Lendo agora
7 reality shows de moda para colecionar boas referências

7 reality shows de moda para colecionar boas referências

reality moda

As séries de moda estão cada vez mais populares nos canais de TV e plataformas de streaming. Dentro desse universo, o reality show é um dos formatos favoritos da audiência, seja para conhecer novos personagens ou explorar segmentos da moda.

Para os designers e encarregados pela produção de novas coleções, os realities de moda podem ser excelentes fontes de inspiração. Assim como os filmes, os livros e as revistas, eles destacam as movimentações do mercado e lançam tendências. Conheça os sete programas do momento e enriqueça o seu processo criativo!

1. America’s Next Top Model (2003)

Já na 24ª temporada, a competição de moda desafia de 10 a 14 modelos iniciantes que desejam tornar-se estrelas. As participantes convivem durante três meses na mesma casa e precisam realizar provas de atuação, fotografia, passarela, vídeo e personalidade.

O júri é composto pela apresentadora e modelo Tyra Banks e convidados especiais. Ao final, a vencedora assina contrato com uma agência de modelos e uma empresa de cosméticos, além de ter a chance de ser capa de revistas internacionalmente famosas, como a ELLE Magazine.

  • Onde assistir: o programa é transmitido em canais de TV por assinatura, como a Sony.

2. Desafio Brasil Fashion (2017)

O reality acompanha nove estilistas iniciantes que querem fazer carreira no mundo da moda. Orientados por quatro grandes designers brasileiros – Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga –, cada um dos participantes precisa criar três looks para apresentar em um desfile profissional.

É um ótimo conteúdo para acompanhar novas formas de planejar e desenvolver uma coleção, além de ficar de olho nas promessas da moda nacional.

reality moda

  • Onde assistir: no canal Lifetime Brasil.

3. Esquadrão da Moda (2009)

Inspirado no reality show britânico What not to Wear, o Esquadrão da Moda é um clássico brasileiro que está na programação há mais de uma década. Com a orientação da modelo e consultora Isabella Fiorentino e do stylist Arlindo Grund, o programa escolhe participantes para ganhar um novo guarda-roupas, dicas de estilo personalizadas e um makeover!

reality moda
O esquadrão da moda está entre os reality shows brasileiros mais populares.

4. Glow Up (2019)

Quem disse que as inspirações de moda não podem surgir de outras formas de arte? Glow Up é um reality show que explora as possibilidades da maquiagem artística e se propõe a eleger o novo Make Up Artist do Reino Unido.

A primeira temporada foi lançada em 2019 e conta com 10 maquiadores amadores que, em 8 episódios, enfrentam provas diversas. Os competidores são avaliados por três especialistas da área – Dominic Skinner, Stacey Dooley e Val Garland – e convidados especiais, como a drag queen Kim Chi.

5. Making the Cut (2020)

Mais um reality show de moda com a proposta de descobrir novos designers. A diferença fica para os desfiles, que são superprofissionais e atravessam cenários pelo mundo todo. O programa tem doze participantes e premia o vencedor com U$ 1 milhão!

Durante os episódios, os competidores também têm a chance de vender suas criações em uma loja exclusiva da Amazon. O time de jurados conta com a modelo Naomi Campbell, a influenciadora Chiara Ferragni, a socialite Nicole Richie e outras celebridades.

6. Next in Fashion (2020)

Recém-lançada, é outra sugestão de série em que novos estilistas competem pela chance de ser o novo ícone da moda. O reality show é comandado por Alexa Chung e Tan France, veteranos do mundo fashion, e conta com 18 participantes.

Veja também
Designer explorando o processo criativo no design de moda.

Os desafios são semanais e envolvem a criação, produção e styling de looks em temas diversos. Ao final, o vencedor leva para casa U$ 250 mil e pode comercializar sua coleção final na loja Net-a-Porter.

reality moda
O Next in Fashion traz 18 participantes do mundo todo para competir pelo reconhecimento no universo da moda.

7. Project Runway (2004)

Lançada no final de 2004, a série de moda acompanhou inúmeros lançamentos de tecnologias e tendências, como o surgimento do Instagram e a popularização do street style. O formato é como nós já conhecemos: desafios que testam os estilistas a desenvolverem peças de roupas para a passarela.

reality moda

O reality foi renovado em 2018 e agora conta com um novo elenco: a modelo Karlie Kloss, o designer Brandon Maxwell, a jornalista de moda Nina Garcia e outros especialistas. É daqueles para maratonar!

  • Onde assistir: no canal Lifetime Brasil.

Falar em processo criativo é pensar em referências e inspirações. Enquanto você escolhe um programa da lista para começar a assistir, que tal assinar a nossa newsletter? Nós enviamos conteúdos incríveis – e relevantes – todas as semanas!


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo