Lendo agora
Como produzir moda sustentável na sua confecção?

Como produzir moda sustentável na sua confecção?

como produzir moda sustentável

Estamos em 2021 e a pauta da sustentabilidade está cada vez mais em alta: o mundo passou milhares de anos nos servindo e está sofrendo a consequência disso. Por isso, precisamos pensar, cada vez mais, em alternativas para continuar vivendo, produzindo e causando o mínimo de interferências negativas possíveis no planeta. 

A busca pelo consumo consciente já chegou a diversos âmbitos e mercados, e não seria diferente com a indústria de confecção. Portanto, neste post, vamos conversar um pouco sobre moda sustentável e sobre como é possível aplicá-la nas confecções.

O que é moda sustentável?

A moda sustentável é uma linha da indústria fashion que se preocupa em minimizar os impactos ambientais causados durante o ciclo de vida do produto. A iniciativa vai desde a produção dos tecidos, por exemplo, até a alta quantidade de descarte de peças usadas.

O debate sobre essas questões é urgente, visto que a moda se estabeleceu como forma de status social. Isso faz com que tendências nasçam e morram na velocidade da luz para diferenciar as pessoas, tornando constantemente os produtos em artigos obsoletos, o que gera um ciclo alucinado de consumo e de descarte. Além disso, a prática explora os recursos naturais de forma ávida e entrega lixo no lugar.

A estimativa é de que cada pessoa consuma, por ano, 34 peças de roupa e jogue fora 14 quilos delas. Os aterros sanitários de todo o mundo incineram 12 milhões de peças de vestuário no mesmo período de tempo. Tudo isso contribui com quase tanto gás carbônico para o efeito estufa quanto a indústria petroleira. 

Como produzir moda sustentável
12 milhões de peças de roupa são incineradas por ano em todo o mundo.

Atualmente, no entanto, os olhares dos consumidores estão começando a se voltar cada vez mais para os valores que as marcas entregam para além dos produtos. Consumir de uma empresa é muito mais do que gostar das roupas: significa apoiar os seus valores e suas formas de produção.

O consumidor de uma grife que utiliza trabalho infantil em sua produção, por exemplo, está alimentando essa prática ao investir seu dinheiro nela para comprar as peças. Todo negócio que está funcionando monetariamente está sendo legitimado. Portanto, muitas empresas acabam adquirindo consciência apenas ao sentirem os efeitos no bolso. 

Enquanto isso, já existem muitas medidas que podem ser empregadas na linha de produção para buscar a sustentabilidade na moda, reduzindo os impactos tanto sociais quanto ambientais gerados pela indústria. Nesse texto, vamos conversar, também, sobre isso.

Como produzir moda sustentável?

Uma confecção de moda pode produzir de maneira mais sustentável, aumentando a vida útil de suas peças. Isso garante que ela evite participar ativamente do ciclo de obsolescência programada (quando os produtos são feitos com a intenção de se deteriorarem rapidamente) e incentive o consumo consciente

Para isso, pode-se trabalhar conceitos mais profundos nas coleções, ao invés de  focar apenas nas tendências atuais, que podem sumir no próximo mês. A marca também pode buscar trabalhar com tecidos de qualidade e melhorar seus acabamentos. Isso faz com que ela passe a fornecer peças duráveis, que as pessoas podem manter por anos no armário. 

É interessante também trabalhar com propostas como o upcycling, por exemplo, que propõe a customização de peças antigas e a utilização de materiais descartados para criar peças únicas. Isso agrega valor à identidade das criações e, consequentemente, atrais o consumidor mais antenado em questões sociais.

Outra possibilidade é a de propor ações que levam em consideração a economia reversa e oferecer aos clientes a oportunidade de descartarem as suas peças por sua empresa quando quiserem se desfazer delas. 

Para incentivar esse tipo de comportamento, é interessante criar campanhas de conscientização sobre o reaproveitamento de materiais. Outra opção, se fizer sentido, é oferecer programas de desconto para incentivar iniciativas sustentáveis, por parte do consumidor. 

Veja também
estamparia digital

como produzir moda sustentável: políticas de upcycling
Práticas de economia circular fazem muito sentido para confecções que buscam praticar a moda consciente.

Quando falamos em sustentabilidade, é comum que a primeira coisa que venha à cabeça das pessoas seja o cuidado com o meio ambiente. Todavia, h. Consciência social também faz parte e, portanto, não basta estar atento à natureza e explorar pessoas de maneira a aumentar a desigualdade.

Qual é o custo humano do que você produz? Esteja preocupado, sempre, em garantir condições dignas de trabalho a todos que estejam presentes na sua cadeia de produção. E, falando em cadeia de produção, é importante levar em consideração quem são os seus fornecedores.

Assim como os consumidores finais começaram a criar consciência e se preocupar mais com os valores seguidos pelas marcas das quais eles compram, uma empresa pode prestar mais atenção em seus fornecedores para entender de onde e como estão consumindo suas matérias-primas. 

Onde comprar tecidos sustentáveis?

Uma das correntes da moda sustentável é a eco moda, que foca em buscar a sustentabilidade, reduzindo o consumo de recursos naturais e priorizando materiais e processos que diminuem o impacto ambiental de sua produção.

Os tecidos ecológicos de fibras orgânicas, por exemplo, como o algodão orgânico e o bambu, minimizam muito a poluição ambiental. Outra ótima alternativa é optar por tecidos produzidos com material reciclado. 

A base Oceanic Eco da Digitale Têxtil é produzida com fios reciclados de garrafa PET e tem excelente gramatura e elasticidade, sendo uma das campeãs de vendas para moda praia. Para conferir, é só clicar no banner abaixo! 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo