tecidos originais eram feitos em cores facilmente encontradas na natureza, como preto, amarelo e laranja. Tecidos com estampas étnicas são ricos em cores, cultura e beleza. Conheça todas as opções da Digitale Têxtil!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo