Lendo agora
Moda sem gênero: o que é e como aderir na confecção

Moda sem gênero: o que é e como aderir na confecção

moda sem gênero - conheça e veja como adotá-la!

Por mais que não seja algo exatamente novo, a moda sem gênero explodiu recentemente. Fenômenos culturais que celebram a quebra de padrões de gênero e a experimentação, como seriados como RuPaul’s Drag Race e celebridades como Samira Wiley e Ezra Miller, estão estimulando cada vez mais pessoas e marcas a investirem nesse mercado.

Com o aumento da procura, as confecções enxergam, no nicho, uma grande oportunidade. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

O que é moda sem gênero?

A grosso modo, a moda sem gênero consiste em peças e looks que podem ser usados independentemente do gênero da pessoa. Ao longo da história, é possível encontrar diversos ícones da moda que se aventuraram por esse caminho, como a icônica atriz Marlene Dietrich na década de 30, que conquistou o mundo com looks ousados, utilizando calças e ternos, algo controverso para uma mulher usar na época. Até hoje, é possível encontrar releituras de seu clássico visual, com um terninho e chapéu estilo cartola.

moda sem gênero - icones do estilo
Marlene Dietrich, atriz alemã e um dos primeiros ícones da moda unissex.

A moda sem gênero vai muito além de apenas incorporar elementos femininos em peças masculinas ou o contrário. Sua premissa é criar peças que podem ser usadas de forma confortável e atraente por pessoas de todos os gêneros, com os mais diferentes tipos de corpos e desejos.

As redes sociais são um canal importante para que a proliferação do estilo continue em alta. Acompanhando o visual de celebridades e influencers, como a cantora Billie Eilish, conhecida por sua pegada streetwear e apreço pelo conforto, seguidores podem sentir-se desafiados e estimulados a experimentar estilos diferentes e que vão de encontro com as normas sociais de beleza e gênero.

moda sem gênero - billie eilish
Billie Eilish, um dos grandes nomes do estilo. Foto: Reprodução / Instagram

Atualmente, a moda sem gênero está mais acessível do que nunca. Além de grifes e confecções slow fashion, lojas de departamento ,como a C&A, lançaram recentemente coleções apostando na tendência.

Como aderir à moda sem gênero

Diferentemente do que muitos pensam, a moda andrógina não se resume apenas a roupas largas e em cores como cinza e preto – ela pode utilizar cores e modelagens de todos os tipos. É necessário ter cuidado nesse ponto: marcas grandes lançaram coleções que apelam para essa saída e foram criticadas pela falta de originalidade.

Para não ter esse problema, é necessário criatividade e cuidado. Na hora da criação, pense em peças que podem ser utilizadas por todas as pessoas, e tenha especial atenção a regiões como ombros e cinturas, assim como comprimento das roupas.

As peças podem ser tanto chamativas quanto básicas. Lembre-se que a ideia não é buscar roupas na sessão do gênero oposto na loja, e sim buscar peças sem marcações de gênero.

moda sem gênero - colecoes famosas
A coleção de roupas sem gênero da H&M é uma boa mostra de que a moda sem gênero está longe de ser apenas usar peças antes reservadas para um tipo de pessoa. Foto: Reprodução / H&M

Para facilitar a produção, é possível utilizar manequins que não possuam marcação de gênero. Com eles, é possível explorar novas medidas e formas de caimento.

Veja também
roupas para praticar yoga - dicas para o seu negócio!


Também não fique preso a limitações de peças. Muitas vezes, coleções apresentam artigos como calças e camisas, mas é possível ir além e criar peças como vestidos e saias sem distinção de gênero, aumentando a ousadia e as oportunidades para pessoas que buscam esse estilo!

Cores e estampas

Como já dito, a moda para todos vai muito além de uma paleta de cores sóbria e estampas lisas. Por mais que seja um estilo bastante procurado, nada impede a coleção de possuir cores ousadas e estampas chamativas, trazendo alegria e dinamismo para a tendência.

Estampa para moda sem gênero.
« 1 de 7 »

Gostou do conteúdo e quer ficar em dia com o mundo da moda? Confira o perfil da Digitale Têxtil no Pinterest, com muitas inspirações para te ajudar nas próximas produções!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo