Lendo agora
Calendário: conheça as semanas de moda de 2022

Calendário: conheça as semanas de moda de 2022

desfile em semana de moda

Como comentamos em outra publicação aqui no blog da Digitale, as semanas de moda apresentam conceitos baseados em estudos de tendências que servem de base para a criação de novas coleções e para a elaboração de looks.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial explicando a história, importância e calendário desses desfiles. Confira!

O que é a semana de moda?

Moda é arte. E, por isso, cabe aos desfiles agrupar fenômenos sociais, questões políticas, trends de sucesso e estudos de tendência, criando uma miscelânea de sentimentos e inspirações que, mais para frente, serão vistos em lojas de departamentos, redes sociais e looks do dia a dia.

Assim, as semanas de moda servem como um meio de transportar imprensa, estilistas, compradores, influenciadores e público geral para um outro universo. Música e ambiente auxiliam peças que querem contar uma história, fazendo com que prédios históricos, parques e, algumas vezes, os próprios QGs (sigla para quartel general, que determina um escritório ou espaço físico) das marcas se transformem completamente. 

modelo desfilando em semana de moda
Os desfiles são apresentações do agrupamento de fenômenos sociais, questões políticas, trends e estudos de tendência, que formam coleções e peças. Crédito editorial: StockphotoVideo / Shutterstock.com.

A origem das semanas de moda

O que conhecemos hoje como uma semana de moda teve início na França em 1858, com a criação da alta-costura. A partir desse momento, os manequins deram espaço para modelos e os desfiles de moda tiveram seu pontapé inicial, com visitas de clientes em espaços fechados e mulheres vestindo novas coleções e desfilando pelos salões.

Logo em seguida, em 1903, uma loja de departamentos estadunidense reproduziu o esquema, denominando-o como fashion parade. A partir dos anos 20 esses desfiles começam a apresentar o modelo de introdução e identificação de marcas que conhecemos até hoje.

Em 1943, Nova York vê a ideia de uma semana de moda sendo apresentada pela primeira vez, com diversos estilistas introduzindo juntos as suas criações. E em 1945 nasce oficialmente a temporada de alta-costura de Paris.

Cta para e-Book sobre Indústria 4.0 e o Setor Têxtil.

As semanas de moda como conhecemos hoje, ou do prêt-à-porter, têm início apenas em 1973 em Paris. Apesar disso, os desfiles em Milão acontecem desde 1958. Já as parades londrinas começam em 1984, logo após a fundação do British Fashion Council.

A partir de 2010, com a London Fashion Week daquele ano, consumidores, estilistas e entusiastas de moda passaram a conseguir acompanhar mais de perto todas as tendências apresentadas nas passarelas através das transmissões online.

Termos importantes

Agora que você já conhece a história por trás das semanas de moda, chegou a hora de descobrir o significado de algumas expressões importantes para o mundo fashion

Alta-costura

A alta-costura é um termo que nasceu no século 19 na França e que, até hoje, só existe por lá. Segundo seu criador, Charles Frederick Worth, o segmento designaria uma moda exclusiva, handmade e produzida com materiais de alta qualidade. 

Ainda hoje, a alta-costura precisa seguir normas designadas pela Federação da Alta-Costura e da Moda e é protegida pelo Ministério da Indústria na França. 

Prêt-à-porter

O prêt-à-porter ou “pronto para usar” é um termo que designa uma moda mais jovem e com uso “imediato” que costumamos ver nos desfiles das semanas de moda. O segmento foi bastante popular nos anos 50, logo após a Segunda Guerra Mundial, e apresenta o início da produção de roupas em série.

Assim, um molde passou a ser reproduzido dezenas, centenas e até milhares de vezes, como uma versão mais elitizada do que acontece com o que hoje chamamos de fast fashion.

desfile em semana de moda
As semanas de moda mais conhecidas do mundo são do segmento prêt-à-porter.

Sazonalidade

A sazonalidade determina a divisão das apresentações de tendências por estações. Assim, as semanas de moda geralmente acontecem duas vezes por ano, separadas entre outono/inverno e primavera/verão.

Porém, nos últimos anos temos visto uma flexibilidade maior dessas apresentações. O que se deve a alta rotatividade de pessoas entre os hemisférios norte e sul e, infelizmente, também as mudanças climáticas e suas consequências nas temperaturas.

Temporada de moda masculina

As Semanas Masculinas da Moda acontecem em uma sazonalidade diferente das femininas, geralmente antes do início da temporada de alta-costura e têm como diferencial o lançamento de coleções com bastante antecedência.

Frow

A frow ou front row é a tão conhecida primeira fileira, onde sentam figuras importantes do mundo da moda, do jornalismo e da internet.

Semanas de moda para ficar de olho

As semanas de moda (ocidentais) que mais movimentam a indústria e o jornalismo de moda no Brasil e no mundo são: 

Veja também
homem usando estilo activewear

  • Semana de alta-costura de Paris
  • Semana de moda de Nova York
  • Semana de moda de Londres
  • Semana de moda de Milão
  • Semana de moda de Paris
  • São Paulo Fashion Week
pessoas desfilando em semana de moda
Fique de olho no calendário das semanas de moda para acompanhar as tendências das próximas estações. Crédito editorial: BW Press/ Shutterstock.com.

Calendário: semanas de moda 2022

Apesar das incertezas por causa da pandemia do Coronavírus e de muitas datas ainda não terem sido divulgadas, o calendário desses eventos segue um padrão que permite que estilistas, designers e donos de confecções se programem para acompanhar de perto os desfiles.

A temporada de moda, por exemplo, geralmente tem um mês de duração (com uma semana em cada cidade) e sempre começa por Nova York, seguida por Londres, Milão e, por fim, Paris (que é a única cidade com uma semana para a alta-costura e outra para o prêt-à-porter) . As tendências de outono/inverno costumam ser apresentadas em fevereiro e as de primavera/verão ocorrem em setembro.

Já os desfiles de alta-costura acontecem em Paris, geralmente em janeiro para looks de primavera/verão e em julho para tendências de outono/inverno.

Banner calendário atemporal de moda

Com um calendário relativamente mais instável do que o do exterior, os desfiles de moda que marcam a São Paulo Fashion Week em 2021 aconteceram entre os dias 17 e 20 de novembro

Para saber mais curiosidades sobre as temporadas, desfiles e tendências, confira também o vídeo produzido pela professora de história da moda Tetê Laudares para o canal Descomplicando a moda:

Mesmo com as restrições por causa da crise da Covid-19, estilistas e marcas mantiveram as apresentações de coleções com apresentações online e novas formas de se observar e consumir moda. O que reforça ainda mais a importância das semanas de moda para o estudo e consolidação de trends.

Gostou deste conteúdo? Para receber mais informações sobre desfiles e tendências de moda de 2022, inscreva-se na nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo:

Crédito editorial da imagem de capa: StockphotoVideo / Shutterstock.com.


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo