Lendo agora
Ciclos de tendências #2: inspirações e referências da moda dos anos 50

Ciclos de tendências #2: inspirações e referências da moda dos anos 50

moda dos anos 50

Os anos 50, época também conhecida como anos dourados, foi marcado pelas mudanças culturais e sociais, como a inserção da televisão como meio de comunicação, o boom das musas e atores do cinema, como Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Brigitte Bardot, Marlon Brando e James Dean. Também foi na mesma década que surgiu o rock’n roll e a batida empolgante da música negra.

A moda da década teve grandes contribuições para época, e algumas referências podem ser vistas até os dias de hoje, reforçando o conceito de que a moda é cíclica, revisita o passado e traz referências para outfits atuais.

Confira a história da moda dos anos 50 e como sua estética pode ser vista nos looks dos dias de hoje!

A rebeldia jovem

Os jovens que antes eram preparados para uma vida de responsabilidades, na pós-guerra, se afastaram da rigidez dos anos 40, adotando comportamentos rebeldes, libertários, e tendo poder de escolha sobre o que ouvir, vestir e comprar.

Graças a esse movimento de rebeldia, pela primeira vez os baby boomers formaram sua própria cultura, sem seguir os gostos e ideais dos pais.

moda dos anos 50

A música e o cinema

O estilo musical favorito dos jovens dos anos 50 era o rock’n’roll. O gênero era visto como subversivo, sexual e agressivo, características marcantes da subcultura jovem da época.

Nomes como Bill Haley, Buddy Holly, Chuck Berry e Elvis Presley surgiram na década de 50 e foram responsáveis por mudar o cenário musical que temos até hoje.

cta-industria40

Enquanto a música abria espaço para vozes negras, o cinema revelava a imagem do homem branco, como no filme “O Selvagem” (1953), que retrata jovens motoqueiros de estilo rocker e “Juventude Transviada” (1955), que também se tornou ícone cultural. As divas hollywoodianas incentivaram a maneira como as mulheres da época se vestiam e se comportavam.

Teddy boys, rockers e beatniks

Na década de 50 surgiram três estilos principais: os teddy boys, rebeldes que mantinham visual elegante com casaco alongado, colete, roupas ajustadas ao corpo, camisa branca e gola alta; os rockers, que usavam camiseta branca, jeans, jaqueta de couro e botas; e os beatniks, que possuíam estilo boêmio intelectual. No filme “Cinderela em Paris” (1957), a atriz Audrey Hepburn vestiu roupas que definiam o estilo.

moda dos anos 50

As mulheres utilizavam a feminilidade do New Look, criado por Christian Dior no final da década de 40, mesclado ao estilo dos homens, incrementando camisetas e jaquetas de couro com saias godê, saias plissadas, calças cigarretes, sapatos baixos, suéteres, blusas de gola colher, luvas, sapatilhas, lenços amarrados no pescoço ou envoltos na cabeça e óculos gatinho.

Beachwear e lingerie

O biquíni foi criado nos anos 40, mas somente dez anos depois, quando a atriz Brigitte Bardot foi fotografada usando a peça em uma praia no sul da França, que o modelo se popularizou. O maiô também ganhava destaque na moda praia.

Veja também
Mulher sentada no sofá ouvindo podcasts de moda.

As lingeries eram peças glamourosas e sofisticadas, como cintas-liga, meias coloridas, corpetes e sutiãs com bojos pontiagudos.

moda dos anos 50

Anos dourados e a alta costura

Durante os anos 50, a alta costura viveu seu auge. Grifes renomadas até os dias de hoje como Balenciaga, Chanel, Givenchy, Balmain, Dior, entre outras, transformaram a época em uma das mais glamourosas da história da moda.

Os anos 50 foram responsáveis por lançar a cultura jovem, que antes não existia. A rebeldia dos baby boomers, o rock como lifestyle, a camiseta branca como símbolo de juventude e a televisão que noticiava os acontecimentos luxuosos e elegantes das celebridades, mudaram uma cultura e transformaram uma geração.

Atualmente, diversas referências da década podem ser encontradas nos looks e sobrevivem no lifestyle de muitas pessoas.

Gostou do conteúdo? Assine a newsletter da Digitale Têxtil e receba em primeira mão dicas e novidades sobre o universo da moda. O próximo conteúdo da série “Ciclos de Tendências” vai trazer referências da moda dos anos 60, não perca!


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo