Lendo agora
10 podcasts de moda para quem ama o mundo fashion

10 podcasts de moda para quem ama o mundo fashion

Mulher sentada no sofá ouvindo podcasts de moda.

Em 2019, o consumo de podcasts subiu 67% no Brasil. Encontrados em plataformas de streaming – como Spotify, Deezer, CastBox, dentre outras –, esses conteúdos se popularizaram pela facilidade para adquirir as informações.

Hoje em dia, encontramos podcasts de moda, de notícias, de novidades e até de piadas. Se você é apaixonado pelo mundo fashion, continue lendo para descobrir o que são podcasts e dez episódios para ouvir assim que terminar a leitura!

O que são podcasts?

Circulando, no Brasil, em 2004, podcasts são conteúdos em formato de áudio que se assemelham a um programa de rádio, mas podem ser ouvidos a qualquer momento e em qualquer lugar.

Na maioria das vezes, uma ou mais pessoas apresentam um tema e o discutem com convidados, a fim de informar, divertir e entreter o ouvinte. No início, eles eram publicados em sites. No entanto, com o avanço dos aplicativos de música, os podcasts começaram a ficar cada vez mais populares e já podem ser encontrados em diversos apps de celular.

Os mais famosos são aqueles relacionados à notícias e a entretenimento (como filmes e séries). Ainda assim, se procurarmos, podemos encontrar episódios de podcast sobre moda, sobre contação de histórias e muito mais.

10 podcasts sobre a indústria da moda para dar o play

Na hora de ficar atento sobre as novidades e discussões do segmento têxtil e suas produções, contar com um conteúdo sobre moda que pode ser ouvido no carro, na academia ou até fazendo compras ajuda muito.

Mulher se exercitando na academia enquanto escuta podcasts de moda.
Graças à facilidade no acesso, podcasts são uma forma de se manter atualizado sobre os assuntos em qualquer lugar.

Estes dez episódios de podcast irão falar sobre moda de uma forma simples para que você fique por dentro das tendências e novidades. Confira!

1. Marketing de influência e relacionamento

Com apenas 26 minutos, este podcast do canal E aí, vamos falar sobre moda? conta com a participação da influenciadora e empresária Tábata Boccatto. 

O papo se desenrola com os comentários de Tábata sobre o cenário futuro dos influencers de moda no Brasil e no mundo. É uma ótima escolha para saber no que investir em questões de marketing para a pequena ou média confecção!

Clique para ouvir este podcast de moda no Spotify!

2. Moda e sustentabilidade 

Este conteúdo de moda irá falar sobre a relação entre ela e a sustentabilidade. Feito pelo canal Moda e muito mais, é um pouco mais longo, com 45 minutos de duração.

A convidada especial e professora de Design de Moda da IFSul, Frantieska Schneid, responde questões acerca da existência da moda sustentável e dá dicas para praticar essa ideia no dia a dia.

Clique para ouvir este podcast de moda no Spotify!

3. Viver de Moda

Este é um episódio que tem uma hora e dez minutos de duração, mas traz um tema bastante interessante à discussão: como é viver de moda em diferentes profissões que envolvem a área.

É uma boa escolha para refletir sobre o trabalho e tirar inspirações a partir das experiências dos convidados.

Clique para ouvir este podcast de moda no Spotify!

4. Moda inclusiva e acessibilidade

Com a participação da design de moda Michele Simões, cadeirante à frente do projeto Meu Corpo é Real, este episódio aborda o ramo da indústria focado em desenvolver peças para pessoas com deficiências.

Com uma hora de duração, é um convite a repensar a acessibilidade e a conhecer marcas especializadas em PCDs para se inspirar e, quem sabe, começar a produzir peças para esse grupo de pessoas.

Clique para ouvir este podcast de moda no Spotify!

5. Consumo consciente

O canal Inventando Moda aborda, em 41 minutos, diversas pautas sobre o consumo consciente e o que ele significa, inspirado pelo crescimento do slow fashion ao redor do mundo.

Clique para baixar os moldes de 3 peças femininas para confeccionar.

6. Escolhi moda: e agora?

Este podcast de moda fala sobre as inseguranças, as dúvidas e os tabus que permeiam o segmento fashion e os profissionais que fazem parte dele. 

O episódio reúne um grupo de pessoas já formadas e que trabalham, todos os dias, para uma indústria de moda reinventada na sociedade.

Clique para ouvir este podcast de moda no Spotify!

7. Moda e identidade de marca

Outro episódio do canal Moda pé no chão que, em uma hora e dez, vai apresentar uma discussão sobre como as marcas de moda tem se conectado às pessoas

Com a participação de Carol Delgado – que já trabalhou em marcas como Farm, Nike e L’Oreal –, este podcast te fará pensar sobre como o posicionamento de uma empresa afeta sua organização e seus resultados.

Clique para ouvir este podcast de moda no Spotify!

8. Quem fez minhas roupas? Por uma moda ética e ecológica

A discussão sobre moda, posicionamento e sustentabilidade só cresce. O segundo episódio sobre o tema da lista fala, em menos de trinta minutos, sobre a importância de compreender quem está confeccionando o que as pessoas usam. Vale a pena conferir!

Clique para ouvir este podcast de moda no Spotify!

9. Moda e beleza: Como anda essa conversa na internet?

Este podcast, produzido pelo canal B9, discute em cerca de uma hora sobre a relação entre marcas, influenciadores e consumidores no mundo digital.

Com a participação de Fernanda Resende, autora do livro Substitua Beleza por Autoestima, esse conteúdo faz refletir sobre como o que está nas redes sociais afeta a vida pessoal dos usuários.

Clique para ouvir este podcast de moda no Spotify!

10. Tendências que vão flopar

Este é para quem ama ouvir sobre novidades do mercado. O canal Moda e muito mais reúne, em menos de trinta minutos, quais tendências futuras não vão fazer sucesso entre os consumidores – de acordo com os locutores, claro!

É uma dica para se atualizar sobre o que está por vir no mundo da moda e articular a sua opinião sobre.

Clique para ouvir este podcast de moda no Spotify!

Canais de podcast para acompanhar sempre

Mais do que episódios soltos, alguns canais lançam com frequência – semanal, quinzenal e, às vezes, mensal – conteúdos incríveis para ficar conectado ao mundo da moda, às novidades, às tendências e muito mais.

Na maioria dos aplicativos, é possível inscrever-se nos canais e conferir o que vai ao ar assim que for publicado.

Moda pé no chão

Criado pela consultora de estilo Ana Soares, o Moda pé no chão é um canal que trata sobre o mundo fashion para quem quer se vestir sem complicações, com ideias simples e dicas preciosas.

A maior parte dos episódios conta com a participação de convidados que levam mais autoridade ao que está sendo discutido, o que também agrega mais valor aos temas.

Moda e muito mais

Criado pela Cacá Anjos e pela Taís Barreto, este canal trata sobre moda com leveza, bom humor, liberdade, sem regras e de forma inclusiva. Os episódios não são tão longos e é bastante comum as meninas receberem convidados para deixar os assuntos ainda mais estruturados. 

Vogue Cast

Criado pela marca mundialmente conhecida, o canal da Vogue no Brasil trata sobre assuntos diversos, como moda, beleza, lifestyle, comportamento humano e cultura.

Veja também
moda sem gênero - conheça e veja como adotá-la!

Revistas de moda da Vogue, uma das marcas que faz podcasts de moda, empilhadas.
No podcast da Vogue, é possível ficar por dentro do mundo da moda e ouvir dicas de lifestyle.

Alguns episódios fazem resumos das semanas da moda, outros falam sobre tendências e tem aqueles que tratam até sobre meditação. Os temas são diversos, para todos os gostos, e vale a pena se inscrever e ficar de olho.

Gucci Podcast

Infelizmente, o canal da Gucci ainda está disponível apenas em inglês. Porém, para quem entende o básico do idioma, é uma ótima escolha para se inscrever e ficar atento.

Além de falar sobre tendências, o canal traz convidados mundialmente famosos para investigar a relação deles com a moda.

Girlboss Radio

A história de Sophia Amoruso já se tornou série na Netflix e é conhecida ao redor do mundo, afinal, todo amante de moda conhece a marca Nasty Gal.

O canal explora o universo das mulheres empreendedoras, contando com a participação de famosos e ícones da moda. Também está disponível apenas em inglês.

Plataformas para escutar seus podcasts preferidos

Quando falamos de podcasts, o ideal é contar com aplicativos de celular na hora de dar o play, para que isso seja feito em qualquer lugar, de forma dinâmica, rápida e fácil. 

Geralmente, você precisará de uma conexão à internet para escutar os episódios, mas a maioria dos apps possuem planos premium que permitem baixá-los para ouvir depois.

1. Spotify

Uma das maiores plataformas de streaming de músicas do mundo que, após comprar a Gimlet Media, tornou possível ouvir podcast sobre moda no Spotify, além de agregar canais com os mais diversos assuntos.

Página inicial do Spotify, uma das plataformas para ouvir podcasts
Hoje em dia, o Spotify reúne inúmeros canais de podcasts incríveis para dar o play.

O ponto positivo do aplicativo é que você consegue ouvir diferentes conteúdos de áudio em um lugar só. Além disso, por ser muito utilizado, é onde as novidades costumam chegar primeiro. 

2. Deezer

O Deezer é outro app que reúne, hoje em dia, músicas e podcasts em um lugar só. Assim como o Spotify, é necessário assinar o plano premium para baixar os conteúdos e conseguir ouvir sem conexão.

3. Castbox

Feito para atender exclusivamente pessoas que buscam por podcasts, o Castbox tem funções bastante interessantes para quem de fato quer entrar de cabeça nesse formato.

Além de conseguir conferir os episódios em destaque e divididos por categorias, o aplicativo permite avaliá-los, deixar comentários, e entrar em fóruns de discussões dos seus temas preferidos.

O plano gratuito possui algumas limitações, mas, assinando o premium por R$ 2,90, você conta com as funções completas e fica livre de anúncios.

4. Google Podcasts e Apple Podcasts

Com funcionalidades bastante parecidas, estes aplicativos se diferenciam apenas pela disponibilidade para aparelhos. Enquanto o Google Podcasts é feito para celulares Android, o Apple Podcasts se encontra no catálogo para os usuários de iPhone.

Ambos têm uma extensa lista de canais e episódios para serem ouvidos e funcionalidades que te notificam todas as vezes que um conteúdo pelo qual você se interessa é disponibilizado.

Na hora de criar coleções, descobrir tendências ou apenas consumir um conteúdo que te diverte, os podcasts podem ser uma ótima escolha. Cada dia mais, as pessoas usam esse formato de conteúdo para se atualizarem sobre os acontecimentos e novidades.

Clique para baixar o ebook com o Guia Completo sobre Moda Praia 2020.

No mundo da moda, existem inúmeras opções de canais e episódios além dos apresentados aqui. A dica é procurar e descobrir canais que não necessariamente falem sobre o mundo fashion, mas que possam apresentar ideias interessantes sobre consumo, comportamento e até entretenimento.

Assim, você permanece atualizado e consegue tirar inspirações e conhecimentos de diferentes lugares. Pensando em te deixar por dentro das novidades, a Digitale Têxtil envia conteúdos sobre moda diretamente no seu e-mail. Cadastre-se abaixo e conheça nossa newsletter!


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo