Lendo agora
Look monocromático: dicas para usar a tendência

Look monocromático: dicas para usar a tendência

mulher com look monocromático

Já em alta há algum tempo, o look monocromático ganhou novo destaque com a onda de conjuntos de moletom vinda da necessidade de maior conforto durante o tempo passado dentro de quatro paredes por conta da pandemia. 

No entanto, sair com uma combinação de peças de uma mesma tonalidade nem sempre é tão fácil como parece. Continue no texto para entender um pouco mais sobre essa trend e ainda receber dicas sobre as diversas formas de usar a tendência.

O que é um look monocromático?

Um look monocromático é toda composição formada por peças de uma mesma tonalidade. Ele pode ser elaborado por colorações clássicas e consideradas mais fáceis, como o preto ou o branco, mas também pelas cores da moda, como tons pastel ou mais vibrantes.

Apesar de muitas vezes ser considerada uma aposta de pessoas mais fashionistas e ousadas, ultimamente podemos observar uma maior aderência à tendência. 

Dicas para a composição do looks monocromáticos

Uma das maiores dicas na hora de aderir ao look monocromático é brincar com as diferentes saturações da cor escolhida e com diversas texturas das peças de roupas. Prestar atenção nesses detalhes torna a composição mais interessante e complexa, mostrando que você é uma pessoa que traz na bagagem uma gama vasta de informação de moda.

look monocromático rosa
Look monocromático rosa: na hora de montar a sua combinação, preste atenção nas saturações das peças. Foto: IMAXTREE

Além disso, são múltiplas as opções para quem deseja aderir à tendência! Uma composição toda com o mesmo tom pode alongar a silhueta. Já o all black com peças de tecidos diferentes pode transformar o clássico em algo mais moderno e interessante. Brincos e colares mais extravagantes, por sua vez, podem ajudar a compor uma produção ainda mais chamativa.

Confira agora algumas dicas para não errar na hora de escolher um look monocromático para chamar de seu!

Acessórios

Na hora de montar a sua composição é importante, também, prestar atenção nos acessórios. Escolher peças que também levem a tonalidade escolhida pode ser uma opção ousada, mas bastante interessante. O contrário também é válido, apostar em tons diferentes, mas que combinem, pode deixar o look ainda mais divertido.

Já para quem tem medo de arriscar, sapatos, bolsas e acessórios neutros são a melhor alternativa. Assim você garante que a roupa monocromática será a estrela da composição e ainda assegura que não cometerá erros na hora da combinação.

pinterest

Cartela de cores

Para quem está começando a brincar com cores no look, vale investir em conjuntos de uma só cor. Dessa forma você não corre o risco de errar e ainda pode fazer uso da colorimetria para garantir o sucesso da sua escolha.

Ainda falando em tonalidades, brincar com as diferentes saturações de uma mesma cor pode ser uma forma mais complexa de lançar mão da tendência, ainda garantindo que o resultado chame bastante atenção. 

Na hora de pensar na combinação, preste atenção no fundo da cor (mais quente ou mais fria), em estampas (um look monocromático nem sempre precisa ser liso!) e nos recortes das peças. Assim você se assegura de que elas conversem entre si e se transformem em uma composição que faça sentido com o seu estilo.  

look monocromático azul
Look monocromático azul: saber a sua coloração pessoal também pode ser útil para quem quer começar a usar composições mais ousadas.

Abuse dos contrastes

Misturar peças com caimentos e estilos diferentes também é uma ótima pedida! Uma blusa rosa bebê de tecido mais refinado, por exemplo, pode ser combinada com uma saia de tecido mais grosseiro, como a sarja, com uma tonalidade rosada mais forte.

Da mesma forma, um conjunto amarelo mais “arrumadinho” pode ser usado com um tênis esportivo, trazendo um ar mais despojado e relaxado para o look.  

Veja também
Moda Praia verão 2021

Modelagens e texturas

Como já comentamos, recortes diferentes também podem trazer mais informação de moda e tornar o seu vestir mais divertido. Por isso, antes de combinar as peças, preste atenção na modelagem delas e abuse da criatividade.

As texturas ou tecidos diferentes também tem o poder de tornar qualquer look monocromático ainda mais interessante. Então não tenha medo de misturar!

Busque referências

Com a alta das cores, referências é o que não faltam para quem quer aderir à tendência, mas ainda precisa de um empurrãozinho. Seja no Pinterest, seja no Instagram, o que não faltam são blogueiras e fashionistas estilosas desfilando com uma única cor dos pés à cabeça. 

Por isso, monte uma pasta com composições que te agradam e tenha elas em mente na hora de olhar para o seu guarda-roupa ou até de fazer compras. Entender o que te agrada pode ser um primeiro passo para se sentir confortável e se divertir na hora de se vestir. 

look monocromático verde
Look monocromático verde: a textura e recorte das peças também podem tornar a combinação mais interessante.

Monocromático para além das roupas

E para aquelas e aqueles que querem adotar a tendência e não tem medo de ousar, que tal combinar o look monocromático com uma make que segue a mesma proposta? Usar um mesmo produto multifuncional ou mesmo uma sombra, um blush e um batom com a mesma tonalidade pode te ajudar a complementar a vibe do look que você montou. 

E então, depois de todas essas dicas, você se considera pronta ou pronto para aderir a mais essa trend? Para receber conteúdos sobre tendências em sua caixa de entrada todas as semanas, é só assinar a newsletter da Digitale Têxtil, preenchendo o formulário abaixo:


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo