Lendo agora
Moodboard: como criar um painel de inspiração de moda?

Moodboard: como criar um painel de inspiração de moda?

painel de inspiração moda

Ao criar o conceito de uma coleção, é fundamental contar com uma etapa de pesquisa e coleta de referências. Isso porque, para construir uma linguagem que estabeleça relação entre as peças, é preciso muita inspiração.

Nesse contexto, o moodboard de moda figura como uma ferramenta que facilita a organização de ideias, a definição de estilos e a orientação de elementos visuais. As referências dispostas no “quadro de emoções” ajudam a traduzir a atmosfera do projeto.

Para te ajudar no processo, reunimos dicas práticas sobre como criar um painel de inspiração de moda, seja físico ou online. Confira!

Banner Digitale Previsões 2021/2022

O que é moodboard na moda?

O moodboard, também conhecido como painel semântico ou de inspirações, é uma ferramenta que reúne várias referências visuais, como imagens, textos e amostras de objetos, a fim de criar ou representar um conceito.

Na moda, o moodboard pode ser utilizado em vários tipos de projeto. O painel é muito útil na criação de coleções, mas também desempenha um papel importante para a construção de marca, nos editoriais e na comunicação do negócio.

A ideia é que o painel semântico sirva como base e inspiração para a composição do conceito, a partir de elementos que apresentem a mensagem que se pretende passar, mesmo que de forma abstrata.

painel de inspiração moda
A montagem do moodboard pode partir de uma temática específica ou, então, utilizar elementos distintos para criar um conceito.

As referências do moodboard podem vir das mais variadas fontes. Elas podem ser, por exemplo, cores, fotografias, colagens, palavras, tecidos e estampas. A relação entre esses recursos é construída na própria concepção do painel.

A importância do painel de inspiração

Toda criação exige pesquisa. Para explorar a potencialidade criativa e chegar a um denominador comum — seja uma peça-chave, estilos de modelagens ou o conceito da coleção —, é importante compilar todas as ideias ocorridas no processo.

O painel de inspiração de moda, portanto, é o depósito de todas as referências visuais de um projeto. Por ter essa função, o moodboard é capaz de materializar conceitos e pode servir até para auxiliar a escolha de nomes para coleção

Mesmo quando produzido de forma online, o painel é um modo de não deixar as ideias somente na cabeça e torná-las mais tangíveis, por meio de uma visualização mais concreta, que evidencia contextos ou sensações.

Mulher montando um painel de inspiração de moda
Moodboard, moda e inspiração caminham sempre juntos.

Por isso, ele também é um norte importante para as equipes de criação. No caso de uma coleção, designers podem utilizar o moodboard como ponto de partida para a construção das peças. Já para um editorial, ele pode servir como inspiração para maquiadores e fotógrafos.

Além disso, pode ser utilizado para representar as ideias aos clientes, garantindo que os projetos de moda, e também os de design ou arquitetura, apresentem uma essência e reflitam os objetivos traçados.

Moodboard para coleções

Montar um painel semântico para coleções é uma parte importante do processo criativo e propicia uma série de insights para a composição das peças e até mesmo para sua divulgação.

As possibilidades de elementos para confeccionar o moodboard são inúmeras e vão depender de quais são as inspirações que estão guiando o conceito ou o propósito que se pretende com o painel.

Painel de inspiração de moda da marca UMA
Painel da marca UMA conta com fotografias variadas, capas de revista, imagens de quadros e até de cerâmicas. Foto: Divulgação/Vogue Brasil

Caso a inspiração da coleção seja um lugar específico, vale a pena incluir fotografias dele e referências culturais, que podem ser as mais variadas, de estilistas e roupas locais até celebrações importantes.

Já se houver um elemento-chave que sirva de inspiração para a coleção, como a botânica, vale a pena investir em imagens ou ilustrações de plantas, por exemplo. Um aspecto interessante que pode ser explorado nesse sentido são as texturas. 

Moodboard da marca Lenny Niemeyer
Moodboard da marca Lenny Niemeyer, que tem a lua como uma das temáticas. Foto: Divulgação/Vogue Brasil

Se a intenção for criar um painel já mais voltado à produção das peças, incluir tecidos e estampas pode ser uma boa opção. Fotografias de looks de referência também podem ser uma boa pedida.    

Incluir imagens ou até frases de personalidades que tenham a ver com o conceito que está sendo criado é outra possibilidade que funciona bem na montagem do moodboard, já que as ideias, atitudes e posicionamentos de pessoas são ótimas fontes de inspiração.

Painel de inspiração de moda da marca Cotton Project
Painel de inspirações da marca Cotton Project com imagens de pessoas. Foto: Divulgação/Vogue Brasil

Além disso, as cores são sempre um ótimo guia para a criação do painel semântico. É possível tanto utilizar uma paleta de tons para complementar o moodboard como escolher elementos visuais que tenham a tonalidade que se pretende utilizar. 

Moodboard para editoriais

O moodboard para fotografia editorial de moda é uma possibilidade de guia de inspirações para a equipe antes, durante e após o shooting. Ele pode auxiliar a produção e também o tratamento das imagens.

Outro ponto que vale ser citado é que ter um painel semântico para a produção das fotos pode ajudar a manter a linguagem, a identidade e o contexto desejados para a coleção.

Esse tipo de moodboard pode contar com imagens ou esboços de todas as peças da coleção, fotografias de editoriais de referência, além de inspirações de cabelo, maquiagem e poses para os modelos.

Duas pessoas montando um moodboard
O painel de tema na moda também serve para facilitar a produção de editoriais.

Como criar um moodboard?

Se você já se perguntou “como montar um moodboard de moda?”, saiba que, independentemente do foco da criação do painel de inspiração, antes de estudar as referências, é preciso reunir várias ideias que possam manifestar a intenção do projeto e isso pode ser realizado de duas formas principais.

Veja também
homem usando estilo activewear

Você pode criar um moodboard físico, utilizando uma tela, lousa ou painel para pregar pedaços de tecidos, recortes de catálogos de cores, fotos e imagens de revistas e livros.

Caso as principais referências sejam digitais, o moodboard online é a solução. Hoje, existem diversas ferramentas, pagas e gratuitas, desenvolvidas especialmente para criar um painel de inspiração. Conheça algumas delas.

GoMoodboard

A GoMoodboard é uma ferramenta gratuita e fácil de usar. Comece com um modelo em branco e suba as imagens e comentários no quadro. O painel poderá ser editado e compartilhado por você a qualquer momento.

Canva

O Canva também é uma a ferramenta gratuita de design gráfico e permite a criação de moodboards. Crie uma grade para dispor os elementos coletados e baixe como uma imagem ou documento em PDF. Você ainda pode compartilhar o painel para que outros colaboradores editem.

Pinterest

O Pinterest é uma das maiores redes sociais de compartilhamento de imagens. É gratuita e muito utilizada para elaborar painéis de inspiração. Crie uma pasta especialmente para o projeto, que pode ser secreta ou aberta para os seus seguidores. Quando compartilhada, ela também pode ser editada por outros membros da equipe.

cta-moda-pos-pandemia

Niice

O Niice é uma a ferramenta paga, que apresenta diversas funcionalidades para a criação de um painel de inspiração de moda. Com ela, você pode coletar imagens dispostas no site e arrastá-las para seu painel, assim como salvar fotos da web por meio de uma extensão do navegador Google Chrome ou Safari.

InVision

No InVision, a elaboração de painéis de inspiração é uma das funções da ferramenta paga de prototipagem. É fácil de usar e garante flexibilidade para todos que queiram colaborar com a criação. Os boards ainda possuem uma ótima visualização em smartphones e tablets, facilitando a pesquisa em diferentes canais.

Um ponto importante ao criar um painel de inspiração de moda, sejam eles físicos ou digitais, é compreender que os moodboards não precisam permanecer do mesmo jeito após montados. É possível, e até recomendado, revisitá-los e alterá-los conforme o desejo ou a necessidade.

Compor um painel semântico de moda é o primeiro passo para garantir o êxito de um projeto. Além disso, é uma ótima maneira de traduzir ideias, manifestar sensações, expressar sentimentos, guiar e orientar decisões. 

Para manter a inspiração sempre em dia, conheça o moodboard de moda no Pinterest da Digitale Têxtil. Clique no banner abaixo e confira!

Banner para o perfil no Pinterest da Digitale Têxtil.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo