Lendo agora
14 séries sobre moda para se apaixonar e inspirar

14 séries sobre moda para se apaixonar e inspirar

séries sobre moda

Quem respira moda sempre está à procura de novidades e de inspiração para esse universo. Além dos livros e dos filmes, as séries sobre moda são um entretenimento que pode ser leve e inspirador ao mesmo tempo, especialmente se você está procurando o que assistir na quarentena.

Muitas vezes, a moda nem precisa ser o tema central do enredo. Quando o trabalho de figurino é bem feito, levando em conta os contextos e as histórias, é capaz de inspirar criações, influenciar a moda das ruas e, também, as redes sociais. 

Continue a leitura para conhecer as nossas 14 recomendações de séries de moda na Netflix e em outros canais e sistemas de streaming!

1. Project Runway

Reality show de moda mais famoso, o Project Runway dispensa apresentações. Com impressionantes dezoito temporadas, e com a 19ª sendo programada, o programa consiste em uma competição de designers em ascensão. O prêmio para o vencedor impressiona: 250.000 dólares para expansão dos negócios e participação em um editorial da Elle Magazine.

Banner para a página de download do Guia com Tendências de Moda dos Anos 40 aos 2000, feito pela Digitale Têxtil.

A série foi encabeçada pela modelo Heidi Klum e o consultor de moda Tim Gunn nas 16 primeiras temporadas, sendo atualmente apresentada pela modelo Karlie Kloss e o designer Brandon Maxwell.

Além da série original, atualmente Project Runway conta com dois spin-offs: a versão júnior, com designers adolescentes, e a All Star, com competidores de outras temporadas. Você pode assistir no canal brasileiro Lifetime.

2. Girlboss

Baseada na história real de Sophia Amoruso, a série reconta a trajetória da empresária de moda, desde a criação de sua loja no eBay até a formação de sua marca Nasty Gal. Diferentemente de outras séries sobre o universo da moda, Girlboss retrata mais sobre a parte empresarial e seus desafios do que a criação em si.

Pôster da série sobre moda Girlboss, feita pela Netflix.
Pôster da série Girlboss. Imagem: Divulgação / Netflix

Por mais que tenha apenas uma temporada, é interessante acompanhar a ascensão de uma das empresárias da moda mais improváveis e influentes da moda dos anos 2000. Você pode assistir a série completa na Netflix.

3. Gossip Girl

Por mais que não tenha como tema principal a moda, Gossip Girl foi uma grande trendsetter na moda teen. Seu enredo acompanha a vida e os dramas de adolescentes da elite novaiorquina, e cada episódio é um show de moda à parte. Como esquecer a icônica tiara de Blair Waldorf?

GIF da série Gossip Girl, que fala sobre moda.
“Calças justas não são calças”, frase clássica de Blair Waldorf.

Atualmente, é possível assistir as seis temporadas da série na Netflix. Programe-se e faça uma maratona!

4. The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story

A segunda temporada de American Crime Story traz uma das histórias mais impactantes da moda: o assassinato de Gianni Versace, design fundador da Versace.

Pôster de American Crime Story – Versace, uma série sobre moda.
Pôster oficial da série.

A história, apesar de triste por conta da trágica morte do estilista, revisita o contexto da marca e da família Versace, contando com estrelas no elenco, como Penélope Cruz e Darren Criss. O sucesso foi tamanho que a minissérie levou, em 2018, o Emmy da categoria. A série é exibida no Brasil pela Netflix.

5. Atelier

Produzida pela Netflix Japão, Atelier é uma daquelas séries de moda que utilizam o conflito entre novos funcionários e chefes autoritárias, no estilo de O Diabo Veste Prada. Em Atelier, Mayuko Tokita é a mais nova empregada da Emotion, marca fictícia de lingeries de luxo, e precisa aprender a lidar com a designer Mayumi Nanjo, criadora do ateliê.

A série conta com apenas uma temporada, mas vale a pena assistir. Todos os episódios estão disponíveis na Netflix.

6. Sex and the City

Uma das mais famosas séries dos anos 90, foi um grande marco para a moda na televisão. Sex and the City, que conta a vida de quatro amigas solteiras em Nova Iorque, foi uma inspiração não apenas para futuras histórias da TV, como também para a moda. A obsessão por sapatos de Carrie Bradshaw, protagonista do seriado, gerou um grande aumento nas vendas da marca Manolo Blahnik.

series sobre moda - sex and the city

O sucesso da série foi tão grande que gerou dois filmes posteriores, além de um spin-off mostrando a adolescência de Carrie, chamada The Carrie Diaries.

Sex and the City está disponível no Brasil pelo serviço HBO GO.

7. Next in Fashion

A série, filmada em formato de reality show, é um dos grandes lançamentos da Netflix em 2020. Ela reúne designers de moda do mundo todo, que já trabalharam para pessoas famosas ou não, para competir pelo prêmio de 250.000 dólares.

Cada episódio tem um tema principal que desafia os profissionais a desenharem looks incríveis e inspiradores. O reality é apresentado pelos ícones do mundo da moda, Tan France e Alex Chung. Confira na Netflix!

Clique para baixar o Guia de Marketing de Digital para pequenas confecções.

8. Queer Eye

Vencedora do prêmio Melhor Reality Show Estruturado, essa série tem quatro temporadas na versão americana e uma na japonesa. Basicamente, cinco profissionais se juntam para ressignificar a vida de um participante.

Também chamados de cinco fabulosos, eles transformam a vida das pessoas nos pilares cultura, culinária, cuidados pessoais, moda e arquitetura. Cada episódio é uma história emocionante e diferente para se inspirar nas criações e na vida!

9. Making the Cut

Disponível no Prime Video da Amazon, Making the Cut é outro reality show sobre moda que estreou em 2020 e se tornou um sucesso. No programa, Heidi Klum e Tim Gunn rodam o mundo com doze designers para selecionar o mais novo fashion brand

Cada episódio traz um desafio e looks maravilhosos para você se inspirar enquanto se diverte vendo os competidores fazendo o seu melhor para ganhar um milhão de dólares!

10. The Marvelous Mrs. Maisel

Cena de The Marvelous Mrs. Maisel, uma série de comédia sobre moda.
Um dos looks de The Marvelous Mrs. Maisel que conquistou o público. Foto: Divulgação | Amazon Prime Video

Vencedora, em 2019, do Emmy de melhor figurino em uma série de época, The Marvelous Mrs. Maisel conta a história de uma mulher que, de repente, tem sua vida virada de cabeça para baixo e decide se tornar comediante.

Disponível no Prime Video, a série é estrelada por Amy Sherman-Palladino, famosa também por Gilmore Girls. As roupas são lindas e, em uma época na qual a moda está buscando referências no passado, é ótima para tirar ideias!

Clique e acesse o Pinterest da Digitale Têxtil para se inspirar.

Veja também
moda e conforto - veja como os termos se relacionam!

11. O Tempo Entre Costuras

Ambientada durante a Guerra Civil Espanhola de 1936, O Tempo Entre Costuras conta a história de Sira Quiroga, protagonista principal, que descobre na costura uma paixão reconfortante.

séries sobre moda
Baseada em acontecimentos reais, série é inspirada no livro best-seller de María Duenãs.

No início da história, ela se muda para Tanger (esse nome te lembra alguma coisa?), no Marrocos, a fim de encontrar uma oportunidade de emprego. Lá, ela sofre uma decepção amorosa, descobre que está grávida e precisa dar uma reviravolta na sua vida… Sem deixar a moda de lado, é claro.

Quem sabe ao assistir a série, que está disponível na Netflix, surjam na sua mente novas ideias criativas para costurar.

12. The Crown

Se há algo que não falta na realeza, essa coisa é estilo. Muito além de utilizar roupas de grande destaque, os reis e rainhas também são referências de moda na época em que vivem.

Com a coroação da rainha Elizabeth II, o estilo princesa foi destaque nos anos 1950. Todo esse processo e a evolução dos looks da alteza, além de outras figuras importantes do período, como a Princesa Margareth e o Príncipe Charles, pode ser acompanhado na série The Crown.

série sobre moda
A primeira temporada de The Crown teve um orçamento de 130 milhões de dólares, sendo considerada a série de TV mais cara já produzida.

A série de drama da Netflix conta, atualmente, com três temporadas e retrata a história da monarquia a partir da coroação da filha primogênita do Rei Jorge VI.

As 4ª, 5ª e 6ª temporadas de The Crown estão confirmadas e vão continuar retratando o desenvolvimento da rainha – e de seus looks, é claro! – no trono inglês.

história da moda

13. Jeremy Scott: The People’s Designer (2015)

Nossa penúltima indicação não é uma série, mas também não vale a pena deixar de lado: o documentário sobre o designer de moda Jeremy Scotty.

séries sobre moda
Cartaz de divulgação do documentário.

As gravações contaram com a participação de nomes famosos como Katy Perry, Miley Cyrus e Rihanna e o roteiro narra a criação da primeira coleção de Scotty para a Moschino, além de retratar a infância dele na zora rural do Kansas.

14. The Collection

A última recomendação é uma coprodução da Amazon, BBC Worldwide e a France Télévisio e retrata os bastidores da moda parisiense nos anos 1940, a série The Collection.

Nos episódios, é possível acompanhar a história de dois irmãos, Paul e Claude Sabine, responsáveis por comandar uma marca fictícia, a Sabine. Enquanto Paul vive no universo das ideias, é Claude quem cria torna as coleções reais.
Além de figurinos excepcionais e típicos da época, a série também promete intrigas e romances.

série sobre moda
Além de figurinos excepcionais e típicos da época, a série também promete intrigas e romances.

As séries sobre moda são ótimas para quem procura novas inspirações, referências e quer revisitar clássicos que reverberam até hoje. Afinal, assim como outras formas de arte, elas se conectam diretamente com a expressão!

Para receber novas dicas e conteúdos sobre o universo da moda e do segmento têxtil, que podem te ajudar na hora de criar e produzir, assine a newsletter da Digitale Têxtil! Para isso, basta preencher o formulário abaixo.


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo