Lendo agora
Minimalismo na moda: entenda o movimento e seu impacto

Minimalismo na moda: entenda o movimento e seu impacto

minimalismo na moda

O minimalismo é um estilo de vida que preza pela redução do consumo. Quando aplicado na moda, ele evidencia as modelagens, cores, estampas e tecidos atemporais e discretos, além de criar novos significados para a relação entre consumidor e marca.

O movimento do minimalismo na moda tem ganhado força e é um fator de compra decisivo para muitos públicos. Leia o post para compreender o conceito e conferir formas de aplicá-lo nas suas próximas coleções!

O estilo de vida minimalista

Caminhando na contramão do modismo, ele prioriza o uso de roupas clássicas, que possam ser usadas em diferentes ocasiões e tenham uma vida útil longa. Embora seja confundido com o estilo básico, o minimalismo vai além: trata-se de criar um novo propósito para a moda.

minimalismo na moda

O estilo apoia-se nos conceitos da moda consciente e preocupa-se com toda a cadeia de produção. É comum que os adeptos do minimalismo escolham marcas com processos transparentes e que adotam iniciativas para reduzir os impactos da indústria no meio ambiente.

Os princípios do movimento são traduzidos em coleções com modelagens e cortes tradicionais, costuras estruturadas, matérias-primas sustentáveis e de qualidade, estampas e cores neutras e, acima de tudo, versatilidade.

As características da moda minimalista

Como desenvolver uma coleção de moda minimalista? A primeira dica é atentar-se para os shapes das roupas, priorizando cortes refinados, estruturados e que transmitam elegância e sofisticação. O acabamento das peças também deve ser detalhado e bem feito.

A cartela de cores é construída em torno dos tons neutros, como o branco, o preto, o cinza, o azul-marinho e os tons de marrom. Isso não significa que as cores fortes não possam ser trabalhadas, mas é preciso respeitar a premissa do estilo: menos é mais.

Estampas clássicas, como as listras, o poá, as variações de xadrez e as formas geométricas são as mais utilizadas. O mix de produtos pode trazer junções de padronagens, desde que sejam combinações discretas e harmônicas.

minimalismo na moda

A aplicação do estilo também varia de acordo com o segmento da moda. Enquanto as roupas casuais buscam modelagens diferenciadas e refinadas, o underwear funciona como uma segunda pele, com peças leves e que respeitam as curvas naturais do corpo.

Veja também

Veja como inserir referências minimalistas em diferentes nichos da moda:

minimalismo na moda

Minimalismo na moda: como começar?

Após compreender o conceito e reunir inspirações, é o momento de dar os primeiros passos na construção de uma nova coleção. A escolha de tecidos e acabamentos de qualidade deve ser uma das prioridades, afinal, a durabilidade das peças é o ponto-chave do estilo minimalista.

É importante destacar que o comportamento da marca também será analisado pelo consumidor, reforçando a necessidade de adotar processos sustentáveis e posicionar-se a respeito de causas sociais. O discurso autêntico também é valorizado, mostrando que o movimento vai muito além do look minimalista.

A moda está em constante transformação, mas nem sempre é fácil acompanhar todas as novidades. Assine a newsletter da Digitale Têxtil e receba conteúdos sobre o segmento em primeiro mão!


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo