Lendo agora
Ciclos de tendências #7: referências da moda dos anos 2000

Ciclos de tendências #7: referências da moda dos anos 2000

moda-dos-anos-2000

Banner para a página de download do Guia com Tendências de Moda dos Anos 40 aos 2000, feito pela Digitale Têxtil.

Muitas das tendências da moda dos anos 2000 nasceram do fast fashion, com peças de preço acessível, consumo rápido, de curta duração e de influência de celebridades.

Neste artigo, o último da série “Ciclo de Tendências”, vamos revisitar as roupas dos anos 2000, que marcaram a década e que ainda inspiram designers e estilistas no processo de criação das coleções. Venha relembrar!

Cores e modelagens

No início da década, a tendência na moda dos anos 2000 era a paleta de cores escura e metalizada. O que era popular na época? Blusas de malha, lenço ou bandana, saias plissadas ou de couro e sapatos pesados. Britney Spears e NSYNC foram pioneiros nessas peças.

O começo do milênio também foi marcado pelo forte uso do jeans em camisas, calças e jaquetas. As calças femininas eram de cintura baixíssima em modelos justos e cargo. Para as blusas, a tendência da vez estava nos decotes ombro a ombro, um ombro só e tomara que caia, além de regatas com alças bem finas (alguns modelos vinham até com bojos embutidos) e tops de bandanas. Nos pés, sandálias plataformas, tênis ou botas estilo Ugg eram os modelos mais recorrentes.

Celebridades e fashion ícones da moda dos anos 2000 mostrando as tendências.
Calça de cintura baixa, gravata e blusa de bandana: um resumo da estética 2000s.

Os jeans tinham adornos em excesso: pedras, patchwork, rasgados, bordados e respingos de tintas. Uma tendência do início da década eram as calças jeans sem bolsos e os cintos de strass.

Camisetas polo eram adoradas por homens e mulheres. Elas eram quase sempre justas, estampadas ou com o logo bordado. Uma peça controversa, mas popular, era o bolerinho, que cobria apenas os ombros e era usado em looks casuais e festivos.

Os homens eram frequentemente vistos usando jeans rasgados, calça cargo, camisas polo, tênis e oxford.

Banner para baixar o guia de produção sustentável para pequenas confecções.

Com o decorrer da década, algumas peças caíram no esquecimento para a entrada de novos modelos. Calças capri e blusas de gola alta eram escolhas populares entre meninas e mulheres. Nos acessórios, gravatas (estilo Avril Lavigne), cintos grossos, sapatilhas e botas plataforma eram itens de desejo, assim como os bonés Von Dutch e as bolsas Louis Vuitton.

Estilos e música

Já no final da década, a moda dos anos 2000 experimentou um revival dos 80 e 90, com a reintrodução de tecidos neon, animal print, de jeans rasgados e sandálias gladiadoras. Os homens eram vistos usando jaquetas de couro, jeans e blusas com decote V.

O hip-hop exerceu grande influência na moda dos anos 2000, com grandes rappers lançando suas próprias linhas de roupas, como Jay-Z e 50 Cent. O padrão era jeans folgado, camiseta esportiva, ternos de veludo, botas e tênis Adidas Superstar.

O visual emo se tornou mainstream nos anos 2000, com referências do estilo gótico e punk. O uniforme era composto basicamente por calça skinny, camiseta preta de banda, acessórios com spikes e tênis Vans. Os penteados também faziam parte dessa estética, com cortes assimétricos, franjas e fios platinados ou tingidos de laranja, roxo, rosa ou azul.

O estilo athleisure, em alta atualmente, é uma releitura dos anos 2000. Na época, a estética era associada quase exclusivamente aos agasalhos de calça e jaqueta, de preferência bem coloridos ou com logo ou frases. Todos usavam: Britney Spears, Eminem, Beyoncé e Diddy.

Britney Spears, Justin Timberlake e outras celebridades que influenciaram a moda dos anos 2000.
A origem de estilo atlheisure é dos anos 2000. Visual emo também dominou a década.

Lingerie e beachwear

O biquíni reinou na moda praia, enquanto o maiô era o preferido de quem queria esconder as gordurinhas. Se nas décadas anteriores o modelo de calcinha asa-delta era sucesso nas areias, a tendência de 2000 a 2010 eram os modelos de cintura baixa.

industria-4.0-setor-textil

Veja também
Como fazer etiquetas de roupas

Era possível encontrar peças estampadas, lisas, bordadas e com aplicações de pedrarias. Os sutiãs, na maioria, tinham bojo, e o predomínio era do tomara que caia e do decote frente única.

A linha underwear tinha um apelo provocador. Tangas expostas sob a calça jeans, fio-dental, sutiãs bordados e com bojo, meias e shorts arrastão, calcinhas com estampas fun e camisolas sob blazers e jaquetas. Também foi popular na época o sutiã com alça de silicone transparente. Os tecidos se dividiam entre algodão, seda, renda e cetim.

Paris Hilton, moda sleepwear e outras tendências e celebridades que marcaram a moda dos anos 2000.
Moda praia e underwear: roupa íntima à mostra e biquínis com top frente única.

Moda dos anos 2000 hoje

As peças que marcaram a década são revisitadas pelas marcas de tempos em tempos. Exemplos de releitura são os slip dresses, vestidos que se assemelham a camisolas de renda e cetim, calças de cintura baixa, estampa camuflada, óculos máscara com lentes coloridas e até os calçados plataforma.

Mais exemplos da presença 2000s na moda feminina atual são as blusas de ombro só e com decote ombro a ombro.

moda-dos-anos-2000
Óculos máscara, slip dress, cintura baixa e ombros à mostra: anos 2000 estão de volta!

A moda anos 2000 feminina e masculina foi marcada por tendências atrevidas e por clássicos que ainda inspiram coleções casuais, festivas e esportivas.

A série “Ciclo de Tendências” revisitou seis décadas, responsáveis por transformações políticas, de comportamento, na arte, cultura e na moda. Para ler, salvar e reler nossos artigos, basta visitar nossa seção e guardá-la nos favoritos do seu navegador.

Não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber conteúdos semanais sobre moda e tendências do segmento têxtil.


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo