Lendo agora
Moda minimalista feminina: o que é e inspirações

Moda minimalista feminina: o que é e inspirações

A moda minimalista feminina aplicada em um guarda-roupa com poucas peças.

Com o avanço do slow fashion, do consumo consciente e da disseminação de um estilo de vida mais desacelerado, a moda minimalista feminina começa e a se destacar dentre as tendências.

Se você está pensando em abraçar essa causa, continue a leitura para descobrir a definição, conferir inspirações e verificar estampas minimalistas para utilizar na hora de criar as peças!

O que é moda minimalista?

Na moda, o minimalismo é mais que uma questão de design. Na realidade, ele surge como uma ideia, um lifestyle a ser seguido, o qual prega um consumo consciente para criar um guarda-roupa com peças versáteis, atemporais e de qualidade. 

A ideia ainda não é muito famosa no Brasil, e se conecta de forma direta com as filosofias do slow fashion. Na moda minimalista, as pessoas não fogem das tendências, mas refletem, ao comprar uma peça, sobre a real necessidade da aquisição.

Em questões de design, o estilo minimalista na moda se refere às cores mais clássicas e básicas, como o branco, o preto, o cinza, o azul-marinho e o marrom. As estampas são sempre simplistas e sutis, dando espaço para as listras, para os poás e até para o xadrez.

Em questão de modelo, as peças podem variar de casuais a formais. Já os acessórios tendem a ser poucos e sutis, sendo que, na hora de escolher, o pensamento que surge é o de que menos é mais.

Baixe o Guia de Produção Sustentável de moda clicando na imagem.

Outra dica é apostar em looks monocromáticos ou com uma peça só em tons vibrantes, como o amarelo ou o vermelho. Assim, se a sua coleção tiver tons mais fortes, você pode encontrar o equilíbrio entre eles. Além de, é claro, incentivar um estilo de vida mais consciente e sem excessos.

Para compreender exatamente o que é o estilo minimalista e começar a se adaptar a ele, é possível criar uma coleção-cápsula. Ela consiste em uma coleção especial, entre as estações e geralmente menor que o lançamento principal da marca, com um tema para guiá-la. 

Essa coleção é uma boa ideia para começar a se familiarizar com o estilo minimalista, porque terá que explorar as combinações e apresentar o conceito para os consumidores.

Inspirações de peças com estilo minimalista

Na hora de criar peças minimalistas, é importante ter inspirações de cores e de estampas para ser fiel à filosofia e entregar muito estilo. O corte das peças também é fundamental, tendo em vista que elas precisam ser versáteis e atemporais.

Confira como a moda minimalista tem sido utilizada nas coleções de 2020, conquistando as ruas e as passarelas.

Cores

Mulheres com tons básicos, ótimos para a moda minimalista feminina.
As cores básicas são a melhor aposta para o estilo minimalista.

Cores básicas e clássicas, como o branco, o preto, o cinza, o marrom e o azul-marinho são as mais famosas no minimalismo. É no contraste entre elas e na modelagem das peças que o estilo é expressado.

Tons fortes

Mulheres vestindo vermelho e amarelo, uma escolha da moda minimalista feminina para quem gosta de vida nas peças.
As cores primárias também têm espaço na moda minimalista.

Caso você goste de cores mais fortes, como as primárias, é possível usá-las nos looks minimalistas como elemento destaque. Geralmente, elas são combinadas com as cores clássicas, para continuar apostando no menos é mais.

Estampas

Mulheres usando estampas simples de bolinhas e xadrez, famosas na moda minimalista feminina.
No estilo minimalista, as estampas de poá, de listras e com padrão xadrez ganham espaço nos detalhes.

Para os apaixonados em estampas e em padronagens, nos looks minimalistas eles podem aparecer em forma de detalhes, sempre puxando para o clássico. Bolinhas, listras e xadrez ganham a cena em combinações ousadas e cheias de estilo.

Marcas que criam moda minimalista

Existem algumas marcas ao redor do mundo que criam todo seu conceito e fashion branding em cima da moda minimalista feminina. Se você está pensando em criar uma coleção ou até em construir um armário-cápsula, elas podem te ajudar nesse processo.

Loja Três

A Loja Três é uma marca nacional criada no Rio de Janeiro que aposta no minimalismo para lançar sua ideia no mercado. O site é simples, as peças são sóbrias, em tons únicos e sempre cuidadas para garantir muito estilo aos looks

My Basic

A ideia da My Basic é criar um closet versátil, funcional e atemporal. A loja se proclama adepta ao slow fashion e à moda sustentável, criando uma variedade enorme de peças minimalistas – inclusive, ela possui uma coleção inteira para o período de gestação.

Clique e baixe o ebook sobre Indústria. e o setor têxtil.

Não Vivo Sem

A Não Vivo Sem roda São Paulo garimpando peças para todos os corpos em estilo minimalista. Algumas são customizadas à mão antes de serem colocadas no site para compra, com um traço de pincel minimalista e superartístico.

Veja também
estampas vintage - tudo para aplicá-la nas coleções!

NA.LOO

Outra marca carioca e engajada nos movimentos dentro do mundo da moda, a NA.LOO é ótima para quem busca inspiração em um estilo minimalista repleto de peças monocromáticas.

Tecidos e estampas minimalistas

Quer se aventurar na moda minimalista? Na Digitale Têxtil, você encontra tecidos e padronagens cheias de estilo para criar peças e coleções. Acesse o site e confira!

Cores sólidas

Apostar em tons primários, como o amarelo, o vermelho e o azul, combinados com o preto, o cinza, o branco e o azul-marinho é uma ótima forma de criar peças minimalistas fortes e cheias de estilo.

Clique para acessar os tecidos para moda minimalista feminina na Digitale Têxtil.

Estampas

A combinação de estampas sutis e cores básicas proporcionam peças minimalistas bastante estilosas e que podem ser versáteis, caminhando entre o casual e o chique.

Clique para acessar os tecidos estampados para moda minimalista feminina na Digitale Têxtil.

Na hora de criar peças, coleções e até de se adaptar ao minimalismo, é importante se lembrar que, antes de um estilo, ele é uma filosofia. Junto ao slow fashion, ele busca a redução do consumo desenfreado e ilumina as questões sustentáveis que permeiam o mundo da moda.

Buscar inspirações, referências e contar com os tecidos certos é fundamental nesse processo. Na loja virtual da Digitale Têxtil, você encontra tecidos lisos e estampados que vão transformar as peças minimalistas em uma expressão de identidade. Acesse clicando no banner e confira nossos tecidos sustentáveis e tecnológicos!

Clique para acessar tecidos para moda minimalista no site da Digitale Têxtil.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo