Lendo agora
Melhor tecido para biquíni: como escolher?

Melhor tecido para biquíni: como escolher?

tecido para biquíni

Encontrar ou confeccionar o biquíni perfeito pode ser um desafio para muitas mulheres. Isso porque, além de pensar no modelo ideal, o processo para se chegar no resultado esperado exige cuidado e preparo.

Nem todo tecido é indicado para a produção de peças de moda praia, como biquínis, maiôs e saídas de praia. Por isso, é importante pesquisar e avaliar as alternativas antes de realizar a compra. Quer saber como escolher a melhor opção de tecido para linha beachwear? Nós te ensinamos. Confira!

Qual é o melhor tecido para biquíni?

Um dos tecidos mais usados na moda praia é a poliamida. Utilizada para diferentes finalidades, essa fibra sintética é uma das mais antigas, de modo que já compôs roupas esportivas e até paraquedas na Segunda Guerra Mundial.

Clique para baixar o ebook com o Guia Completo sobre Moda Praia 2020.

No entanto, o tecido apresenta pontos negativos relevantes para a confecção. O caimento e conforto chamam a atenção, mas o preço alto, a pouca resistência ao atrito e a solidez, que varia entre baixa e média quando exposta à luz do sol, são aspectos desfavoráveis a se considerar na hora de confeccionar peças com o material.

Além disso, a produção da poliamida utiliza mais água, produtos químicos e gasta mais energia que o poliéster, acarretando um impacto maior ao meio ambiente e mostrando-se sustentavelmente negativa.

As duas opções possuem vantagens e desvantagens, então, o que conta mais são as prioridades de quem compra. Uma opção viável e com ótimo custo-benefício é a Supermicrofibra, tecnologia exclusiva desenvolvida pela Digitale Têxtil. Confira uma tabela comparativa:

Tabela comparativa entre o poliéster, a poliamida e a supermicrofibra, possíveis tecidos para biquíni.
Tabela comparativa com exemplos de diferentes tecidos para biquínis.

Características essenciais de tecido para biquíni

A coleção de moda praia exige um processo de confecção que considere os fatores do ambiente e do dia a dia de quem a utiliza. Por isso, algumas características são essenciais quando se trata de tecidos para biquínis. Veja quais são elas:

Conforto

O tecido para biquíni precisa ter um toque diferenciado e uma sensação agradável ao vestir, de forma que garanta conforto e maleabilidade para os movimentos.

Resistência ao cloro 

Esse ponto influencia na durabilidade da peça, sendo responsável por proporcionar maior resistência ao cloro das piscinas.

Secagem rápida

Os tecidos para biquínis precisam ter fácil absorção do suor, permitir alta performance e não necessitar de exposição ao sol para secar. Assim, podem ser usados novamente com rapidez.

Alta respirabilidade

A alta respirabilidade garante que o vapor e o suor vão para o lado externo da roupa, mantendo o equilíbrio térmico.

Clique para baixar os moldes de 3 peças femininas para confeccionar.

Tecnologia antibacteriana

É importante que o tecido para biquíni iniba a proliferação de fungos e bactérias que causam manchas e odores, garantindo higiene e frescor a quem veste.

Outras características importantes para as peças da moda praia são o caimento, a presença de cores intensas e a definição da estampa

A técnica de sublimação, por exemplo, muito utilizada para a produção de biquínis, principalmente por quem busca baixo preço e não qualidade, não é recomendada, já que pode desbotar e prejudica a respirabilidade do tecido.

Clique no botão abaixo e confira algumas opções de tecidos e estampas para a produção de moda praia na loja virtual da Digitale Têxtil:

tecido para biquíni

Qual estampa escolher?

A escolha das estampas do tecido varia de acordo com diversos aspectos, como coleções, tendências de consumo e até pedidos das consumidoras. 

Seja étnica, floral, abstrata ou geométrica, a padronagem escolhida influencia diretamente o resultado da produção. Por isso, é importante escolhê-la e projetá-la com atenção e pensando nos consumidores.

Peças estampadas com grafias grandes, como a tendência maxi, tendem a aumentar as regiões do corpo. Assim como as grafias menores, como o floral liberty, criam a ilusão de alongar e afinar a silhueta.

Ana Hickmann utilizando um conjunto feito com tecidos para biquíni da Digitale Têxtil
Ana Hickmann de Ana Hickmann Beachwear, estampa exclusiva da Digitale Têxtil.

Dessa forma, antes de escolher as estampas mais bonitas disponíveis no mercado, é preciso saber quais se encaixam melhor nos modelos de biquíni.

Tecido para biquíni da Digitale Têxtil

Os tecidos da Digitale Têxtil são desenvolvidos com a Supermicrofibra, tecnologia composta de filamentos extremamente finos e desenvolvida pela empresa. Eles possuem toque delicado e garantem secagem rápida, maciez e muito conforto à quem usa.

A Digitale Têxtil produz vários tipos de tecidos para biquínis:

Oceanic

Base mais vendida para moda praia. De gramatura encorpada (250 g/m²) e toque diferenciado, possui excelente elasticidade e é indicada para a confecção de biquínis, maiôs e sungas.

Oceanic Eco

Para marcas engajadas com questões sociais e ambientais, a Oceanic Eco é a melhor opção da Digitale Têxtil.

Possui as mesmas características que a Oceanic, sendo que seu diferencial está no processo de fabricação. Esse tecido é feito com fio reciclado de garrafas PET 100% pós-consumo. É certificado pelo GRS (Global Recycling Standard) como sustentável e ecologicamente correto.

Baixe o Guia de Produção Sustentável de moda clicando na imagem.

Wave

Indicado para a confecção de biquínis, sungas, bodies e maiôs, o Wave tem textura sutil, brilho discreto e visual elegante e sofisticado. A gramatura é de 230 g/m² e o rendimento é de cerca de 3,10 m/kg.

Intense

Mais delicada que a Oceanic, é recomendada para a produção de biquínis e peças mais elaboradas, como babados e drapeados, garantindo uma elegância final.

Softskin

De toque diferenciado, oferece fluidez e elasticidade às peças, além de um ótimo rendimento. É usada para a produção de biquínis, saídas de praia, saias, pantalonas e vestidos.

Speedy Power

Para coleções de moda desenvolvidas em cima do surfwear, esse é o tecido mais indicado. O peso é intermediário e a compressão é alta. Também é ótimo para confeccionar maiôs, biquínis e sungas.

Veja também
tecidos para lingerie

Córsega

Esta é uma base Premium da Digitale Têxtil, desenvolvida para quem precisa de um tecido encorpado e com ótimo rendimento. 

A elasticidade e o conforto são excelentes, com cores intensas, alta resistência e muita durabilidade. Disponível em cores lisas e estampadas, é indicado para confeccionar biquínis, sungas e maiôs.

Velocity

Assim como o Speedy Power, a Velocity é uma base disponível em cores lisas, indicada para o surfwear. A gramatura é de 300 g/m², o peso é intermediário e tem alta compressão. 

Também pode ser utilizada para produzir peças voltadas para a moda fitness.

Banner para a página de download do Guia com Tendências de Moda dos Anos 40 aos 2000, feito pela Digitale Têxtil.

Flow

Se você está procurando um tecido especial para o forro do biquíni e demais acabamentos, o Flow é a melhor escolha.

O toque é macio e sedoso, de forma que proporciona um conforto incrível no contato com a pele. A secagem é rápida e o caimento é ótimo. Indicado, também, para confecção de blusas com proteção UV50+.

3D

Uma nova forma de pensar os biquínis e demais peças da moda praia, a estampa 3D está disponível no site da Digitale Têxtil e é ótima para quem busca trabalhar texturas na moda praia.

Ideal para peças inovadoras e fashionistas, o tecido 3D garante estilo, conforto e fará sucesso entre os clientes.

Kit Amostra

Para quem gosta de conhecer produtos, sentir sua textura e conferir com as próprias mãos a qualidade do tecido, a Digitale Têxtil oferece o Kit Amostra, um conjunto com todas bases da marca reunidas.

Assim, você conhece a supermicrofibra e pode até utilizar os tecidos do kit para confeccionar peças menores.

Todas essas bases citadas possuem tecnologia de supermicrofibra, com proteção contra raios ultravioleta (UV 50+). Os tecidos também apresentam microcápsulas de Aloe Vera que agem sobre a pele com efeito rejuvenescedor e restaurador, combatendo os radicais livres.

Imagem demonstrando as tecnologias utilizadas pela Digitale Têxtil para produzir tecidos.
Tecnologias presentes nos tecidos para biquíni da Digitale Têxtil.

Os tecidos para beachwear da Digitale Têxtil também contam com tratamento para resistir ao cloro e tecnologia antibacteriana, que inibe a proliferação de fungos e bactérias.

Na hora de escolher qual tecido para moda praia comprar, dê prioridade àqueles feitos por quem entende. Clique no banner e confira as melhores opções de tecidos para biquíni na loja virtual da Digitale!

Banner para acessar a loja virtual da Digitale Têxtil.
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (16)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo