Por que microinfluenciadores de moda são o fenômeno atual?


Com altas taxas de engajamento, fruto de um público próximo e fidelizado, os microinfluenciadores de moda têm sido peças chave nas estratégias de marketing de inúmeras marcas. Desbancando a ideia de que milhares de seguidores são a melhor opção, aqui, a autenticidade e a conexão falam mais alto.
Para saber mais sobre o que são microinfluenciadores e por que contratá-los, continue a leitura!
O que são microinfluenciadores?
Microinfluenciadores digitais são pessoas e perfis com um número de seguidores entre 10 mil e 100 mil. Por conta desse público mais reduzido, quando comparado a grandes perfis, eles tendem a criar uma relação mais próxima com a audiência.
Ademais, por se tratar de perfis menores, muitas vezes essas pessoas possuem outras profissões e rotinas “comuns”, que não são ostensivas como as de megainfluenciadores. Isso auxilia na famosa ideia do “gente como a gente”.
Nesse sentido, a grande questão dos microinfluenciadores digitais é, justamente, os vínculos sinceros e autênticos criados com a audiência, porque isso reflete na conversão. Ou seja, a chance de um seguidor acreditar na indicação de produto desse influencer e efetivar uma compra é maior.
Pense na situação como uma amiga indicando uma loja de roupas para outra amiga. É essa a sensação gerada pelos influencers de moda menores, por exemplo. E isso acontece em vista da autenticidade e personalidade que esses profissionais empregam em seus conteúdos nas redes sociais.

Até porque, por se tratar de perfis menores, também estamos falando de pessoas que compreenderam que o marketing de influência pode ser um negócio rentável e estão aplicando estratégias para aumentar a audiência. Para isso, ser autêntico e encontrar um diferencial é essencial.
Outros tipos de influenciadores
Atualmente, existem diversas denominações para perfis de influenciadores. Confira a seguir:
- Nanoinfluenciador: perfis com 1 mil a 10 mil seguidores;
- Microinfluenciador: perfis com 10 mil a 100 mil seguidores;
- Mid-term (médio): perfis com 100 mil a 500 mil seguidores;
- Macroinfluenciador: perfis com 500 mil a 1 milhão de seguidores;
- Megainfluenciador: perfis com 1 milhão de seguidores ou mais.
Essa diferenciação pode ser muito interessante para empresas que estão considerando contratar influencers. Nas redes sociais, conforme o número de seguidores aumenta, a taxa de engajamento diminui.
Trata-se de um movimento normal, até porque blogueiras de sucesso, com milhões de seguidores, dificilmente conseguirão atender todas as demandas de conteúdo e o posicionamento de milhões de pessoas.
Por isso, pensando em estratégias de conversão e venda, os microinfluenciadores são boas opções porque já têm um público considerável e, especialmente, seguidores engajados. Ou seja, eles mantêm uma audiência que está em contato constante com os conteúdos e que confia na palavra do influencer.
Tendências do mercado de moda em 2021
Com as mudanças drásticas no mundo, causadas pela pandemia do coronavírus, diversas previsões sobre o mercado da moda e outros setores foram aceleradas. Empresas como a Use Fashion e a WGSN – Worth Global Style Network abordam essas transformações e seus impactos no mercado.
Segundo essas gigantes, desviando o foco do universo glamourizado dos megainfluencers de moda, os novos consumidores estão buscando conexões reais com pessoas reais. E isso também reflete no marketing de influência.

Os novos focos estão nas pessoas que se posicionam, que falam abertamente sobre os problemas do setor e que apoiam marcas sócio-ecologicamente responsáveis, diversas e inclusivas. Afinal, a moda é um mercado gigante e influente, que deve se posicionar frente aos movimentos mundiais.
Comprar uma roupa se tornou um ato muito maior e poderoso. Com as redes sociais e as possibilidades que elas oferecem, o momento é para engajar-se com pessoas e marcas abertas e transparentes.
Nesse sentido, contratar influenciadores digitais que, além de contarem com uma taxa de engajamento ideal, sejam reais, autênticos e alinhados com o posicionamento da sua empresa, é essencial. O marketing de influência tem um potencial que só cresce justamente porque ele permite algo que, atualmente, todos nós estamos precisando como nunca: conexão pessoal.
Por que contratar microinfluenciadores de moda?
Um dos principais atrativos na hora de contratar um microinfluenciador de moda, certamente, é a taxa de engajamento. Mesmo sem públicos que somam milhões, esse grupo é um ótimo investimento quando o assunto é influência na decisão de compra.
Outra questão importante é o custo de contratação. Megainfluencers que se tornaram celebridades cobram valores altíssimos em trabalhos patrocinados. Para marcas menores, pode ser uma opção inviável. Em contrapartida, perfis menores possivelmente cobrarão menos e, por conta das taxas de engajamento, podem gerar ótimos resultados, aumentando o retorno em investimento (ROI).
Ademais, microinfluenciadores estão em processo de posicionamento e investem em peso em sua marca pessoal. Por esse motivo, entregam conteúdos autênticos, criativos e de muita qualidade.

Como estamos falando de pessoas comuns, que buscam manter uma boa relação com o seu público para estabelecer sua marca pessoal, microinfluenciadores não realizam inúmeras publicidades simultaneamente. Eles são seletivos e escolhem as marcas que fazem sentido com sua identidade.
Consequentemente, ao fazer um post patrocinado, essa seletividade é percebida como a vontade de trabalhar com marcas que eles acreditam e confiam. E isso também expressa confiança para os consumidores. O conjunto do conteúdo criativo, da confiança e da transparência é o que trará resultados positivos em termos de conversão.
Como encontrar microinfluenciadores?
Se você é profissional de marketing e está à procura de microinfluenciadores de moda, existem algumas ferramentas que podem te ajudar nesse processo. A primeira delas é a pesquisa direta com o público. Afinal, quem melhor do que eles para indicarem perfis que façam sentido com a identidade da sua marca?
Essa busca pode ser realizada tanto nas redes sociais – stories do Instagram, publicações no Facebook, threads no Twitter – quanto por meio de formulários de pesquisa. Dessa forma, você cria canais de comunicação diretos e pode receber insights interessantes.
Outra estratégia simples é pesquisar hashtags relacionadas ao nicho e até mesmo criar uma hashtag própria para a sua marca. Assim, você pode encontrar microinfluenciadores que já te apoiam indiretamente e utilizam esse canal como divulgação de seus conteúdos.
As ferramentas de análise de perfil também são um caminho possível e vantajoso. Serviços como a Influency.me, Airfluencers e Squid permitem a análise de influencers e seu alcance, taxa de engajamento no Instagram e outras redes sociais, número de seguidores e demais métricas. Além disso, é possível recrutá-los diretamente nas plataformas.

Após a contratação, mantenha o relacionamento e garanta futuras parcerias de sucesso. O mercado de influência só cresce e pode gerar ótimos resultados nas suas campanhas de venda. E a contratação de microinfluenciadores é uma das tendências de estratégia que promete continuar firme e forte!
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