Lendo agora
Tecido xadrez para roupas: como aplicar nas coleções?

Tecido xadrez para roupas: como aplicar nas coleções?

Seja em clássicas ou novas configurações, o tecido xadrez para roupas faz parte das estampas preferidas de todos os públicos. Se em cores ousadas agrada o consumidor mais jovem; em padronagens atemporais é a escolha de clientes que sabem o valor das peças e buscam qualidade e uma roupa para durar.

Encaixar a estampa xadrez nas coleções, embora pareça ser mais comum no inverno, encontra espaço também no verão, com o uso de tons pastel ou vibrantes, além do mix com floral, listras e animal print.

Reunimos tudo o que você precisa saber para inserir o xadrez nas suas criações. Veja só!

banner sobre tendências de moda dos anos 40 aos 2000

A tendência da estampa xadrez

A moda de rua e as passarelas internacionais não abrem mão da padronagem. A Milão Fashion Week, em setembro, trouxe o xadrez como referência para 2020. As marcas italianas mais conceituadas apostaram na estampa para alfaiataria, vestidos esvoaçantes e conjuntos.

As tonalidades foram diversificadas, entre estampa xadrez preto e branco, azul-marinho e tons terrosos, como marrom, caramelo, branco e terracota.

tecido-xadrez-para-roupas
Tendência nas ruas: o street style é fã de todos os padrões e formatos do xadrez.

A tendência xadrez se propaga em calças de cintura alta e corte reto; saias lápis, midis e mínis; blazers ajustados ou amplos; conjunto com calça, saia ou shorts; e em vestidos de modelagens diversificadas e tecidos de variadas gramaturas.

Tipos de tecido xadrez

Uma das características mais atrativas da estampa xadrez é que ela pode ser desenvolvida em diversas padronagens. É justamente essa qualidade que a torna tão versátil em coleções de inverno e verão.

Para peças de veraneio, por exemplo, o uso de padronagens coloridas e materiais leves é ideal. Já para o inverno, opções como o tecido xadrez flanela combina estilo, conforto e proteção térmica.

Independentemente da estação, o fato é que são muitos os tipos de xadrez. Pensando nisso, explicamos a seguir as características de nove padronagens.

1. Príncipe de Gales

Padronagem neutra e ideal para looks invernais, o Príncipe de Gales é um xadrez de origem escocesa. Trata-se de uma opção clássica, que ganhou popularidade por conta do príncipe Eduardo VII, que esteve à frente da coroa do Reino Unido de 1901 a 1910 após a morte da mãe, a Rainha Vitória.

Príncipe Eduardo VII vestindo calça xadrez
A padronagem Príncipe de Gales se popularizou por conta do príncipe Eduardo VII, que reinou entre os anos 1901 e 1910. | Imagem: Reprodução/Paul Nadar.

É um ótimo tecido xadrez para calças, blazers e até mesmo conjuntos. A padronagem costuma ser produzida em cores como o bege, o marrom, além do clássico preto e branco, Ela confere uma aparência requintada a visuais de inverno.

Tecido xadrez para roupas Príncipe de Gales
De origem escocesa, o Príncipe de Gales é muito utilizado em coleções de inverno. Imagem: Reprodução/Style du Monde

2. Pied de Poule

Pied de poule, do francês, significa pé de galinha. Tal nomenclatura foi escolhida porque a padronagem se assemelha justamente à pegada da ave.

É outro tipo de xadrez perfeito para coleções invernais, seja em calças, blazers ou sobretudos. Costuma ser desenvolvido em cores primárias ou P&B.

Tecido pied de poule Digitale
Pied de poule possui essa denominação pois a padronagem se assemelha ao pé da galinha.

3. Pied de coq

O pied de coq, do francês “pé de galo”, nada mais é do que uma versão maior do pied de poule. Para quem quer desenvolver coleções invernais com peças marcantes, é uma boa opção.

CTA peças para confeccionar

4. Burberry

O Burberry é a padronagem registrada pela marca que leva o mesmo nome. Trata-se de um tecido xadrez bege, com listras mais grossas em preto e branco, além de finas listras vermelhas.

Já fez parte de coleções tanto em roupas — blazers, sobretudos — quanto em acessórios como tiaras, lenços, cachecóis e até mesmo guardas-chuva. Pode ser utilizado em peças de verão, mas brilha especialmente nas coleções de inverno.

Tecido xadrez para roupas Burberry
O xadrez Burberry é marca registrada da label de luxo que leva o mesmo nome. Imagem: Reprodução/Style du Monde

5. Buffalo

Com referências dos anos 90, a buffalo é uma padronagem similar à estampa vichy, mas com espaçamentos maiores. Costuma ser confeccionada em duas cores e sua versão mais popular é a vermelha e preta.

Uma das peças mais coringas desenvolvidas com a estampa buffalo é a tradicional camisa xadrez. Entretanto, calças em tecidos flanelados também ganharam muita popularidade e são uma das tendências para o inverno 2021

Mulher vestindo casaco em xadrez buffalo
A padronagem buffalo traz referências dos anos 90 para visuais xadrez coringas. | Imagem: Reprodução/Style du Monde

6. Tartan

Também escocês, o Tartan foi um dos tipos de xadrez muito difundidos na década de 1970 por conta do movimento punk. É uma padronagem clássica que combina  traçados em diferentes cores. 

Algumas variações clássicas são o vermelho, preto, cinza e verde, além do verde, preto e branco, ambos famosos por conta dos kilts, vestimenta tradicional escocesa.

