Lendo agora
Movimento slow fashion: o que é e o que as marcas estão fazendo

Movimento slow fashion: o que é e o que as marcas estão fazendo

movimento slow fashion

Um movimento que valoriza a produção desacelerada, respeitando o tempo de confecção e também as condições de trabalho de quem está envolvido, está a cada dia atraindo mais pessoas interessadas em consumo consciente. O chamado slow fashion anda em contramão às gigantescas lojas de fast fashion, que cultuam a produção de massa para o uso imediato.

Você conhece o movimento e sabe o que as marcas estão fazendo para criar uma moda mais sustentável? Confira a seguir!

O que é slow fashion?

Marcas que buscam atuar com responsabilidade, ética e sustentabilidade ganharam força nos últimos anos. Junto a isso, estilistas, designers, profissionais e consumidores criaram um movimento global sem fins lucrativos, chamado de Fashion Revolution, que nasceu em 2014 no Reino Unido e atualmente age em todo o mundo.

A ONG tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o verdadeiro custo das roupas e os impactos que elas podem causar no planeta. O slow fashion é uma vertente dos conceitos da Fashion Revolution, que combate o consumo desenfreado da moda.

movimento slow fashion

O slow fashion valoriza os recursos naturais locais, os produtos sustentáveis, a reciclagem, o consumidor, os colaboradores de uma empresa e o design criativo de peças atemporais, que podem ser usadas em diversas ocasiões e épocas.

A moda sustentável

Segundo dados da ONU Meio Ambiente, a indústria do vestuário e dos calçados são responsáveis por emitir 8% dos gases de efeito estufa, e a moda aparece em segundo lugar na lista de setores que mais consomem água.

A moda sustentável começa a ser desenvolvida para que exista uma conscientização sobre os impactos negativos que produções de massa podem trazer ao meio ambiente.

Ela incentiva o consumo consciente, fazendo o consumidor pensar em toda cadeia produtiva da moda antes de comprar uma peça, como, por exemplo, adquirir produtos sustentáveis que têm uma vida útil mais longa.

O que fazer para desenvolver sustentabilidade na moda?

Adotar medidas mais sustentáveis na indústria têxtil pode transformar a empresa, trazendo desde colaboradores mais engajados a consumidores satisfeitos com o produto.

Para que isso ocorra, é necessário fazer mudanças culturais na empresa, adotando um modelo de desenvolvimento sustentável pensando nas demandas humanas, mas respeitando a natureza. Dirigentes devem pensar a longo prazo, melhorando as práticas dentro da empresa apresentando novas visões e comportamentos.

Investir em inovação no setor, como maquinários inteligentes que aliam produção de qualidade com a redução de impactos ambientais.

Um bom projeto sustentável preza pela economia de recursos naturais, como utilizar luz e ventilação natural na empresa e ainda reutilizar água em procedimentos industriais, de forma que não comprometa a qualidade do produto, tornando a produção menos prejudicial.

Veja também
como fazer lenço

Além dos recursos naturais, é possível utilizar a reciclagem de resíduos como madeira, algodão e celulose, transformando em refibras resistentes para criar peças de alta qualidade.

movimento slow fashion

Outra sugestão é aproveitar o tecido que seria dispensado na confecção, como os retalhos, que podem ser utilizados em sua forma original ou transformados em acessórios, ou ainda em objetos decorativos.

Reciclar é a palavra-chave do slow fashion, porém, se não for possível encontrar nenhuma solução para reutilizar o material da produção, descarte corretamente em locais de coleta, para que os rejeitos não cheguem aos rios e oceanos.

O movimento slow fashion desafia o setor a se reinventar, desde os processos da produção de uma marca, que necessita encontrar alternativas criativas para se destacar de maneira sustentável, até o comportamento das pessoas, consumindo moda de uma maneira muito mais responsável.

Se a moda consciente, entre outros temas relacionados à indústria têxtil te interessa, não deixe de assinar a nossa newsletter, para receber conteúdos diretamente em sua caixa de entrada do e-mail. Preencha o formulário abaixo!


1.00 avg. rating (52% score) - 1 vote

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo