Moda minimalista feminina: conceito, inspirações e exemplos
Com o avanço do slow fashion, do consumo consciente e da disseminação de um estilo de vida mais desacelerado, a moda minimalista feminina começa e a se destacar dentre as tendências.
Se você está pensando em abraçar essa causa, continue a leitura para descobrir a definição, conferir inspirações e verificar estampas minimalistas para utilizar na hora de criar as peças!
O que é moda minimalista?
Na moda, o minimalismo é mais que uma questão de design. Na realidade, ele surge como uma ideia, um lifestyle a ser seguido, o qual prega um consumo consciente para criar um guarda-roupa com peças versáteis, atemporais e de qualidade.
A ideia ainda não é muito famosa no Brasil, e se conecta de forma direta com as filosofias do slow fashion. Na moda minimalista, as pessoas não fogem das tendências, mas refletem, ao comprar uma peça, sobre a real necessidade da aquisição.
Em questões de design, o estilo minimalista na moda se refere às cores mais clássicas e básicas, como o branco, o preto, o cinza, o azul-marinho e o marrom. As estampas são sempre simplistas e sutis, dando espaço para as listras, para os poás e até para o xadrez.
Em questão de modelo, as peças podem variar de casuais a formais. Já os acessórios tendem a ser poucos e sutis, sendo que, na hora de escolher, o pensamento que surge é o de que menos é mais.
Outra dica é apostar em looks monocromáticos ou com uma peça só em tons vibrantes, como o amarelo ou o vermelho. Assim, se a sua coleção tiver tons mais fortes, você pode encontrar o equilíbrio entre eles. Além de, é claro, incentivar um estilo de vida mais consciente e sem excessos.
Para compreender exatamente o que é o estilo minimalista e começar a se adaptar a ele, é possível criar uma coleção-cápsula. Ela consiste em uma coleção especial, entre as estações e geralmente menor que o lançamento principal da marca, com um tema para guiá-la.
Essa coleção é uma boa ideia para começar a se familiarizar com o estilo minimalista, porque terá que explorar as combinações e apresentar o conceito para os consumidores.
Inspirações de peças com estilo minimalista
Na hora de criar peças minimalistas, é importante ter inspirações de cores e de estampas para ser fiel à filosofia e entregar muito estilo. O corte das peças também é fundamental, tendo em vista que elas precisam ser versáteis e atemporais.
Confira como a moda minimalista tem sido utilizada nas coleções de 2020, conquistando as ruas e as passarelas.
Cores
Cores básicas e clássicas, como o branco, o preto, o cinza, o marrom e o azul-marinho são as mais famosas no minimalismo. É no contraste entre elas e na modelagem das peças que o estilo é expressado.
Tons fortes
Caso você goste de cores mais fortes, como as primárias, é possível usá-las nos looks minimalistas como elemento destaque. Geralmente, elas são combinadas com as cores clássicas, para continuar apostando no menos é mais.
Estampas
Para os apaixonados em estampas e em padronagens, nos looks minimalistas eles podem aparecer em forma de detalhes, sempre puxando para o clássico. Bolinhas, listras e xadrez ganham a cena em combinações ousadas e cheias de estilo.
Marcas que criam moda minimalista
Existem algumas marcas ao redor do mundo que criam todo seu conceito e fashion branding em cima da moda minimalista feminina. Se você está pensando em criar uma coleção ou até em construir um armário-cápsula, elas podem te ajudar nesse processo.
Loja Três
A Loja Três é uma marca nacional criada no Rio de Janeiro que aposta no minimalismo para lançar sua ideia no mercado. O site é simples, as peças são sóbrias, em tons únicos e sempre cuidadas para garantir muito estilo aos looks.
My Basic
A ideia da My Basic é criar um closet versátil, funcional e atemporal. A loja se proclama adepta ao slow fashion e à moda sustentável, criando uma variedade enorme de peças minimalistas – inclusive, ela possui uma coleção inteira para o período de gestação.
Não Vivo Sem
A Não Vivo Sem roda São Paulo garimpando peças para todos os corpos em estilo minimalista. Algumas são customizadas à mão antes de serem colocadas no site para compra, com um traço de pincel minimalista e superartístico.
NA.LOO
Outra marca carioca e engajada nos movimentos dentro do mundo da moda, a NA.LOO é ótima para quem busca inspiração em um estilo minimalista repleto de peças monocromáticas.
Tecidos e estampas minimalistas
Quer se aventurar na moda minimalista? Na Digitale Têxtil, você encontra tecidos e padronagens cheias de estilo para criar peças e coleções. Acesse o site e confira!
Cores sólidas
Apostar em tons primários, como o amarelo, o vermelho e o azul, combinados com o preto, o cinza, o branco e o azul-marinho é uma ótima forma de criar peças minimalistas fortes e cheias de estilo.
Estampas
A combinação de estampas sutis e cores básicas proporcionam peças minimalistas bastante estilosas e que podem ser versáteis, caminhando entre o casual e o chique.
Na hora de criar peças, coleções e até de se adaptar ao minimalismo, é importante se lembrar que, antes de um estilo, ele é uma filosofia. Junto ao slow fashion, ele busca a redução do consumo desenfreado e ilumina as questões sustentáveis que permeiam o mundo da moda.
Buscar inspirações, referências e contar com os tecidos certos é fundamental nesse processo. Na loja virtual da Digitale Têxtil, você encontra tecidos lisos e estampados que vão transformar as peças minimalistas em uma expressão de identidade. Acesse clicando no banner e confira nossos tecidos sustentáveis e tecnológicos!