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Pesquisas de moda: dados e tendências de mercado

Pesquisas de moda: dados e tendências de mercado

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Para ficar por dentro das tendências e o que acontece de mais relevante no setor fashion, é necessário conhecer e analisar as diferentes pesquisas de moda.

Os relatórios de tendências de moda, consumo e comportamento podem funcionar como bons guias para as marcas, visto que mostram a direção em que tanto o público quanto o mercado estão caminhando.

Por isso, selecionamos as pesquisas mais recentes sobre o assunto que todos os profissionais precisam conhecer. Confira!

Importância das pesquisas de moda

As pesquisas de mercado são de grande importância em praticamente todos os setores, e o de moda não é uma exceção. Quando realizadas por instituições confiáveis e sérias, elas servem como um bom “termômetro” do cenário e devem fazer parte dos diversos momentos do trabalho, desde o planejamento de coleções até o branding.

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Além daquelas formuladas por organizações externas, a elaboração de pesquisas internas, ou seja, feitas pela própria marca, também é recomendada. A partir desse estilo de pesquisa, é possível verificar dados sobre o que a persona deseja, quais são as dores e o que ela procura de forma mais personalizada.

Alinhados à tecnologia, os dados podem facilitar, por exemplo, na organização dos filtros de uma loja virtual, seja na hora de selecionar os produtos de acordo com a cor, medida, categoria, tecido, preço, estilo, entre outros fatores pretendidos.

Basear-se apenas no feeling ou no senso-comum não é mais recomendado. Em cenários competitivos, o diferencial é a exclusividade, seja na hora de produzir ou atender. Com dados em mãos, esse processo pode ser bem mais prático e vantajoso.

Pesquisas de tendência de moda

Também é recomendado não deixar de lado as pesquisas de tendência. Afinal, elas possuem uma influência fortíssima no setor, visto que determinam desde a produção têxtil até as modelagens de maior impacto nas estações que serão sucesso em determinado ano.

A Pantone Color Institute, instituição da famosa empresa de especificação e controle de cores, produz diversos relatórios e pesquisas de mercado de moda feminina e masculina. Todos os anos, a PCI analisa as principais semanas de moda do mundo, trazendo quais cores serão tendências nas próximas estações.

Recentemente, a organização revelou suas análises da NY Fashion Week referente ao outono/inverno de 2020/2021.

pesquisas de moda

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Cores quentes e frias estarão presentes na passarela de Nova York. (Trecho do relatório da Pantone Institute Color)

Nas palavras dos especialistas do instituto, “essas cores incentivam a criatividade e o pragmatismo, refletindo a mudança de mentalidade do consumidor atual, que prioriza qualidade e longevidade em relação às opções de cores, estas que hoje estão aqui e amanhã já se foram”.

Dentre as referências, a empresa também destacou outras quatro cores consideradas clássicas:

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As quatro tonalidades podem ser utilizados com as cores pilares da estação. (Trecho do relatório da Pantone Institute Color)

O Pinterest, rede social muito utilizada por entusiastas do mundo fashion e apaixonados por decoração, também realiza esse tipo de relatório. As pesquisas de moda feminina e masculina são apresentadas separadamente, para facilitar as análises.

Quanto aos relatórios, como o Pinterest 100, eles trazem tanto tendências de cores, como itens que estarão em alta, assim como as principais influências. Em 2020, a lista apontou a relação das pessoas com a natureza, a troca de influências entre culturas e a força do lifestyle dos anos 90 no novo milênio.

A Use Fashion, plataforma de tendências de moda, costuma oferecer relatórios gratuitos de tendências em grandes feiras e desfiles. Suas pesquisas apresentam cores, modelos e estilos que estarão em alta nas próximas estações.

Veja também

Outra autoridade em tendências é a WGSN Beauty, que traz diversos insights gratuitos para quem trabalha com moda, decoração, arquitetura e muito mais. Em uma newsletter, ela oferece relatórios mensais sobre a temática e também é possível conferir matérias gratuitas no site da empresa.

Pesquisas de consumo e comportamento

Enquanto os relatórios de tendência apontam a direção da criação, as pesquisas de consumo e comportamento ajudam a construir estratégias de marketing, branding e outras decisões quanto à gestão do empreendimento.

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Com pesquisas bimestrais, o Sebrae Inteligência Setorial compila as principais informações do mercado de moda atual. A edição de fevereiro de 2020 mostrou como o auxílio da inteligência artificial pode tornar as vendas mais intuitivas e prazerosas, especialmente quando o assunto é fotografia composta.

Já a última edição de 2019, publicada em agosto, tratou sobre A Economia da Recorrência no Setor da Moda, uma extensão do sistema de assinaturas que pode ser utilizada em outros segmentos e que já está sendo inserida em alguns mercados tradicionais.

Outra pesquisa de moda que pode colaborar na hora de coletar dados e avaliar o comportamento do mercado, são os relatórios produzidos pela Social Miner. A última edição foi uma análise sobre a performance dos e-commerces de moda no primeiro trimestre de 2019. Nele, é possível encontrar dados como picos de venda, divisão por gênero, idade e região geográfica, dispositivos mais utilizados em compras e visitas, assim como o ticket médio do setor.

Uma dica-chave é ficar de olho nas ações que outras marcas, das grifes de luxo ao setor de departamento, estão realizando, especialmente durante e pós-pandemia.

É acompanhando as principais pesquisas de moda, nas suas mais variadas vertentes, que você ficará em dia com o mercado. Quer saber muito mais sobre o que acontece no setor, além de receber insights valiosos? Preencha o formulário abaixo e receba novas dicas diretamente em seu e-mail!

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