Lendo agora
Ciclos de tendências #1: inspirações e referências da moda dos anos 40

Ciclos de tendências #1: inspirações e referências da moda dos anos 40

moda dos anos 40

A moda é cíclica. Tudo que foi tendência um dia pode voltar de maneira atualizada. Diversas referências dos anos 40, 50, 60 entre outras décadas já passaram ora por momentos de auge, ora por períodos de decadência. Um exemplo são as hot pants ㄧintermédio entre a calcinha e o shorts ㄧ, que viveram auge nos anos 40, idealizadas pelo estilista francês Louis Réard.

Após o período de ápice, as hot pants passaram décadas longe dos holofotes, sendo consideradas bregas pelos antenados da moda. A peça que inicialmente era traje de banho, hoje foi repaginada e a modelagem pode ser vista nas praias, nas ruas e em shorts de diversos tecidos.

Confira diversas referências e inspirações da moda dos anos 40 que estão inseridas nos looks atuais!

A moda e a guerra

Alguns fatores importantes aconteceram na década de 40, encarregados por transformar o modo como as mulheres se relacionavam com a moda. Em 1939, a Segunda Guerra Mundial atingia a Europa, forçando os governos a estabelecer regras de racionamento de produtos, como os tecidos.

Linhas de produção foram modificadas, com foco na confecção de uniformes, paraquedas e bolsas para os militares. Além disso, a escassez de tecidos fazia com que a mulher da época tivesse que reformar suas roupas, simplificando as vestimentas, principalmente para facilitar a dupla jornada de trabalho.

moda dos anos 40

Tecidos nobres foram substituídos por matéria-prima mais barata e, mesmo depois da guerra, a viscose e as fibras sintéticas continuaram sendo importantes para que a consumidora que queria andar na moda pudesse adquirir roupas, embora contasse com poucos recursos para isso.

Modelagem

O corte das roupas era reto, masculino e carregava características militares, como ombros arredondados, cintos, mangas largas, casacos, botões, bolsos e cores sóbrias. Os tecidos eram pesados e para atribuir mais feminilidade ao look; os cintos e corpetes eram usados por cima de casacos para marcar a cintura.

moda dos anos 40

As calças compridas chegaram para facilitar a vida da mulher que assumia o mercado de trabalho e tomava frente das fábricas, enquanto os homens estavam na guerra.

Acessórios de cabeça

No período da guerra, surgiram diversos acessórios e adornos de cabeça. Chapéus, lenços, boinas, redes e turbantes finalizaram os looks da época. Como a mulher estava ocupando cargos nas fábricas, os adornos cobriam os fios e auxiliavam no trabalho. Grampos e presilhas também disciplinavam os fios.

Lingerie e beachwear

Foi na década de 40 que as pin-ups surgiram e estamparam posters e calendários, vestindo cintas-ligas, baby dolls e camisolas. Com isso, as peças underwear ganharam destaque e foram altamente valorizadas.

moda dos anos 40

Em 1946, a guerra acabou e o mesmo estilista que criou as hot pants, Louis Réard, lançou um modelo de biquíni ousado para a época.

A escassez da meia-calça

O náilon e a seda estavam em falta, por isso as mulheres não tinham meias finas. Elas foram substituídas por meias soquetes e até mesmo pelas pernas nuas, muitas vezes pintadas na parte de trás, imitando as costuras.

Veja também
Audrey Hepburn em Bonequinha de luxo

Pós-guerra e o Prêt-à-Porter

Com o final da guerra e a crise no mercado das vestimentas, nascia o famoso termo prêt-à-porter ou em inglês, ready to wear. Devido à necessidade de gerar economia para as cidades devastadas pela guerra, os estilistas pararam de produzir moda sob encomenda e as roupas de qualidade passaram ser feitas em grande escala.

moda dos anos 40

A moda dos anos 40 foi um divisor de águas, muito importante para a revolução das vestimentas e das pessoas. A época foi marcada por problemas econômicos, os homens foram para a guerra e as mulheres tiveram que sair de suas casas para assumir postos de trabalho.

A moda teve que se reinventar, moldando-se de acordo com as necessidades da época. Foi nos anos 40 que surgiram marcas que produziam em grande escala, o New look influenciou na modelagem, nos acessórios e na beleza, que pode ser vista até os dias de hoje.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog da Digitale Têxtil para ler mais sobre os “Ciclos de tendências”. O próximo post da série será sobre os anos 50, não perca!

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo