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Ciclos de tendências #6: a moda feminina dos anos 90

Ciclos de tendências #6: a moda feminina dos anos 90

Você provavelmente já leu ao menos um texto sobre o ressurgimento da moda feminina dos anos 90. A década deixou sua marca em roupas de flanela, bermudas ciclista, jeans e jardineiras.

Os anos 90 foram um período intenso para a geopolítica, moda e cultura. Na década, o mundo navegou por estilos diversos, do grunge, rap ao minimalista, assistiu ao lançamento de “Pulp Fiction”, ouviu muito Radiohead e Oasis e passou horas rindo com séries de comédia na TV, como “Seinfeld” e “Friends”.

Junte-se a nós para uma viagem pela memória para retratar um dos períodos mais emblemáticos para a indústria têxtil. Confira!

A moda dos anos 90

No início dos anos 90, a moda foi marcada por modelagens amplas e roupas coloridas, em paralelo com o estilo grunge, em que o predomínio era por xadrez, preto e vermelho.

O tênis do momento era o Nike Air Jordan, quase sempre combinado com calça jeans mom (de cintura alta e pernas retas, sem elastano) e camisetas oversized. A calça jogger também era popular, assim como a blusa de gola alta (turtleneck) e o moletom.

Com o tempo, a ascensão do grunge e do minimalismo ofuscou os tons vibrantes do começo da década. De repente, homens e mulheres passaram a circular com calças jeans rasgadas, blusas xadrez e camisas amarradas na cintura. Também eram comuns bandanas, jardineiras, coturnos e coletes, assim como roupas de corte simples e com raros detalhes.

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Jeans, modelagens amplas e tênis: a marca registrada da moda feminina dos anos 90.

Oposição aos anos 80

A moda dos anos 90 se posicionou como uma oposição à estética excessiva da década de 80. Jovens e adultos da época passaram a condenar o exagero de maquiagem e brilho, as roupas chamativas e os sprays de cabelo. A rejeição aos valores dos anos 80 permitiu ainda que as mulheres adotassem o estilo tomboy (que mistura peças desenhadas para homens ou de corte masculino).

Com a intenção de interromper o exagero fashion da década anterior, os consumidores passaram a optar por roupas tradicionais e que pudessem sobreviver quase ilesas às tendências de moda. Grandes marcas seguiram essa linha, como Giorgio Armani, Donna Karan e Calvin Klein – as campanhas da Calvin com a modelo Kate Moss foram a representação da estética 90s.

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Os anos 90 se firmaram como uma oposição aos excessos da década anterior.

Uma peça em especial foi replicada em muitas e muitas marcas: a jaqueta. As versões em jeans e couro eram as preferidas da juventude, já as mulheres sofisticadas usavam peças mais longas e acinturadas.

Em 1992, um grupo de estampas aterrissou nas araras: o animal print. Padronagens de onça, tigre, girafa e leopardo eram vistas em qualquer peça de roupa, de camisetas a sapatos, bolsas e vestidos.

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Nos dois anos seguintes, a moda dos anos 90 se rendeu ao glam. Especialmente em eventos festivos, as mulheres eram vistas com vestidos de tecido brilhoso, adornados com penas, franjas, miçangas e lantejoulas. Um modelo popular era o slip dress.

Minimalismo

Da metade da década em diante, consumidores desaceleraram o investimento em compras e o interesse pela alta costura se dissolveu. Foi nesse período que a Gap ganhou força, com suas calças e suéteres mais baratos.

O interesse pela moda era cada vez menor, forçando os designers a se ajustar a uma época mais relax. Como consequência, o combo de trabalho jaqueta + saia foi substituído pelo terninho com calça. E mais: os estilos esportivos e casuais (jeans, camiseta, moletom e tênis) passaram a ser aceitos em muitas ocasiões.

Em eventos importantes, era mais elegante usar um vestido preto básico do que uma superprodução. A sofisticação era expressa silenciosamente, apenas em tecidos nobres, sem bordados chamativos.

Para as bolsas, nada de tamanhos grandes. A tendência eram as minimochilas, tanto esportivas quanto casuais.

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A elegância está no básico: movimento minimalista propôs uma relação diferente com a moda.

Cultura dos anos 90

Foi uma época memorável no cinema, na tevê e na música. Nas telonas, “Titanic” superou todas as expectativas de público e renda, “Toy Story” mudou para sempre a forma como assistimos animações, e “Pulp Fiction” se tornou um clássico, assim como “Jurassic Park”.

A música abriu espaço para o rock, hip-hop, pop e para a música eletrônica. Quem era popular nas rádios e na MTV na época: Mariah Carey, Bon Jovi, Nirvana, Pearl Jam, Snoop Dogg, Celine Dion, Aerosmith, Michael Jackson, Phil Collins, Oasis, Radiohead e Madonna.

A tevê presenteou o público com os melhores programas de todos os tempos: “Friends”, “Seinfeld” e “ER”, este último inaugurou o movimento de séries com temas médicos, que deu origem a “House” e “Grey’s Anatomy”.

Moda fitness

O universo fitness noventista ficou reconhecido pelas jaquetas corta-vento neon, bermudas brilhantes de elastano com sobreposição de bodies ou tangas, calças capri, leggings estampadas ou de tecido cintilante, pochetes, polainas e pelos biker shorts.

A logo de Tommy Hilfiger estava estampada em tops, camisetas e calças de academia – ambiente onde predominavam as aulas de step. Nos pés, os tênis grandalhões dividiam a tendência com os chinelos slide, modelo introduzido pela Adidas.

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Bermuda estilo ciclista, top cropped e moletom amplo: o uniforme das academias.

Lingerie e beachwear

Uma das tendências mais marcantes da lingerie dos anos 90 foi o underwear à mostra, iniciada na década anterior. O período também teve Madonna com o icônico sutiã em formato de cone, assinado pelo estilista Jean Paul Gaultier; tecidos em cores fluorescentes; logomania e minimalismo.

Na onda logomania, o expoente máximo foi Calvin Klein, que estampou a modelo Kate Moss usando conjuntos de algodão em milhares de propagandas.

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Os sutiãs push-ups, que aumentam o busto, também eram populares, assim como as Angels, da Victoria’s Secret.

A moda praia do início dos anos 90 teve o minimalismo como principal vertente. O austríaco Helmut Lang era o designer do momento e atacava o excesso fashion dos anos 80. Seus biquínis tinham um forte compromisso com a proposta clean e eram inspirados na arte contemporânea. O resultado eram tops do estilo faixa e calcinhas maiores e do tipo short apenas em tecidos lisos.

A série “Baywatch” (“SOS Malibu”, no Brasil) inseriu uma nova estética: a do maiô vermelho cavado. O modelo foi reproduzido em areias e piscinas, e toda mulher queria ter um.

O biquíni dos anos 90 era mais diversificado do que o da década passada. A calcinha já não era mais tão cavada e os tops apresentavam modelos variados (triângulo, meia-taça e faixa).

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Ousadia, asa-delta e minimalismo: versatilidade na moda praia e íntima.

Moda dos anos 90 hoje

Os clássicos noventistas resistem às tendências e vez ou outra são incorporados à moda contemporânea, mas em versões atualizadas. Um exemplo desse movimento é a choker. A gargantilha, que foi usada por milhares de garotas na década de 90, ressurgiu recentemente em outros materiais, como metal, couro e búzios.

Mais exemplos da presença 90s na moda atual são o blazer oversized, biker shorts, mochila, coturno, jardineira, mom jeans, dad sneaker, jaqueta jeans, a pochete e os tons neons.

Na linha underwear, os anos 90 trouxeram o conforto do algodão e a tendência da logomania. Nos biquínis, a herança está nos maiôs cavados e nos sutiãs tipo faixa e meia-taça. A moda fitness anos 90 ainda inspira looks de academia, com camisetas e leggings estampadas com a logo de labels esportivas.

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Referências dos anos 90 hoje: mom jeans, biker shorts e pochete.

A moda dos anos 90 foi básica e responsável por inúmeros clássicos. Ainda hoje, inspira designers a fazer coleções casuais e esportivas.

No próximo e último post da série “Ciclo de Tendências”, você vai revisitar uma década que não está tão longe: os anos 2000, que foi marcado pelo jeans de cintura baixa e pela cultura emo.

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