Tecido xadrez tartan
O Tartan ficou conhecido no mundo todo por conta dos famosos kilts escoceses, mas hoje é amplamente utilizado na moda casual. Imagem: Reprodução/Style du Monde

7. Madras

O madras é um tecido xadrez colorido e alegre, muito utilizado em coleções de primavera/verão. Por esse motivo, é confeccionado com tecidos leves, como o algodão.

O madras é uma opção de estampa xadrez colorida e alegre, ideal para coleções de verão.

8. Vichy

A estampa vichy, marca registrada da atriz Brigitte Bardot, é um tecido xadrez colorido e alegre. Trata-se de uma padronagem desenvolvida em duas cores — sendo uma delas o branco — e com pequenos espaçamentos simétricos.

O tecido foi amplamente utilizado nas coleções de verão em 2021, mas também aparece como tendência para o inverno 2021, que incluem peças mais alegres e em tons pastel.

Estampa vichy
A estampa vichy é um xadrez bicolor e alegre, perfeito para peças de verão, mas é uma das apostas para as coleções de inverno em 2021. | Imagem: Creative Lab

9. Tattersall

Muito popular na moda masculina, o Tattersall é um xadrez quadriculado. Pode ser bicolor ou conter mais tons, e costuma ter um design em linhas mais finas. Há também uma variação de padronagens dentro da categoria, com diferentes espaçamentos que podem ser pequenos, médios ou grandes.

Era muito comum em Londres durante o século XVIII, tanto em vestimentas quanto em mantas e cobertores. Hoje em dia, é um bom tecido xadrez para calças, blazers, sobretudos e conjuntos em alfaiataria.

Tecido xadrez para roupas Tattersall
O Tattersall é amplamente utilizado na camisaria masculina, mas também pode compor looks marcantes na moda feminina. | Imagem: Reprodução/Style du Monde

Como usar o tecido xadrez nas coleções

A padronagem funciona bem tanto no estilo clássico quanto em padrões diferenciados. É possível utilizar desenhos variados, mesclando a estampa xadrez vichy para uma linha de cores vibrantes, o Príncipe de Gales para uma proposta mais sóbria; o grunge, em tons ousados e tradicionais; e o pied-de-Coq, finalizando com uma versão moderna e diferente.

Veja também
plana go vegan

É sempre possível adaptar todas as padronagens do xadrez à cartela de cores da coleção. A dica é construir um moodboard com inspirações e recortes de fotos e tecidos para funcionar como um guia para as produções.

tecido-xadrez-para-roupas
Inspirações das ruas e das passarelas em looks com estampa xadrez.

O xadrez é um tecido adaptável a propostas urbanas, clássicas e românticas. Seja qual for o estilo do seu público-alvo, a estampa pode, sim, integrar coleções de verão e de inverno.

cta-moda-pos-pandemia

Tecido xadrez para roupas de verão

O xadrez acompanha produções de beachwear, especialmente em tons vibrantes, e, muitas vezes, inserido em um mix de estampas com animal print, floral e geométricos. Alguns tecidos já trazem as duas padronagens juntas, simplificando as combinações para o consumidor final.

Na hora de escolher, opções como o madras e o vichy são ideais, já que possuem cores alegres e vibrantes. A estampa vichy, inclusive, foi bastante popular nas coleções de Verão 2021, sendo uma ótima aposta de tecido xadrez para vestidos, saias, biquínis e até mesmo acessórios como tiaras e lenços.

Outra questão importante é a escolha do tecido. Considere opções leves e frescas, como , e invista em produtos de qualidade, com tecnologias como proteção UV, microcápsulas hidratantes e respirabilidade. Isso garante não somente uma peça confortável ao seu cliente, mas também um produto que vai durar.

Tecido xadrez em coleções de inverno

Para as coleções invernais, as opções são muitas. Desde os clássicos pied de coq e pied de poule, até as padronagens mais coloridas e divertidas, o xadrez pode participar da composição de inúmeras peças, como calças flaneladas ou em alfaiataria, saias, blazers, camisas, sobretudos e acessórios em geral.

Como o comfortwear é grande aposta para o Inverno 2021, além das peças mais estruturadas, conjuntos em moletom podem aproveitar o xadrez na criação de coleções ousadas, mas confortáveis, por exemplo

Blazer em xadrez vichy
Para coleções de inverno, peças como blazers, calças em alfaiataria, camisas e sobretudos funcionam muito bem com a estampa xadrez.

Onde comprar tecido xadrez

A escolha do melhor tecido xadrez para roupas deve começar sob um aspecto: a qualidade. Depois, conforme o tipo de peça, é preciso se atentar a outros quesitos.

Na moda fitness, por exemplo, as bases devem ser respiráveis, ter tratamento antibacteriano, alta compressão e garantir a respirabilidade. Na linha praia, a busca deve ser por conforto, elasticidade, resistência e durabilidade.

A Digitale Têxtil, empresa referência em tecidos tecnológicos, tem opções de estampa xadrez para moda praia, fitness, lingerie e casual. Confira algumas variedades:

tecido-xadrez-para-roupas (2)
Opções de tecido xadrez para roupas disponíveis na Digitale Têxtil.

Os tecidos são de alta performance, com tecnologias como a Aloe Vera hidratante, proteção UV 50+ e ação antibacteriana. As bases são produzidas de forma sustentável por meio do processo de estamparia digital e corantes à base d’água.

Para saber mais e escolher seu tecido xadrez para roupas do segmento fitness, moda praia, lingerie, ou casual, entre em contato com uma consultora da Digitale Têxtil e encontre a estampa que mais combina com as suas produções. É só clicar no banner abaixo!

whatsapp-digitale-textil

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo