Lendo agora
Moodboard: como criar um painel de inspiração de moda?

Moodboard: como criar um painel de inspiração de moda?

painel de inspiração moda

O planejamento pode definir o sucesso de uma coleção de moda. Ainda que os equipamentos e técnicas garantam um ótimo resultado e acabamento das peças, é a etapa de pesquisa e coleta de referências a responsável pela definição do conceito da coleção.

O painel de inspiração, também conhecido como moodboard, é uma ferramenta usada para organizar ideias, definir estilos e orientar conceitos visuais. As referências dispostas no “quadro de emoções” irão traduzir a atmosfera do projeto.

Para te ajudar, reunimos dicas práticas sobre como criar um painel de inspiração de moda, seja físico ou online. Confira!

Para que serve um moodboard?

Toda criação exige pesquisa. Para explorar a potencialidade criativa e chegar a um denominador comum — seja uma peça-chave, estilos de modelagens ou o conceito da coleção —, é importante compilar todas as ideias ocorridas no processo.

painel de inspiração moda

O painel de inspiração de moda, portanto, é onde depositamos todas as referências visuais de um projeto, como cores, texturas, tecidos e imagens. Ainda que ele pareça abstrato demais, pode evidenciar muito bem o contexto ou as sensações desejadas.

Ele também pode ser utilizado para inspirar e representar as ideias aos clientes, garantindo que os projetos de moda, design ou arquitetura apresentem uma essência e reflitam os objetivos traçados.

painel de inspiração moda

Como criar?

Independentemente do foco da criação do painel de inspiração, antes de estudar as referências, reúna as ideias que podem manifestar a intenção do projeto. Você pode criar um moodboard físico, utilizando uma tela, lousa ou painel para pregar pedaços de tecidos, recortes de catálogos de cores, fotos e imagens de revistas e livros.

Caso as principais referências sejam digitais, o moodboard online é a solução. Hoje, existem diversas ferramentas, pagas e gratuitas, desenvolvidas especialmente para criar um painel de inspiração. Conheça algumas delas:

GoMoodboard: a ferramenta é gratuita e fácil de usar. Comece com um modelo em branco e suba as imagens e comentários no quadro. O painel poderá ser editado e compartilhado por você a qualquer momento.

Canva: a ferramenta gratuita de design gráfico também permite a criação de moodboards. Crie uma grade para dispor os elementos coletados e baixe como uma imagem ou documento em PDF. Você ainda pode compartilhar o painel para que outros colaboradores editem em tempo real.

Baixe o Guia de Produção Sustentável de moda clicando na imagem.

Veja também
moda fitness inverno

Pinterest: a rede social de compartilhamento de imagens é gratuita e muito utilizada para elaborar painéis de inspiração. Crie uma pasta especialmente para o projeto, que pode ser secreta ou aberta para os seus seguidores. Quando compartilhada, elas também podem ser editadas por outros membros da equipe.

Niice: a ferramenta é paga e apresenta diversas funcionalidades para a criação de moodboards. Com ela, você pode coletar imagens dispostas no site e arrastá-las para seu painel, assim como salvar fotos da web por meio de uma extensão do navegador Google Chrome ou Safari.

InVision: a elaboração de painéis de inspiração é uma das funções da ferramenta paga de prototipagem. É fácil de usar e garante flexibilidade para todos que queiram colaborar com a criação. Os boards ainda possuem uma ótima visualização em smartphones e tablets, facilitando a pesquisa em diferentes canais.

Viu só? Criar um painel de inspiração de moda é o primeiro passo para garantir o êxito do projeto. Uma ótima maneira de traduzir ideias, manifestar sensações, expressar sentimentos, guiar e orientar decisões.

E para que a sua nova coleção seja um sucesso total, aproveite para conferir o nosso e-book gratuito com as previsões de moda e consumo para 2021/2022. Para baixá-lo, clique no banner abaixo!

Banner Digitale previsões moda e consumo

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo