Lendo agora
Tecidos com estampas abstratas: dicas para usar e comprar online

Tecidos com estampas abstratas: dicas para usar e comprar online

estampas abstratas

Banner calendário atemporal de moda

Estamos acostumados a reparar em roupas com estampas tropicais, de frutas, geométricas Porém, poucas pessoas se atentam ao uso de tecidos com estampas abstratas, que podem facilmente dar um grande up no visual.

Com padrões construídos das mais diversas formas, esse estilo de estampa pode tanto aparecer em composições como grande foco do look ou para quebrar a seriedade do visual, deixando-o mais despojado.

Siga com a leitura e confira nossas dicas de uso para essas estampas, além da história de como essa trend começou!

A arte abstrata transportada para a moda

Por muito tempo e até os dias atuais, grandes teóricos se dedicaram ou se dedicam a discutir o que realmente é a arte, já que em cada civilização é expressada de formas diferentes.

Depois do perfeccionismo das pinceladas do Renascimento, por exemplo, o surgimento da arte abstrata no século XX foi um divisor de águas.

Diferente de praticamente tudo que já havia sido criado, ela surgiu para representar o mundo de uma forma muito peculiar: abandonando toda e qualquer realidade.

Ao criar um universo distante da realidade, misturando influências cubistas, expressionistas e futuristas, o objetivo principal era permitir que, ao admirar um quadro, por exemplo, ele fosse capaz de despertar nas pessoas a capacidade de um leque amplo de interpretações, sentimentos e emoções.

Opondo-se aos movimentos da vanguarda europeia, especialmente ao realismo, tudo começou na Europa, durante o século XIX. Um grande nome dessa escola, que também ficou conhecida por abstracionismo, arte “não representacional” ou abstração geométrica, é o pintor russo Wassily Kandinsky — ou simplesmente Kandinsky.

Obra Amarelo-Vermelho-Azul, datada de 1925 e pintada por Wassily Kandinsky.
Obra Amarelo-Vermelho-Azul, datada de 1925 e pintada por Wassily Kandinsky. | Foto: Reprodução/Cultura Genial.

Além dele, outros nomes são referência no segmento, Paul Klee (pintura), Piet Mondrian (pintura), Henry Moore (escultura), Jackson Pollock (pintura), Jorge Oteiza (escultura), Tomie Ohtake (pintura, escultura e gravura) e Eric Aho (pintura).

Características da arte abstrata

Considerando que o abstracionismo não tem compromisso em representar a realidade em sua forma perfeita e ideal, as criações artísticas tendem a se afastar da arte clássica o máximo possível, explorando elementos ligados à emoção ou à intuição.

Sendo assim, o abstracionismo explora e bebe da fonte da liberdade de expressão do artista sem medo, a fim de representar os próprios sentimentos de uma forma que, talvez, ninguém possa captar, mas apenas admirar, sem se comprometer em resolvê-la.

Estampas na moda abstrata

A presença de formas geométricas, linhas retas e curvas, além de muitas cores (quanto mais, melhor!) é uma das fortes características desse estilo, o que também é possível visualizar nas estampas abstratas, uma das maiores apostas do mundo fashion nos últimos anos, compondo looks alegres e autênticos.

Atemporal e cabível a diversos estilos e departamentos, do beachwear até o setor de sportwear, as estampas abstratas podem ser encontradas em diversas padronagens, entre elas as conhecidas Tie Dye e as Geométricas.

Tie Dye

Popular em lugares como Japão, China, Índia, Peru e no continente africano muitos anos antes de conquistar a onda hippie, na Europa e na América dos anos 1960 e 1970, Tie Dye significa, literalmente, “amarrar e tingir” quando traduzimos para o Português.

Extremamente ligada à contracultura, essa padronagem ganhou força como uma excelente opção de customização, especialmente durante o período de isolamento, onde as pessoas começaram a buscar opções para se entreter e criar, utilizando-se da técnica do handmade.

A partir dos anos 1990, para além dos conjuntos Tie Dye, esse estilo começou a dar cor e liberdade à diversas peças de roupas, bolsas, acessórios, sapatos e muitos outros itens.

Mulher usando blusa com estampa Tie Dye durante o Milan Fashion Week 2021.
Mulher usando blusa com estampa Tie Dye durante o Milan Fashion Week 2021. | Foto: Reprodução/Style Du Monde.

Padronagens geométricas

Além do Tie Dye, as padronagens geométricas, que também podem ser conhecidas por grafismo, são outra opção de sucesso entre as estampas abstratas.

Elas são caracterizadas por trabalhar as muitas formas existentes, como quadrados, losangos, listras e triângulos.

Nos anos 1960, essa foi uma tendência bem forte, intensificada especialmente pela onda feminista e a explosão de uma juventude que buscava por mais liberdade e igualdade entre os gêneros.

Modelo utilizando vestido inspirado pelas obras de Mondrian e criado por Yves Saint Laurent, destaque nos anos 1960.
Modelo utilizando vestido inspirado pelas obras de Mondrian e criado por Yves Saint Laurent, destaque nos anos 1960. | Foto: Reprodução/Twitter.

Como usar estampas abstratas?

É comum pensarmos imediatamente naquelas extremamente estampas abstratas coloridas e até com padronagens sobrepostas. Porém, esse nem sempre é um padrão: os tecidos com estampas desse tipo aparecem das mais diferentes formas, até mesmo com aquelas mais discretas, com tons neutros, até as chamativas, com uso de muitas cores, como já comentamos.

Veja também
animal print tecidos

Um uso bastante comum dessas estampas é para deixar o visual mais moderno e casual. Por exemplo, ao combinar uma calça de alfaiataria com uma blusa despojada feita de um tecido de estampa abstrata, você cria um look vibrante sem perder o toque sofisticado.

estampas abstratas
Estampas abstratas também estão presentes na moda fitness e podem compor looks autênticos.

Para quem ainda não se acostumou ou está começando a usar roupas com estampas abstratas, vale a pena começar com algo simples. Uma boa dica é introduzir apenas uma peça nesse estilo em um look monocromático.

O resultado faz com que essa peça sirva como contraste e ponto de cor, valorizando o visual como um todo. Essa composição dá certo tanto para situações mais casuais quanto àquelas mais formais.

Por possuir diversas variações vibrantes, as estampas abstratas também aparecem bastante em peças da moda fitness. A dica é utilizar uma das principais peças da composição, como o top, calça legging, etc, com essa estampa. Se você adora ousar e criar visuais diferentes, combine com outra peça com estampa listrada.

Tecidos com estampas abstratas da Digitale Têxtil

É possível adquirir tecidos de alta qualidade e estampas exclusivas na Digitale Têxtil. A loja virtual possui variadas estampas que se encaixam nesse estilo. Os tecidos podem ser adquiridos por quem possui uma confecção ou para quem vai costurar as próprias roupas. Com certeza, alguma será perfeita para você!

A maioria das nossas estampas abstratas possuem variações de cores, com até quatro versões diferentes. Esse diferencial permite a criação de looks completos com a mesma estampa, porém com esquemas de cores diferentes, gerando um visual único.

cta-moda-pos-pandemia

As estampas da Digitale são aplicadas no tecido a partir de impressão digital têxtil. Essa tecnologia oferece cores mais vivas e muito mais duráveis do que as outras opções, tornando a peça criada com esses tecidos mais resistentes ao tempo. Além disso, todas as bases contam com proteção ao cloro, tratamento antibacteriano e microcápsulas de aloe vera, que hidratam a pele.

Quem compra com a gente também pode escolher entre as diferenciadas e exclusivas bases, desenvolvidas com tecnologia de ponta para o melhor conforto e performance para quem usa.

Gostou dessas dicas e quer conhecer mais sobre as opções de estampas abstratas disponíveis na Digitale Têxtil? Clique no banner abaixo e conheça nossa loja virtual para escolher o tecido que mais combina com você e sua coleção!

tecidos tecnológicos para moda casual

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo