Lendo agora
O que é D2C e como aplicar na moda?

O que é D2C e como aplicar na moda?

o que é d2c

Muitas são as siglas utilizadas para definir as facetas comerciais de uma empresa. Talvez você conheça as populares B2B (Business to Business) e B2C (Business to Commerce). Neste artigo, vamos te apresentar o que é a D2C, uma nova possibilidade de negócio na hora de gerar vendas, e dicas de como aplicá-la na moda.

O que é D2C?

O conceito D2C (Direct to Consumer) pode ser utilizado em todos os modelos de negócio que ofertam mercadorias diretamente para o consumidor final, sem a necessidade da existência de uma loja física ou da intermediação de atacadistas, centros de distribuição, entre outros.

A falta de mediadores na hora de realizar a compra e concluir a entrega pode fortalecer a relação com o cliente e evitar que o preço do produto final sofra alterações por parte de terceiros.

4 motivos para começar a utilizar o D2C

1. Gera economia interna

Uma distribuição em grande escala pode vir acompanhada de muitos gastos. Ao centralizar o controle sobre todo o processo de fabricação, o marketing e até a distribuição dos produtos da sua empresa, a economia é garantida.

o que é d2c
Dinheiro economizado pode ser utilizado na hora de expandir seu negócio.

No setor da moda, ainda mais se você está começando, é um bom ponto a favor.

2. Reduz o preço final do produto

A sua empresa economiza com o D2C, e o consumidor também. Ao evitar que outros valores incidam sobre o produto comercializado, o cliente vai ter a chance de adquiri-lo por um preço justo. Nada é mais atrativo do que o famigerado “preço de fábrica”.

o que é d2c
Para clientes, valor final justo é a garantia de felicidade e de retorno à loja.

3. Melhora sua compreensão sobre o cliente

Sabe todas aquelas dúvidas que sempre surgem na hora de lançar um novo produto? O motivo para muitas delas existirem é a falta de clareza na hora de definir o perfil do seu consumidor.

Com a proximidade gerada pelo D2C, você vai ter uma visão ampla e estratégica do comportamento de compra dele, que pode ser influenciado por fatores culturais, psicológicos, sociais e pessoais.

o que é d2c
Ao conhecer seu consumidor, investir em um atendimento personalizado e exclusivo será possível.

Por mais que se alterem com o tempo, esses motivos serão capazes de te nortear, por exemplo, na hora de produzir um novo produto ou fazer uma simples publicação no Instagram, por exemplo.

A dica é sempre se questionar sobre as reações que serão geradas e tentar analisá-las de forma pragmática, sejam elas boas ou ruins.

4. Aumenta as chances de expandir seu público

Ao conhecer bem o seu público-alvo, ou seja, a pessoa para quem vende, utilizando o modelo D2C você consegue aumentar as chances de expandir sua clientela e suas vendas.

o que é d2c
Independente do tamanho do seu negócio, D2C pode ajudar a elaborar estratégias para expansão.

Isso acontece porque, ao trabalhar conteúdos e elaborar produtos que produzam afeto nesses clientes, você vai receber dados que poderão ser utilizados – de forma consciente, é claro! – para estreitar ainda mais a relação com o seu público e, assim, alcançar outras pessoas que também se interessem pela sua proposta de mercado.

D2C na moda: dicas para aplicar

Apesar de não ser um modelo exclusivamente digital, as vendas online são uma das melhores formas de aplicá-lo e vê-lo gerando resultados na prática.

No Brasil, uma boa referência quando o assunto é D2C + moda + tecnologia, é a Amaro. Inaugurada em 2012, a loja de roupas utilizou o modelo de negócios que possibilitou uma redução expressiva no markup, índice utilizado na hora de determinar o preço de venda de um produto ou serviço.

Com o uso da inteligência de dados, a empresa idealiza e produz acessórios, calçados, lingerie e roupas nos estilos mais desejados pelas consumidoras.

Veja também
Mulher sentada mexendo no celular e com caderno sob as pernas, definindo estratégias de marca pessoal.

Se você está pensando em dar uma chance ao D2C, especialmente em usá-lo no seu e-commerce, atente-se às seguintes dicas:

  • Permita que os clientes possam personalizar os produtos
  • Invista na variedade de tamanhos, modelos e cores
  • Realize um atendimento ao cliente rápido e eficaz
  • Em caso de troca ou devolução, garanta que seja um processo rápido e livre de burocracias
  • Avalie o quanto você consegue reduzir o custo de uma peça, sem ser prejudicado ou tendo que reduzir a qualidade dela

Como nem tudo é perfeito, nesse processo pode ser que você encontre alguns probleminhas. Se você decidir manter revendedores e um e-commerce desvinculados, por exemplo, pode existir um desgaste no relacionamento.

Uma solução pode ser a venda de produtos em lançamento e liquidação no modelo D2C, enquanto o restante do estoque fica sob os cuidados dos revendedores.

Outra possível dificuldade é o alinhamento necessário de todas as etapas do processo de uma loja, como estoque, separação, embalagem e envio. Recebendo a atenção necessária, vai ser possível apresentar uma logística particular para cada compra sem maiores dores de cabeça.

Contudo, todas as formas de empreendimento possuem desafios. Cabe a você avaliar a melhor oferta para sua loja e, assim, garantir que seus clientes continuem satisfeitos.

Se você ainda está com dúvidas, que tal uma consultoria exclusiva para decidir qual o tecido ideal para o seu objetivo? Clique na imagem abaixo e converse com um dos nossos consultores. Suas clientes merecem!

o que é d2c

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo