Lendo agora
Economia circular e sustentabilidade na indústria têxtil

Economia circular e sustentabilidade na indústria têxtil

Símbolo da sustentabilidade formado por tecidos, em referência à indústria têxtil.

Os efeitos da pandemia do novo coronavírus têm dificultado o acesso a matérias-primas e elevado o valor de diversas delas. A saída tem sido adotar práticas envolvendo sustentabilidade na indústria têxtil e apostar em novos conceitos econômicos. Saiba mais!

Dizer que o futuro está mudando pode parecer clichê, mas a verdade é que 2020 foi um ano decisivo para a vida de muitas pessoas e também para o setor têxtil.

Não por acaso, a pandemia que atingiu cerca de 95% dos países e já causou a morte de mais de 1 milhão de pessoas trouxe à tona um debate extremamente pertinente, entre tantos outros: como melhorar nossa relação com o meio ambiente, especialmente no mundo dos negócios?

Um fator que dá suporte para essa atual preocupação é a recente pesquisa Consumidor do Futuro, realizada pela WGSN. Nela, fica aparente a relevância da temática por parte dos consumidores na hora de adquirir um produto novo.

“Qual a origem?” e “O que vai acontecer quando eu descartar?” serão, a partir de agora, questionamentos escutados com maior frequência. Você está preparado?

Responsabilidade socioambiental

Falar de sustentabilidade é falar de empatia e recursos naturais esgotáveis, ou seja, é aderir a atitudes no presente que podem evitar uma escassez futura.

Assim, as próximas gerações conseguirão usufruir de todos os benefícios que nós utilizamos atualmente – muitas vezes sem consciência –, de um ar saudável, livre de poluição, até um simples copo d’água potável.

Quanto mais se consome, mais se produz. Quanto mais se produz, maior o impacto negativo na natureza e a frequência de descarte, fomentando agressões ao solo e, consequentemente, a nós mesmos, um dos males do fast fashion.

Uma forma de amenizar e equilibrar esses efeitos é por meio da economia circular.

Cta para e-Book sobre Indústria 4.0 e o Setor Têxtil.

Qual o objetivo da economia circular?

A economia circular está apoiada na ideia dos cinco R’s: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar materiais e energia.

O objetivo da economia circular é promover ações de responsabilidade socioambiental entre as pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas, compreendendo  que nada possui um fim definitivo.

Repensar

É preciso que todos realizem um autoquestionamento sobre a própria relação com o meio ambiente, com o consumo e com o descarte de resíduos.

Recusar

Para a economia circular, é importante dizer “não” e adquirir apenas o que é necessário, deixando de lado a futilidade e os perigos ambientais do famoso “comprar por comprar”.

Reduzir

Ainda sobre o comportamento consumista, reduzir consiste em economizar recursos, como energia e água, e até mesmo o número de peças no guarda-roupa.

Reutilizar

Transformar lixo em algo novo é possível, sim! Diversos são os materiais que podem ser reaproveitados, como os retalhos de tecidos.

Reciclar

Por fim, reciclar quer dizer reaproveitar um produto para que, a partir dele, outro objeto seja fabricado, assim como acontece com o alumínio, o papel e o plástico.

Nesse sentido, diversas ações sustentáveis e envolvendo economia circular vêm sendo tomadas por parte dos órgãos regulamentadores da indústria têxtil e pelos próprios fabricantes de tecidos.

O Senai CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil) lançou recentemente o NuSEC (Núcleo de Sustentabilidade e Economia Circular) e teve total apoio da Abit (Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção).

A ideia é colaborar com a concepção, estruturação e execução de projetos que visam realizar atividades ecologicamente corretas. Cursos EAD, workshops e webinars, além de um autodiagnóstico Circular, devem ser ofertados pelo programa.

Supermicrofibra Digital Têxtil

Já quando o assunto é mercado de tecidos, a Digitale Têxtil inovou ao criar a supermicrofibra, colaborando com a sustentabilidade na indústria têxtil.

Composta de filamentos extremamente finos, a tecnologia da supermicrofibra foi desenvolvida para garantir o alto desempenho em tecidos dos segmentos fitness, praia e roupas íntimas.

Um estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, comprovou que a supermicrofibra da Digitale possui superioridade à poliamida na velocidade da secagem, propriedade de absorção, transmissão de umidade e vapor e no gerenciamento de umidade.

Diferentemente de um poliéster normal e da poliamida, o consumo de água na hora da produção é significantemente menor.

Tabela comparativa entre poliéster normal, poliamida e supermicrofibra
Tabela comparativa entre poliéster normal, poliamida e supermicrofibra.

Seguindo a ideia de economia circular, a Digitale também promove a reutilização dos cones e das bandejas de elastano. Depois de serem utilizados, eles são enviados novamente até o fornecedor do produto e retornam abastecidos para a empresa.

Formas de ser sustentável na hora de vender tecidos

Otimize materiais utilizados diariamente

De copinho plástico em copinho plástico, maior o número de lixo gerado no meio ambiente. Que tal mudar esse cenário?

Comece pelo simples. Para isso, invista em métodos e acessórios que vão aumentar a durabilidade de alguns itens, evitando que eles sejam descartados antecipadamente.

Veja também
e-commerce de moda

Reutilize papéis, dê uma finalidade sustentável ao lixo orgânico, como a adubação de plantas, e busque um destino correto para aqueles tecidos que, ao final do mês, sobram no estoque.

Adote fontes de energia limpa

Produzir parte da própria energia e diminuir a demanda gerada para as grandes concessionárias, reduzindo a necessidade de novas expansões de usinas que acabam ocasionando diversas mudanças ambientais, é possível.

Placas de energia solar em um campo.
Um bom exemplo de tecnologias que podem contribuir para essa ação é a utilização de energia solar.

Hoje em dia, é possível encontrar diversas empresas brasileiras que trabalham com a venda e instalação de painéis solares. Mesmo que não haja uma substituição completa, a longo prazo já é uma excelente atitude.

Economize recursos naturais

A água e a luz são essenciais para o funcionamento de qualquer ambiente e, acredite, são recursos naturais esgotáveis.

A fim de economizá-los, busque por opções que evitem alto consumo. Encontre formas de utilizar mais a luz e a ventilação naturais na sua loja!

Você, provavelmente, vai reduzir os valores dessas contas e ainda estará colaborando com o meio ambiente.

Transforme sua equipe

Não vai adiantar nada investir em infraestrutura, se a mentalidade da sua equipe não for ao encontro da sua. 

Promova entre eles pequenas atitudes, como reduzir a utilização de plásticos, separar o lixo e manter as luzes desligadas quando não haver necessidade.

Se preciso, crie políticas internas e realize treinamentos para influenciar na adoção dessas práticas. Mostre para eles que também é possível levar essas atitudes para a vida pessoal de cada um, o que também será positivo.

Encontre fornecedores sustentáveis

Mesmo se você decidir seguir todas as ideias para inovar acima, pode não fazer sentido se o seu produto não for proveniente de empresas que possuem a sustentabilidade como um dos critérios essenciais na hora da produção.

Portanto, encontre fornecedores de tecidos sustentáveis, assim como a Digitale Têxtil. Além de incentivar as empresas que possuem a prática, você também melhora sua imagem no mercado na hora de associá-la a outros negócios que também priorizam a preservação ambiental.

De olho no futuro!

É praticamente impossível erradicar os impactos de qualquer processo produtivo no ambiente, mas são as pequenas atitudes que fazem a diferença e vão promover a sustentabilidade na indústria têxtil o bem-estar não só daqueles que estão envolvidos no seu negócio, mas de toda a população. Nós acreditamos nisso. Acredite também!

Se você ainda não começou a agir, este é o momento necessário e ideal. Aproveite para saber mais detalhes sobre os tecidos da Digitale Têxtil, além de novidades em tendências do setor, assinando a newsletter abaixo. Dê o start em um novo futuro!


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo