Lendo agora
Os 14 melhores livros de moda para estilistas

Os 14 melhores livros de moda para estilistas

os melhores livros de moda

Trabalhar com criação de roupas, sapatos e acessórios pode ser gratificante, porém é preciso ser criativo, ter originalidade e conhecimento. Não basta desenhar bem, conhecer sobre a história da moda, coletar informações e estar antenado em diferentes áreas da vida são essenciais para estimular a criatividade.

Pensando especialmente em quem está iniciando a carreira no segmento, separamos os melhores livros de moda que você tem que ter na sua estante. Confira!

1. The Battle of Versailles

O livro da jornalista de moda Robin Givhan conta história de Eleanor Lambert, uma publicitária que morreu aos 100 anos de idade, fundamental para a indústria da moda americana. Ela está por trás da criação das maiores instituições do setor, a CFDA (Council of Fashion Designers of America), o The Met (Metropolitan Museum of Art) e a Semana de Moda de Nova Iorque.

os melhores livros de moda
Livro “A batalha de Versalhes”

2. Gods and Kings

O livro da jornalista de moda Dana Thomas conta a história de dois estilistas, Alexander McQueen e John Galliano, muito aclamados pela indústria. A história está repleta de detalhes, mostra a genialidade de ambos, a rivalidade que existia entre eles e a tragédia, relatando o suicídio de McQueen em 2010 e o surto de Galliano um ano depois.

os melhores livros de moda
Livro “Gods and Kings”

3. A Moda Imita a Vida: Como Construir uma Marca de Moda

Depois de anos trabalhando com marketing de moda, André Carvalhal lança um livro de sucesso que fala sobre construção e manutenção de uma marca. Conta histórias de grifes, como Osklen, Farm e Adidas, além disso, traz entrevistas com profissionais brasileiros, como Ronaldo Fraga, Isabela Capeto, Katia Barros entre outros.

os melhores livros de moda
Livro “A moda imita a vida”

4. Pelo Mundo da Moda – Criadores, Grifes e Modelos

O livro escrito pela jornalista Lilian Pacce reúne personalidades renomadas, marcas relevantes entre outras referências essenciais para quem está iniciando carreira no mundo da moda.

os melhores livros de moda
Livro “Pelo mundo da Moda”

5. Dicionário Ilustrado – Moda de A a Z

Uma espécie de dicionário da moda, o livro escrito por Alex Newman e Zakee Shariff é um guia que todo estilista deve levar no bolso! Contém cerca de 2 mil termos do segmento, nomenclatura de roupas, acessórios, tecidos, técnicas de costura, processos de confecção e outros.

os melhores livros de moda
Livro “Dicionário Ilustrado – Moda de A a Z”

6. Grace

A autobiografia da lendária Grace Coddington, ex-modelo e diretora criativa da revista American Vogue, é uma leitura essencial para estilistas e autocriativas que buscam inspirações e referências de moda.

os melhores livros de moda
Livro “Grace”

7. A Cor no Processo Criativo

A obra da escritora Lilian Ried Miller Barros fala sobre a importância das cores no processo criativo. Para ela, a cor assume um papel importante na elaboração do design. Ela fundamenta suas ideias a partir dos estudos de Bauhaus e a teoria de Goethe.

os melhores livros de moda
Livro “A cor no processo criativo”

8. Color Forecasting: As Previsões de Tendências de Cores na Moda

O livro é uma ferramenta para profissionais e estudantes de moda que buscam entender sobre cultura da sociedade e o consumo. Escrito por Clarice Carvalho Garcia, a obra fala sobre a importância das tendências de moda e das cores como produção do vestuário.

os melhores livros de moda
Livro “Color Forecasting”

9. Glamour

O livro escrito por Diana Vreeland, uma das editoras de moda mais icônicas do mundo, reúne fotos, observações e referências na moda que esclarecem o que ela entendia como o conceito de Glamour. Foi elaborado com a colaboração do escritor e historiador da fotografia Christopher Hemphill e conta com prefácio do estilista norte-americano Marc Jacobs.

os melhores livros de moda
Livro “Glamour”

10. Moda com propósito 

Em uma sociedade cada vez mais conectada e cheia de digital influencers, é fácil cairmos na tentação de acumularmos produtos e mais produtos enquanto seguimos desejando mais. Essa ânsia de consumo vem deixando as pessoas e o meio ambiente esgotados e, enquanto muitas marcas seguem buscando o lucro por meio da produção desenfreada, muitas marcas e consumidores já buscam um outro caminho. 

Em seu livro Moda com Propósito, André Carvalhal reflete sobre essas contradições e apresenta o conceito que realmente deveria nortear todas as marcas e todos as nossas compras: o propósito. Em quais valores precisamos pensar antes de prestigiar uma confecção adquirindo produtos? É possível empreender com consciência e já passou da hora de pensarmos sobre isso.

melhores livros de moda
Livro “Moda com Propósito”

11. O império do efêmero

Em seu livro, que foi uma polêmica quando lançado na França em 1987, o filósofo Lipovetsky confere à moda um caráter libertário e a coloca como um símbolo das transformações que anunciaram o surgimento das sociedades democráticas. Enquanto muitos críticos foram veemente contra a obra, outros o consideram o guia definitivo dos anos 80.

os melhores livros de moda para estilistas
Livro “O império do efêmero”

Veja também
inspiração para coleção de moda

12. Desenho de moda – Técnica de ilustração para estilistas

O desenho de moda é a etapa inicial da criação de uma peça. É o começo da realização de uma ideia que antes estava apenas na imaginação de alguém. 

Neste livro, Michelle Wesen Bryant percorre as etapas técnicas do desenvolvimento de um desenho de moda, passando pela representação da figura humana até chegar à representação das peças de roupa.

os melhores livros de moda para estilistas
Livro “Desenho de Moda”

13. 100 anos de moda

Esse livro conta a história da moda no século XX por meio de textos e mais de 400 imagens icônicas. Contempla todas as referências da época, os grupos criadores de tendências e os principais estilistas e designers que marcaram o período.

os melhores livros de moda
Livro “100 anos de moda”

14. A revolução do fast-fashion

O livro de Enrico Cietta procura analisar a transformação do modo de consumo de produto no início do século XXI e explicar o modelo de negócio do fast-fashion, que exige uma complexa estratégia de organização para funcionar.

os melhores livros de moda
Livro “A revolução do fast fashion”

Essas são nossas quatorze indicações de livros de moda para quem quer estudar mais sobre o assunto e/ou iniciar carreira na área. Eles auxiliam profissionais a aprender mais sobre a história e, é claro, servem de fonte de inspiração para novas criações!

Gostou do conteúdo? Preencha o formulário abaixo e receba em primeira mão tudo que acontece no universo da moda!

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo