Tecido para roupa de surfista: como escolher?
A roupa para surf precisa ser extremamente resistente, afinal, está em constante contato com raios solares, água salgada, maresia e outros atritos. Produzir peças que protejam dessas condições e, ao mesmo tempo, garantam mobilidade e conforto é o grande desafio do surfwear.
Neste post, desvendamos todas as especificidades do tecido para roupa de surfista. Continue a leitura e saiba como escolher as melhores bases para iniciar a produção!
Necessidades do esporte
O surfe é um esporte de aventura que envolve uma série de movimentos de alto impacto. Sua prática exige boa visão, orientação espacial, coordenação motora, equilíbrio e atenção direcionada e multifocal.
Por ser uma atividade que oferece riscos à integridade física, recomenda-se o uso de alguns equipamentos específicos. Sapatos que proporcionam firmeza, pranchas que garantem estabilidade e materiais de proteção, como o wetsuit, são os principais.
Características do surfwear
Em geral, a roupa de surfwear é uma barreira protetora que, no calor, bloqueia a incidência dos raios solares e evita possíveis queimaduras e, no frio, aumenta a temperatura corporal dentro e fora da água.
O wetsuit, como é conhecido, pode ter diversos modelos e espessuras. Quanto maior a gramatura do tecido, melhor é a capacidade de aquecer e menor é a mobilidade oferecida. Encontrar o equilíbrio entre proteção e liberdade de movimentos é o objetivo de todas as marcas de roupas para surf.
Existem três categorias principais de vestimenta, seja para roupas de surf masculinas, femininas ou infantis:
- Long John ou Steamer: modelo que assemelha-se a um macacão e cobre braços e pernas por completo;
- Short John ou Shorty: roupa em que parte dos braços e das pernas fica exposta;
- Rashvest: vestimenta feita com materiais leves e caimento mais solto.
Tecidos apropriados
O tecido para roupa de surfista deve priorizar a alta performance e o desempenho, garantindo conforto e flexibilidade na realização das manobras. Pensando nisso, as bases mais indicadas são as que possuem alta capacidade de compressão, respirabilidade e durabilidade.
Outro fator que deve ser levado em conta é a gramatura do tecido, já que volumes maiores garantem peças mais encorpadas e, consequentemente, com capacidade superior de proteção. As bases Speedy Power, Active Power e Velocity são as melhores opções da Digitale Têxtil.
Cores e estampas
Tons neutros e variações de azul são as escolhas mais recorrentes para o surfwear. Roupas de surfistas femininas costumam explorar mais tonalidades vibrantes, como o neon, e estampas, especialmente as geométricas, étnicas e tropicais. Para coleções de roupas de surf infantil, vale apostar em combinações de cores divertidas.
As tendências sazonais e de beachwear também podem ser incorporadas ao universo do surfe. Conhecer o que está em alta é indispensável para produzir roupas que, além de oferecer a qualidade necessária, consigam agradar esteticamente.
- Leia também: 10 estampas de moda praia para o verão 2020
Quando o assunto é tecidos para roupa de surfista, a qualidade dos materiais vem em primeiro lugar. Converse com nossos especialistas e escolha as bases que mais combinam com a sua marca!