Lendo agora
Sustentabilidade na moda: desafios e oportunidades para confecções

Sustentabilidade na moda: desafios e oportunidades para confecções

sustentabilidade na moda

A indústria 4.0 gerou novos perfis de consumidores. Conectados e com acesso à informação nas palmas das mãos, eles se tornaram mais exigentes e rigorosos com os produtos e serviços que utilizam. Antes passivos, os novos consumidores são protagonistas de todas suas escolhas, reconhecem e preservam sua individualidade.

A preocupação com o meio ambiente e, consequentemente, a cobrança pela sustentabilidade é uma das principais mudanças no comportamento de consumo ocasionada pela nova indústria.

Principalmente os chamados millennials e a geração Z têm exigido que marcas e empresas tenham práticas sustentáveis e sejam compromissados com esses valores. Continue a leitura e saiba mais sobre as oportunidades e desafios da sustentabilidade na moda!

Sustentabilidade na moda

As tendências de consumo estão aí para mostrar as prioridades e o comportamento de uma grande parcela dos consumidores. Em contraposição à produção fast fashion, a busca por produtos ecológicos, que não afetam o meio ambiente em sua fabricação é crescente, se tornando uma pauta irrefutável para muitos.

O consumo consciente da moda entende a responsabilidade tanto do consumidor como das confecções, e por isso, busca saber de onde as roupas vieram, quem as fabricou e em quais condições, a fim de fazer escolhas cada vez mais sustentáveis.

sustentabilidade na moda
O garimpo em brechó vem se tornando um hábito cada vez mais comum.

Garimpar roupas em brechós se tornou uma alternativa de consumo consciente que visa reduzir os desperdícios têxteis e fazer a economia criativa girar. A procura por peças duráveis, exclusivas e com preço acessível tem sido um dos caminhos para buscar a sustentabilidade na moda.

Confecções que se preocupam em não utilizar processos químicos e materiais poluentes em suas produções podem se sobressair com o novo comportamento de consumo, também conhecida como movimento slow fashion. A transparência das marcas em informar a origem dos produtos também demonstra responsabilidade e valoriza as produções para os consumidores que buscam esse estilo de vida.

sustentabilidade na moda

 

Oportunidades e desafios

Na moda, a sustentabilidade pode aparecer tanto nos processos produtivos quanto no produto final. Seja para fazer o aproveitamento total da matéria-prima, revisar a logística reversa ou gerir os resíduos de fabricação, as mudanças nos processos internos podem ser vistos como desafios e oportunidades para o crescimento e diferenciação da empresa no mercado sustentável.

Outro obstáculo recorrente para as indústrias têxteis e de vestuário é encontrar parcerias e fornecedores em prol da sustentabilidade, assim como capacitar profissionais condizentes às demandas deste nicho de consumo.

sustentabilidade na moda
A moda sustentável cada vez mais ocupa as passarelas.

Ainda assim, o Brasil se mostra com um grande potencial por sua diversidade cultural e suas técnicas tradicionais, que podem ser melhor exploradas nas produções de vestuário.

Veja também

A Digitale Têxtil escolheu a estamparia digital como saída para a redução dos impactos ambientais, utilizando corantes à base de água e isentos de materiais pesados. Além disso, usa cerca de 10 vezes menos água que na estamparia convencional.

A reutilização da água também é importante para a marca, que investe em tratamentos de efluentes e reciclagem para 95% dos resíduos gerados pelo processo de fabricação.

A sustentabilidade na indústria da moda está em expansão e as marcas que se envolvem com essa demanda estão sendo constantemente estimuladas pelos consumidores conscientes e pelo mercado internacional, que também segue o mesmo caminho.

Gostou do conteúdo? Para receber dicas e novidades exclusivas sobre o universo têxtil toda semana em seu e-mail, assine nossa newsletter. É só preencher o formulário abaixo!

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo