Lendo agora
Responsabilidade ambiental e sustentabilidade na Digitale Têxtil

Responsabilidade ambiental e sustentabilidade na Digitale Têxtil

imagem mostrando globo terrestre com países feitos de folhas

A responsabilidade ambiental pode ser definida como o conjunto de práticas que visam o desenvolvimento sustentável de empresas. Esse tipo de postura tem sido cada vez mais bem-visto no mundo corporativo e busca melhorar processos produtivos, considerando as questões ambientais. 

No mercado da moda e da indústria têxtil, essa também é uma realidade.  Readequar operações, incluindo a pauta socioambiental na agenda de crescimento, também é uma prioridade para organizações do setor. Por isso, continue a leitura e conheça as práticas de sustentabilidade na Digitale Têxtil!

Importância da sustentabilidade

A sustentabilidade entrou para o centro da discussão ambiental a partir da Conferência de Estocolmo, da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972. O encontro foi o primeiro realizado para tratar a temática e definiu as premissas do conceito e do desenvolvimento sustentável.

A ideia de sustentabilidade é baseada em três pilares: social, econômico e ambiental. A intenção é definir parâmetros para a evolução desses aspectos, preservando simultaneamente os recursos naturais e o ecossistema.

imagem mostrando globo terrestre e ícones de sustentabilidade
A sustentabilidade ambiental busca diminuir os impactos das ações humanas sobre o meio ambiente.

Com o avanço das questões climáticas, o conceito tem se tornado um compromisso e tomado mais espaço nas agendas de empresas. Isso porque muitos recursos necessários para a cadeia produtiva não são renováveis ou estão prejudicados por conta da má conservação do meio ambiente. 

Alterar essa lógica e operar com condições solidárias, que busquem efetivamente cuidar e não esgotar as fontes de matéria-prima ou energia, é fundamental nesse contexto. Rever a cadeia produtiva e as ações que podem ser readequadas para diminuir seu impacto também.  

Sustentabilidade empresarial

A sustentabilidade empresarial é o desdobramento do conceito no mundo corporativo. Ela pode ser pensada como a criação de políticas e o desenvolvimento de ações por empresas, de modo a minimizar impactos e garantir uma gestão benéfica ao meio ambiente.

A ideia é montar um planejamento que busque garantir processos voltados às questões sociais, além de utilizar recursos ambientais de maneira ética e respeitosa. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, elaborados pela ONU, são bons princípios norteadores nesse processo. 

Entre as metas descritas pela organização, destaca-se o uso de energia limpa, o fomento à inovação, a industrialização inclusiva e sustentável, a luta por igualdade de gênero e a produção responsável. 

A adoção de medidas que levem em conta parâmetros como os descritos acima, por parte das empresas, além da análise constante de impactos e cenários, ajuda a manter a viabilidade das operações e seu desenvolvimento a favor do ecossistema.

mapa mundi formado por folhas
Incluir ações ecológicas no planejamento de empresas é um exemplo de sustentabilidade.

Sustentabilidade na moda

A sustentabilidade na indústria têxtil diz respeito às práticas de produção de peças e também ao seu consumo. O conceito visa melhorar a cadeia produtiva do setor e trazer reflexões sobre a importância do contexto em que ela se insere. 

A gestão de resíduos é uma das ações que operam nesse sentido, ao pensar em indústria têxtil e meio ambiente. Reduzir a quantidade de refugos gerados nas operações ajuda a aproveitar ao máximo a matéria-prima, reduzindo seu descarte. Uma possibilidade nesse sentido é o upcycling

A utilização de tecidos sustentáveis é outra tendência que ajuda a alinhar os processos fabris com as atividades socioambientais. Ao verificar a procedência das bases utilizadas e priorizar materiais produzidos de maneira responsável, é possível contribuir para a preservação do ecossistema.

banner para baixar guia de moda sustentável

O slow fashion também desponta como uma maneira de aplicar a sustentabilidade na moda. A ideia desse movimento é criar peças atemporais, na contramão das fast fashions, valorizando recursos locais, design criativo e processos como a reciclagem.  

Além disso, a responsabilidade social na contratação de colaboradores e a transparência ao apresentar resultados e ações aos públicos internos e externos também são pontos-chave ao pensar esse conceito. 

Sustentabilidade na Digitale Têxtil

Um dos principais compromissos da Digitale Têxtil é com o alinhamento entre sustentabilidade, qualidade e tecnologia. A empresa, fundada em 2011, mantém essa premissa desde seus primórdios. 

A prova disso é a escolha pelo método de estamparia digital. A técnica tem um impacto ambiental muito inferior ao processo convencional, já que os corantes usados são à base de água e isentos de metais pesados. Além disso, o volume de água utilizado é dez vezes menor que a metodologia tradicional.

Essa quantidade de líquido é ainda 100% reutilizada, após os tratamentos de efluentes realizados pela empresa. 

Veja também
Interfiliere Paris 2019

Outra iniciativa sustentável é a logística reversa com o fornecedor de elastano. Materiais que seriam descartados, como bandejas de plástico, são enviados para reutilização na fabricação de novos fios, diminuindo o uso de novos insumos e de recursos naturais.

A gestão de resíduos é também um compromisso na Digitale Têxtil. Atualmente, 95% dos refugos gerados pela empresa são destinados para a reciclagem. Além dessas ações, desenvolvemos uma linha de tecidos sustentáveis, a Digitale Eco.

banner para conhecer os tecidos da digitale têxtil

Linha Digitale Eco

A Digitale Eco é uma supermicrofibra produzida com fios reciclados de garrafas PET 100% pós-consumo. A linha é certificada pela Global Recycling Standing (GPS) e ajuda a reaproveitar esse material que seria desprezado, além de economizar água e energia em seu processo de produção. 

A emissão de CO² também é reduzida em 65% na fabricação. Outro dado interessante é a quantidade de garrafas que deixam de ser simplesmente descartadas: 1 kg de fio são 60 PETs.

A supermicrofibra é ainda o tecido mais indicado para a confecção de roupas fitness, moda praia e lingeries, por conta de suas propriedades de absorção, gerenciamento de umidade e velocidade de secagem. É uma excelente opção para quem está em busca de materiais ecologicamente responsáveis e que operam no sentido do desenvolvimento sustentável!

O compromisso com a sustentabilidade ajuda a deixar os processos de fabricação menos danosos ao meio ambiente. Além disso, refletir sobre a cadeia produtiva e seus gargalos no cuidado com o ecossistema é o que permite um crescimento saudável e responsável para a empresa. 

Na Digitale Têxtil, buscamos atender às necessidades de seus clientes de forma consciente e voltada para a preservação ecológica. Por isso, se você está em busca de tecidos sustentáveis para comprar, entre em contato com um de nossos consultores para saber mais sobre nossas soluções!

banner para falar com consultores

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo