Lendo agora
Tecido estampa floral: como usar nas coleções e onde comprar

Tecido estampa floral: como usar nas coleções e onde comprar

O tecido estampa floral é um clássico que sempre se reinventa. Seja em coleções de inverno ou verão, a padronagem tem presença certa e está entre as tendências de 2022. Em tons vibrantes ou pastéis, é a aposta certa para a primavera/verão, já em fundos escuros e cores sóbrias, é a preferida do outono/inverno.

É ainda a estampa perfeita para peças com estilo romântico, além de funcionar bem em propostas mais modernas. Pensando nisso, preparamos um conteúdo supercompleto para te ajudar a utilizar o floral em suas coleções. Continue a leitura e confira!

banner estampas atemporais

Estampa floral: padrões e tendência

A estampa floral está longe de ter um único padrão. Além de cores e tamanhos, o tecido apresenta linhas variadas, com vertentes românticas, nostálgicas e contemporâneas.

mulher usando vestido de tecido estampa floral
O tecido floral estampado para vestido é um ótimo exemplo de uso da padronagem.

A história da padronagem tem início no século XVIII, com sua utilização pelos indianos. No entanto, a popularização da estampa ocorreu um pouco mais tarde, durante o movimento Art Nouveau, que buscava inspiração nos motivos florais e nas formas botânicas. 

Ao longo do tempo, a padronagem foi sendo remodelada e é uma das mais utilizadas na confecção até os dias de hoje. A prova disso é sua presença no desfile de inverno 2021–2022 da Chanel. 

Os motivos apareceram em fundos claros e também escuros. A intenção foi renovar a esperança por conta da vacina e inspirar a busca por calma, após tempos tão difíceis por conta da pandemia de Covid-19, e a inspiração foram as pinturas impressionistas.    

modelo com cardigan de estampa floral
A padronagem floral apareceu em várias composições do inverno 2021-2022 da Chanel. Foto: Reprodução/Chanel

Moda artesanal

A produção de moda artesanal busca valorizar o trabalho humano manual e opera em uma lógica desacelerada, inspirada no movimento slow fashion. A ideia é reunir criatividade, inspiração e práticas sustentáveis, além de conferir mais identidade às peças. 

Nesse contexto, técnicas como o bordado, o crochê e o tingimento natural figuram como bases do conceito. A combinação desse tipo de produção com as estampas florais faz muito sucesso. 

Os processos manuais trazem consigo a ideia de delicadeza e simplicidade, assim como as padronagens florais. Os preceitos de reconexão com a natureza, respeito ao planeta e busca por novos significados também são pontos em comum. 

As técnicas artesanais são ainda do campo da práxis e os motivos florais trazem a abstração necessária para a harmonia ideal. Rendas e bordados com o padrão são ótimos exemplos dessa junção, como é possível observar nas peças da estilista brasileira Martha Medeiros

moda artesanal floral martha medeiros
A estampa floral rosa funciona muito bem com a renda. Foto: Reprodução/Martha Medeiros

Outro destaque é a estamparia botânica. Normalmente, a prática é realizada com folhagens, mas também é possível utilizar flores no processo. 

Estilo romântico moderno

O estilo romântico moderno abusa das estampas florais e está entre as tendências do verão 2022. Peças com padronagens delicadas, cores pastel e transparências são algumas das possibilidades para nortear a confecção de coleções. 

As mangas bufantes e o uso de bordados, babados e aplicações em renda também funcionam bem. A ideia principal é combinar referências contemporâneas com a pegada vintage, associada ao romantismo. 

Embora saias e vestidos sejam um clássico para o verão, apostar no tecido floral delicado em calças também pode ser uma ótima opção e ajuda a trazer a intenção moderna do estilo. Tecidos leves, que propiciem a sensação de liberdade e praticidade, funcionam bem para isso.  

A combinação de peças com um estilo romântico mais tradicional, e outras de corte mais retilíneo e contemporâneo é uma boa mescla para compor uma coleção variada. Além disso, manter a feminilidade e a casualidade em mente ao criar os conceitos é um ótimo ponto de partida.  

montagem com três mulheres com looks de estampa floral
O estilo romântico moderno combina peças delicadas e contemporâneas. Fotos: Style du Monde

Estampa floral e loungewear

O loungewear nasce como um conceito de peças confortáveis para ficar em casa. No entanto, a ideia foi tão difundida que ganhou as passarelas e as ruas. A ideia é trazer as roupas versáteis e casuais para o dia a dia de um modo geral. 

Embora os pijamas sejam o exemplo mais clássico de peças com esse mood comfy, o loungewear não para por aí. Shorts e calças de tecidos leves, além de moletons e camisetas básicas, são bons exemplos. 

A estampa floral funciona bem para todos esses tipos de peça. Padronagens em fundos mais escuros são ótimas para os pijamas, mas também é possível utilizar fundos claros e motivos delicados em sua confecção. 

As camisetas, calças e blusas mais fresquinhas funcionam bem com padrões em cores fortes e também em tons pastel. Uma dica ao criar coleções de loungewear é apostar nos conjuntos, que são um clássico do estilo.

montagem com três mulheres com loungewear floral
O loungewear com motivos florais deixou de ser um estilo para usar somente em casa e ganhou as ruas. Fotos: Style du Monde

Tecido com estampa floral: dicas para as coleções

Além das tendências apresentadas, a padronagem floral entra no universo fitness, praia, lingerie e casual sem dificuldade. A forma de utilização e a escolha da estampa vão depender da história da coleção e das preferências do público da marca.

Estampas românticas ficam perfeitas na moda íntima. Tecidos com base clara e florais pequenos a médios combinam com uma atmosfera delicada. Já o fundo escuro com desenhos maiores sugere sensualidade e atualidade.

Veja também
Mulher vestindo conjunto de top e saia na cor preta, fabricado com os tecidos da Digitale Têxtil.

O tecido floral tropical, com padrões mais rebuscados, é ótimo para peças de modelagem ampla, como quimonos e saídas de praia longas, no estilo kaftan.

Banner Moda e consumo: previsões 2021/2022

Na linha fitness, o floral cobre tanto tops, leggings, bermudas, camisetas e regatas. Siga uma cartela de cores mais vibrante para as peças de verão, e opte por tons mais fechados no inverno. Experimente aplicar a padronagem também em recortes na calça e no top, mesclando com tecido liso e que harmonize com os tons da estampa.

A moda beachwear é mais livre e criativa, por isso abuse da padronagem. O tecido floral havaiano é uma ótima opção nesse sentido, já que remete à praia e aos momentos de lazer. Coordene partes de cima e de baixo, mescle estampas no maiô ou use uma peça lisa e outra estampada.

Ao incluir as variações de florais nas produções, respeite a cartela de cores da coleção. Experimente fazer um moodboard com inspirações e recortes de fotos e tecidos para guiar as criações.

 

tecido-estampa-floral
É possível aplicar a estampa floral em uma infinidade de peças.

Tecido com estampa floral: onde comprar

O tipo de tecido varia conforme a peça produzida. Para biquínis, sungas e maiôs, por exemplo, a prioridade deve ser elasticidade, toque gentil na pele, proteção contra raios UV, resistência e durabilidade. Já a linha fitness pede ótima compressão, respirabilidade e tratamento antibacteriano.

Saber as características certas para cada produto desenvolvido, ao lado da modelagem, é o que garantirá o sucesso da coleção.

A Digitale Têxtil, empresa referência em tecidos tecnológicos, tem opções de estampa floral para todos os portes de confecções. Para conhecer nossos produtos e escolher a base ideal para as suas produções, clique no banner abaixo e entre em contato com um consultor!

banner whatsapp digitale

Imagem de capa: Reprodução/POPSUGAR

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (2)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo