Modelos de maiô: confira a versatilidade dessa peça clássica


Um clássico da moda praia, o maiô andou desaparecido das areias por alguns anos – só para voltar com todo o gás nos últimos verões! Por oferecer mais conforto, sustentação e liberdade de movimento, a peça clássica é a favorita de muitas mulheres.
Para marcar presença no verão de suas clientes, confira, neste post, alguns modelos de maiô que não podem faltar na sua confecção! Mas, antes, vamos falar rapidinho sobre a história dessa peça para que você fique por dentro de tudo. É só seguir na leitura.
História do maiô
Como tudo na história, o maiô não surgiu do jeito que ele é hoje, mas foi se adaptando e se modificando de acordo com os costumes de cada época. As primeiras peças de banho apareceram no século XVII, quando um bom mergulho de rio ou de mar passou a ser considerado uma atividade social.
Nessa época, o maiô era exclusivamente masculino, visto que, ao gênero feminino, ainda não era permitida essa atividade. Foi só em meados de 1820 que as mulheres passaram a ter acesso a esse lazer e, portanto, tornou-se necessária a criação de uma peça que atendesse à demanda pelo conforto sem deixar de lado a importância do recato: o corpo precisava ser coberto o máximo possível.
Nasceu, então, o maiô, que, na época, cobria quase o corpo inteiro, incluindo os braços e as pernas. A partir de então, a peça foi sendo encurtada cada vez mais, até chegar a um formato mais parecido com o que encontramos hoje em dia.
Foi no século XX que o maiô se tornou a peça versátil e elegante que conhecemos hoje, com o aprimoramento da qualidade da indústria têxtil, que trouxe a possibilidade de novos tecidos e de novas estampas. Os biquínis nasceram em 1946 e passaram a se popularizar na década de 60, reinaram absolutos com a chegada dos anos 2000, e foi a pouco tempo que os maiôs recuperaram sua posição sob os holofotes. Vamos aproveitar para apresentar alguns dos modelos mais comuns.
Maiô engana mamãe
O modelo é o preferido de muitas por ser quase um meio termo entre o biquíni e o maiô, valorizando a silhueta e disfarçando a barriga ao mesmo tempo. Seu ponto fraco são as marquinhas de bronzeado, já que seus desenhos diferenciados não facilitam esse quesito.
Ele é indicado para mulheres que querem afinar a cintura e destacar os quadris – e pode não funcionar tão bem se o objetivo é esconder as gordurinhas da barriga, já que ele não oferece a sustentação necessária.

Maiô retrô
A exaltação do vintage trouxe de volta os modelos de maiô das décadas de 40, 50 e 60. O modelo retrô é o aliado perfeito para aquelas que não gostam de mostrar demais, mesmo na hora de desfilar roupas de banho.
Seu ar clássico e descolado, ao mesmo tempo, traz muito estilo e personalidade a um look praiano. A vibe retrô contempla também a opção do maiô com bojo, uma vantagem de sustentação para mulheres com seios maiores.

Maiô tomara que caia
Este decote, já muito presente no vestuário feminino, funciona bem na moda praia, adicionando um toque de elegância aos maiôs. O modelo atende quem quer disfarçar o quadril, evidenciando os membros superiores do corpo, como o colo e os braços. É uma opção também para as baixinhas, já que alonga a silhueta.
Também é ideal para aquelas que se preocupam mais com as marquinhas do bronzeado, já que não deixa interferência de alças no resultado.

Maiô decotado nas costas
O decote nas costas traz um toque de sensualidade à peça, valorizando as curvas naturais do corpo e chamando a atenção para essa parte da silhueta que, em geral, fica escondida no dia a dia.
É mais uma opção para quem costuma preferir os biquínis por eles cobrirem menos o corpo: a sensualidade do maiô está justamente no fato de que ele brinca com as possibilidades de cobertura, entregando diferentes resultados.

Maiô cavado
O maiô cavado é a releitura do tão famoso “asa delta”, que dominava os verões dos anos 80. Por valorizar as curvas femininas e alongar as silhuetas, é um modelo bastante democrático e que costuma funcionar bem em qualquer tipo de corpo e de personalidade: das mais recatadas às mais ousadas. O que muda tudo é o tamanho da cava escolhida!

Maiô com mangas
O modelo de maiô com manga longa chega para atender à demanda que nasceu quando as pessoas passaram a entender melhor os danos causados pela exposição solar e buscam formas mais efetivas de proteção.
Como a moda é rápida para responder às necessidades, o que era apenas uma questão de saúde logo se tornou questão de estilo, e os verões estão sendo cada vez mais invadidos pelas peças de manga longa, que buscaram inspiração nos trajes de surf.
A princípio, a peça pode gerar estranhamento, visto que as brasileiras estão acostumadas com modelos menos fechados, mas já podem ser encontradas opções que brincam com com diferentes recortes e trazem um ar mais livre e fashionista ao modelo.
Além de protegerem mais do sol que os modelos convencionais, principalmente quando aliados a tecidos com proteção UV+, o maiô com manga longa também atende bem quem gosta de praticar esportes na praia, por oferecer mais segurança e liberdade de movimento.

Maiô preto
Por mais que não seja um modelo específico como os outros, o maiô preto não tinha como ficar de fora desta lista. Clássica e atemporal, a cor preta é sinônimo de elegância e será encontrada na praia independente da paleta da nova estação.

Agora que você já conhece alguns modelos de maiô que sempre fazem sucesso, lembre-se: qualidade nunca sai de moda! Para arrasar em sua confecção e encantar as cliente, busque tecidos resistentes e que melhorem a performance da peça.
As bases para moda praia da Digitale Têxtil, todas produzidas com a supermicrofibra, contam com proteção UV+50, proteção anti-cloro, anti-bactericida e microcápsulas de Aloe Vera, que hidratam a pele. Para conferir, é só clicar no banner abaixo!