Lendo agora
Softwares para confecção: como escolher e 5 indicações

Softwares para confecção: como escolher e 5 indicações

software para confecção

Com o avanço da tecnologia, as empresas de confecção podem reduzir custos, otimizar processos e se tornarem mais competitivas. Por meio de softwares e ferramentas, é possível conquistar uma maior eficiência e autonomia para atuar no mercado.

Para atingir o máximo potencial, as organizações do ramo da confecção têm automatizado técnicas e métodos de produção, assim como outras áreas que competem à gestão.

Neste post, reunimos tudo o que você deve considerar ao escolher ferramentas e softwares para confecção. Ao final, trazemos cinco indicações para você conhecer. Confira!

Conheça os problemas e necessidades

Compreender os pontos fortes e fracos da confecção é fundamental para encontrar ferramentas que realmente irão sanar as necessidades da empresa. Atualmente, existem diversos tipos de softwares e programas desenvolvidos para diferentes estágios de produção, além de sistemas de gestão robustos, que possibilitam a integração da gestão com os processos internos.

Portanto, antes de optar por um software para confecção, faça uma pesquisa aprofundada sobre todas as opções disponíveis. Liste os problemas e necessidades que devem ser resolvidos, a fim de escolher a melhor alternativa para a empresa.

Defina os objetivos

Para que a implementação do software para confecção seja efetiva, é preciso que alcance os objetivos estipulados. Aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais e estar à frente da concorrência são os propósitos mais comuns para empresas que buscam meios para se destacar no mercado.

software para confecção
Defina seus objetivos e descubra se os softwares de moda podem te auxiliar neles.

Por isso, considere os objetivos a curto, médio e longo prazo. Assim, será possível encontrar alternativas que facilitam e otimizam a rotina de confecção.

Avalie a segurança

Ao escolher o melhor software para confecção, verifique se os dados da empresa estarão seguros, para que nenhuma informação seja roubada. Para isso, certifique-se que a ferramenta possua uma boa criptografia e outras tecnologias de segurança que irão garantir proteção e transparência nas transações.

Analise a interface

software para confecção
Estude a interface e a usabilidade do software para aprender como utilizá-lo ao máximo.

Outro fator importante a se considerar ao escolher um software para confecção é a usabilidade da interface da ferramenta. Portanto, verifique se ela é clara, intuitiva e de fácil navegação, caso contrário, demandará mais tempo e poderá diminuir a produtividade da equipe.

Considere o suporte

Boas empresas de softwares oferecem um serviço de suporte abrangente e se preocupam em garantir um bom atendimento para todas as necessidades relacionadas a utilização da ferramenta. Por esse motivo, considere a qualidade e o período do suporte oferecido. Com certeza, a empresa contratante irá precisar de auxílio para operação, atualização e manutenção do sistema.

Busque referências

Antes de contratar uma ferramenta, vá além das informações institucionais fornecidas pela empresa contratante. Procure referências e busque se informar sobre os antigos e atuais clientes, verificando quais foram os tipos de problemas ou soluções encontradas após a venda do sistema.

software para confecção

Pesquise também, notícias e materiais sobre o software e não esqueça de verificar a reputação online da organização. Procurar por avaliações e depoimentos de clientes em buscadores, redes sociais e agregadores de opinião irá ajudar a verificar a credibilidade da empresa.

Preveja os gastos

É necessário considerar a estrutura e calcular todos os recursos que serão utilizados para uma boa utilização da ferramenta. Faça um orçamento para analisar qual será o custo-benefício, a fim de verificar se o investimento realmente irá valer a pena.

software para confecção
Pesquise e faça orçamentos para entender qual sistema para confecção faz sentido para seu negócio.

Algumas empresas também cobram taxas para implementar melhorias ou atualizações após a implementação do software, o que pode causar diversos problemas para organizações que desconheciam esses custos ou não os incluíram no planejamento de recursos.

Os softwares, portanto, são ótimas opções para empresas de confecção que visam o crescimento contínuo por meio da automação de processos, gestão integrada e otimização da rotina.

Confira cinco softwares

Listamos abaixo cinco opções de programas que podem suprir as diferentes demandas e etapas na confecção de moda. Essas indicações podem servir como direcionamento para que você escolha o que mais faz sentido de acordo com as necessidades da sua empresa.

1. Illustrator

O software de ilustração da Adobe é usado por milhões de designers e de artistas de diferentes áreas. Nele, é possível utilizar inúmeras ferramentas de desenho para transformar cores e formas em imagens sofisticadas. Como ele é um software de design vetorial, as ilustrações podem ser reduzidas ou ampliadas para quaisquer tamanhos, tendo sua nitidez preservada. 

Neste curso da Udemy chamado Ilustração de moda com Adobe Illustrator, é possível aprender o passo a passo da ilustração das principais peças de roupa e personalizá-las no programa. Vale lembrar que o programa é pago, portanto, faça a compra após dominar seu uso.

softwares para confecção de moda
O Illustrator é uma excelente opção de software para design de moda

2. Corel Draw

O Corel é outra possibilidade de software de ilustração vetorial e edição de imagem que vem sendo bastante utilizada por designers, artistas e estilistas. Na indústria têxtil, ele atende profissionais de serigrafia, bordados, estamparia e confecções, já que oferece todas as ferramentas necessárias para produzir e gerar designs de moda.

O Curso de Design de Moda em Corel Draw* da Escola de Moda contempla um sólido conhecimento em desenho de moda aliado a um estudo detalhado sobre as ferramentas do programa e pode fazer bastante sentido para quem deseja utilizar o software em suas confecções. 

Veja também
roupas para corredores - dicas para criar uma linha especial

*No momento da publicação deste texto, o curso possuía apenas a modalidade presencial em São Paulo

3. Lectra

O Lectra é um software menos conhecido do público geral, justamente por ser mais direcionado a determinadas indústrias, incluindo a das confecções. 

Ele promete oferecer soluções premium de tecnologia para moda e combina software, equipamento, serviço e informação para atender da melhor maneira à indústria 4.0. Passando por toda a cadeia de produção, ele atende desde a fase da ideia até a fase de conclusão do produto. 

Software para confecção de moda
Encontre o software para confecção mais adequado ao seu esquema de produção.

4. Audaces 360

O Audaces 360 é um programa que facilita todas as etapas de criação e produção de moda. A modelagem de roupas feita diretamente no computador oferece agilidade e facilidade para o profissional do design, além de permitir que, caso seja do interesse, o cliente participe do processo. 

O sistema de desenho assistido por computador (ou CAD) permite a criação e a modelagem de peças de vestuário de forma tecnológica. No Audaces, a tecnologia 4D ainda permite que o estilista tenham uma boa ideia do resultado de suas criações durante todo o processo do design. É possível simular, por exemplo, o caimento da peça. 

A produtividade da empresa também é impactada positivamente, já que as informações e especificações das peças criadas chegam de forma mais clara para as etapas seguintes da produção e auxiliam a viabilização do modelo o mais próximo possível da ideia original.

5. Erp para confecção

O Erp para confecção atua desde 1998 no Brasil, auxiliando grandes confecções a tornarem seus processos mais eficientes e rentáveis. O software possibilita o controle total da empresa, como a entrada dos pedidos, a monitoração dos processos e o atendimento no pós-venda. Confira o vídeo para conhecer um pouco mais sobre ele:

 

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e receba novidades e conteúdos sobre o universo têxtil semanalmente em seu e-mail!


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo