Mapa de coleção de moda: como planejar um lançamento

mapa de coleção de moda - aprenda a desenvolver

Lançar uma nova coleção de moda envolve muitas etapas, sejam elas criativas, de controle, produção ou comercialização. O mapa de coleção de moda é uma ferramenta criada para auxiliar na organização cronológica das tarefas e garantir que elas sejam concluídas no prazo ideal.

Além de otimizar as ações e garantir resultados, ele ajuda a compreender as tendências do mercado, o perfil do público-alvo e a imagem e conceito da marca. Quer aprender a estruturá-lo e potencializar as ações do seu próximo lançamento? Leia as dicas que preparamos!

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Entenda a importância

Como fazer uma coleção de moda de sucesso é uma das questões que valem ouro no mercado fashion. Planejar um lançamento demanda organização, trabalho em equipe, criatividade e sagacidade, por isso, muitas marcas sentem que não estão preparadas para se arriscar no lançamento de novos projetos.

Ao criar um mapa de coleção de moda, a empresa consegue visualizar todas as etapas necessárias para chegar no resultado final, além de conhecer a fundo os detalhes das peças desenvolvidas e o perfil de quem vai comprá-las.

O mapa envolve as ações de pesquisa, criação, negociação, produção, mostruário, precificação, vendas, divulgação e monitoramento, ajudando a acompanhar o andamento das atividades e garantindo um posicionamento consistente e que se destaque no segmento.

mapa de coleção de moda - saiba a importância
Estruturar um mapa de coleção de moda aumenta as chances de que o seu lançamento seja bem recebido pelo público.

Conheça o mercado

O primeiro passo no desenvolvimento de uma coleção de moda é observar o ambiente em que a sua marca está inserida. Quais são os principais concorrentes diretos e indiretos? Quais são as oportunidades que o mercado oferece? Qual é o diferencial dos seus produtos?

Responder essas perguntas vai ajudar a definir os melhores produtos para a sua coleção, incluindo quantidade, estilo, tamanho, preço e meios de divulgação. Conhecer o mercado é ir além dos achismos e se basear no verdadeiro perfil de consumo do nicho, o que aumenta consideravelmente as chances de acerto.

Defina o perfil do cliente

Além de estar ciente das movimentações do mercado, é importante que a sua empresa esteja inteirada no perfil de seus clientes e potenciais clientes. Existem diferentes estratégias para isso, mas definir a persona da sua marca é uma das mais efetivas.

A persona representa o perfil ideal de consumidor, com características que se baseiam nos compradores reais do seu produto. É muito mais abrangente do que o conceito clássico de público-alvo, permitindo que você se aproxime dos verdadeiros clientes e entenda o que, de fato, eles estão procurando.

Reúna referências visuais

Depois de saber onde você quer chegar, é o momento de decidir como os seus produtos serão apresentados ao mundo. Normalmente, o planejamento de coleção de moda trabalha com um tema principal, que guiará todas as peças da coleção, e linhas ou famílias, que são subtemas.

Essa divisão é feita para que as novas peças conquistem o maior número possível de pessoas. É comum, por exemplo, que uma mesma coleção tenha roupas mais focadas em looks do dia a dia, para festas e ocasiões noturnas e para eventos formais.

Pensando nos aspectos criativos da coleção, uma das dicas mais assertivas é criar um moodboard, também conhecido como painel de inspiração. Nele, o estilista deposita todas as referências visuais do projeto, desde cartela de cores, texturas, tecidos e ideias semelhantes ao que está sendo desenvolvido.

Também é interessante que a marca se inspire em sua própria história, relembrando o que já fez sucesso e quais são os aspectos visuais que contam a trajetória da empresa.

mapa de coleção de moda - reúna referências
Não sabe como fazer uma coleção de moda? Busque referências em filmes, livros, revistas, sites, passarelas e nas ruas.

Encontre bons fornecedores

O mapa de coleção de moda tem o objetivo de garantir que os produtos sejam comercializados no tempo certo, estejam de acordo com o conceito da marca e o perfil do cliente, e tenham a qualidade esperada. Por isso, escolher fornecedores de confiança deve estar entre as prioridades do projeto.

Uma vez que a performance dos tecidos é um dos fatores mais importantes quando falamos em confecção de moda, muitas marcas investem em bases tecnológicas para a produção de suas peças. Na Digitale Têxtil, todos os tecidos são desenvolvidos com a tecnologia da supermicrofibra, que garante maciez, conforto, segurança e delicadeza ao toque.

Veja também

Depois de escolher os fornecedores certos, é preciso manter uma relação extremamente próxima com as empresas. Alinhe produções e estabeleça prazos em comum para evitar atrasos ou problemas de comunicação.

Monte um cronograma

O cronograma de coleção de moda ajuda a estimar o tempo necessário para desenvolver cada atividade, estabelecendo prazos para a execução e conclusão de cada uma delas. Ele deve ser construído de acordo com a ordem dos acontecimentos previstos, criando situações hipotéticas.

Com um cronograma bem desenhado, todos os setores envolvidos na produção da nova coleção conseguem estar em acordo, além de terem tempo hábil para orçar e comprar materiais, testar modelagens e tecidos, produzir materiais de apoio e divulgação, entre outros.

mapa de coleção de moda - monte um cronograma
O cronograma de coleção de moda auxilia na pesquisa, construção e análise de todas as etapas do lançamento.

Para te ajudar a montar o seu cronograma, reunimos as etapas mais comuns na produção de uma nova coleção:

  • Análise de mercado
  • Estudo de público e definição de persona
  • Delimitação de quantidade e variações de produtos
  • Pesquisa e definição de aspectos visuais
  • Escolha de fornecedores
  • Criação de esboços e modelos
  • Desenvolvimento de testes e peças-piloto
  • Confecção dos produtos
  • Produção de peças para divulgação
  • Revisão de todos os materiais
  • Definição de prazo final para entrega
  • Comercialização e divulgação
  • Avaliação e monitoramento de resultados

Monitore os resultados

O desenvolvimento de uma coleção de moda não acaba quando os produtos são lançados. Para garantir que os processos tomados foram coerentes e analisar o projeto como um todo, é necessário investigar os resultados quantitativos e qualitativos.

Além de mensurar os lucros com a nova coleção e a recepção dos consumidores, é indicado ouvir a equipe que esteve envolvida em todas as etapas de produção, para que melhorias sejam propostas e os próximos lançamentos sejam ainda mais efetivos.

O mapa de coleção de moda pode ser extremamente útil para organizar as tarefas e certificar que o resultado seja positivo para a sua empresa. Siga as dicas e obtenha mais sucesso com as suas futuras coleções!

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