Lendo agora
Conheça os principais tecidos com textura para sua confecção

Conheça os principais tecidos com textura para sua confecção

conheca-os-principais-tecidos-com-textura-para-sua-confeccao

Historicamente, o surgimento do tecido com textura nos direciona às civilizações do extremo oriente, como a China, a Índia e o Japão. Pelo uso da seda e pelo tingimento de tecidos, eles foram os pioneiros no que diz respeito a esse movimento no mundo da moda.

As últimas tendências apontam cada vez mais para um consumo sustentável. Por isso, a produção com tecidos sintéticos começará a se tornar cada vez mais comum. O uso de pele falsas, estampas e mangas bufantes são algumas das referências para as coleções de inverno 2020.

Além disso, o couro ecológico, os tecidos brilhantes e os transparentes também prometem ocupar as ruas e os armários de quem ama se expressar por meio da moda. Todos esses pontos têm um fator em comum: texturas diferentes.

tecidos-com-textura-como-o-plissado-e-a-la-sendo-usados-nas-ruas
Saias plissadas, blusas de lã, peças em couro e outras texturas influenciam a coleção inverno 2020. Fotos: Divulgação / Style du Monde

Quais os tipos de texturas para tecidos?

O que chamamos de texturas são, na verdade, fios transformados no processo de fiação. Vários deles são utilizados no nosso cotidiano, e são excelentes para serem usados em pequenas confecções. Confira quais os principais tipos de textura.

Boutonné

Boutonné é uma palavra francesa para o tecido brocado, em português. É feito de seda e tem desenhos e detalhes em relevo feitos, geralmente, a ouro e a prata.

Bloucé

Feito com fio laçado, o bloucé tem uma superfície felpuda e encaracolada. Pode ser feito com fios de seda, poliéster e algodão. Não é um tecido uniforme, na realidade, as irregularidades são o que o tornam especial. É muito encontrado em móveis e roupas de frio.

Chenille

chenille-um-tecido-com-textura-enrugado-e-fofo
Chenille: um tecido quente, aconchegante e muito usado para diversas confecções.

Um tecido elegante e versátil, utilizado tanto para confecções de vestuário quanto de outros itens. É bastante fofo e aconchegante, de forma que lembra veludo. Composto de algodão, seda, poliéster, viscose e lã. 

Granité

Este é um tecido rugoso, granulado e mais áspero, muito utilizado em cortinas e sofás. Pode ser feito de seda, de lã e de fibra sintética.

Flamê

O tecido flamê é um dos mais utilizados para a confecção de vestuários. Muito confortável e perfeito para camisetas, é feito de algodão e viscose. Possui pequenos relevos no tecido, o que confere a ele um aspecto de que foi feito a mão.

clique-e-baixe-o-guia-de-gestao-para-pequenas-confeccoes

Plissado

O tecido plissado é muito famoso graças a seu uso em saias curtas e longas. Os vincos tendem a ser regulares e criam efeitos incríveis nas peças. É uma tendência que a anos permanece em alta. 

Granadine

Um dos tecidos usado na alta costura. A seda se destaca, com grande brilho, leveza e elegância. São mais caros, mas causam um efeito único na produção.

Grippé

Outro tecido com aspecto enrugado, porém de forma uniforme. É uma ótima pedida para produzir camisas e roupas formais.

Metalliqué

o-metallique-e-um-tecido-com-textura-que-brilha-como-metal
Os tecidos com textura metálica vem ganhando espaço nas ruas e passarelas. Fotos: Divulgação / The Style Stalker

Estes tecidos são mais desconfortáveis e precisam ser manuseados com cuidado porque desfiam com grande facilidade. No entanto, possuem um efeito metálico único e são uma das grandes apostas para a próxima estação.

Mussê

Este tecido mais fofo e leve também é muito utilizado em saias e vestidos. Causam um efeito lindo devido ao caimento esvoaçante. 

Veja também
Gestão de negócios de moda.

Esses são apenas algumas da inúmeras possibilidades do mercado. O ideal, na hora da produção, é pesquisar, encontrar os que melhor se encaixam nas peças desenhadas e investir no que faz sentido para você.

Os tecidos com texturas mais indicados para pequenas e médias confecções, entre os citados, são o flamê, o plissado, o grippé e o mussê. Caso queira investir um pouco mais, o granadine e o metalliqué são ótimas indicações e entregam muito estilo. 

Tecido Wave

Tecido supermicrofibra, produzido pela Digitale Têxtil, o Wave possui superfície com textura sutil e brilho discreto com um equilíbrio perfeito, reunindo toque sedoso e acetinado, assim como um excelente caimento e conforto.

É ideal para confeccionar vestuários de moda praia, como biquínis, bodies e maiôs. O Wave é um dos tecidos tecnológicos da marca, com microcápsulas de Aloe Vera as quais, no contato com o corpo, são liberadas e possuem ação rejuvenescedora. Além disso, conta com fator de proteção solar UV.

Na hora de criar suas peças, é importante pensar como as texturas podem deixá-las com mais estilo e conforto. Assim, você entrega o melhor para os consumidores. 

Na Digitale Têxtil, você encontra uma variedade de estampas, texturas e tecidos para sua confecção. Clique no banner abaixo e conheça o lançamento de tecidos Wave!

clique-e-acesse-a-variedade-wave-no-site-da-digitale-textil

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo