Lendo agora
Buscando inspiração para coleção de moda? Confira dicas!

Buscando inspiração para coleção de moda? Confira dicas!

inspiração para coleção de moda

Mais do que escolher temas para coleções, é importante determinar quais histórias elas irão contar por meio dos conceitos previamente definidos. Ao buscar inspiração para coleção de moda, não existem regras, mas uma pesquisa aprofundada de ideias e tendências pode garantir o sucesso da produção!

Portanto, o desafio de criar uma necessidade ou desejo nos consumidores pode ser superado com a definição de uma temática que seja realmente interessante para o público-alvo.

Neste post, reunimos diversas dicas sobre onde buscar inspiração para sua nova coleção de moda. Confira!

Marcas e desfiles

Além de acompanhar as novas produções da concorrência, é fundamental observar os passos de marcas de sucesso. Afinal, tudo o que é apresentado nas passarelas dos desfiles pode servir como fonte de inspiração para coleções de moda.

Wanda Maleronka, professora da faculdade de moda na Anhembi-Morumbi, em entrevista para a SuperInteressante, pontua que “os desfiles são condutores da imaginação, criando vínculos entre o sonho e a realidade”. Por isso, eles apontam tendências e conceitos que são, posteriormente, replicados por outras marcas.

inspiração para coleção de moda
Inspirar-se em desfiles e criações de outros estilistas é completamente válido e leva tendências mundiais para a coleção.

Acompanhar marcas alternativas e independentes também é uma ótima opção para visualizar como os conceitos estão sendo utilizados, já que elas também possuem grande força para introduzir no mercado novas vertentes de consumo, como o streetwear.

Dicas de eventos de moda para acompanhar:

Cinema e fotografia

O cinema e a fotografia retratam representações e comportamentos humanos e são ótimas fontes de inspiração para coleções de moda.

Além de apresentarem variadas maneiras de se vestir, essas formas de comunicação podem ajudar a compreender as macrotendências, que perpassam a moda, mas também atingem outros setores, como a indústria de eletrônicos e maquinarias.

Assistir séries sobre moda, pesquisar por fotografias clássicas e ver filmes que marcaram época não só vão aumentar sua inspiração, como também seu conhecimento cultural. Até porque, moda também é cultura.

Catálogos e revistas

As revistas de moda, físicas e digitais, continuam sendo referência para quem está inserido no universo da confecção. Os artigos e editoriais presentes nesses meios inspiram e trazem análises e tendências que podem ser utilizadas na elaboração das produções têxteis.

inspiração para coleção de moda
Buscar referências em revistas, jornais e outras formas de conteúdo que falam sobre moda ajuda na hora de ter ideias para a coleção.

Assim como as revistas, os catálogos também servem como uma vitrine de produtos, exibindo os conceitos utilizados no processo de construção das coleções – um jeito prático e certeiro de se inspirar!

Sites e blogs

Acompanhar sites e blogs especializados que possuam boa credibilidade é outra alternativa para encontrar inspiração e temas para coleção de moda. Eles antecipam tendências e apresentam informações de forma rápida, além de estarem sempre propondo reflexões sobre a indústria.

Para se manter informada e ter insights para as produções de vestuário, selecione sites, portais e blogs de confiança para acessar periodicamente. Uma boa opção é procurar por páginas que enviam conteúdos via e-mail, por meio de newsletters, facilitando a busca por informações e novidades.

Dicas de sites para acompanhar:

Pesquisas e relatórios

As pesquisas são essenciais para obter informações relevantes sobre o mercado e tendências de consumo. Sejam quantitativas ou qualitativas, por meio delas é possível compreender variados tipos de consumidores.

Elas podem orientar desde a escolha do conceito até a seleção de materiais e produção das coleções, ou revelar novos direcionamentos para empresas e marcas que ainda não estão bem posicionadas no mercado.

inspiração para coleção de moda
Na hora de criar a coleção, quanto mais informações melhor será!

Dicas de pesquisas e relatórios para acompanhar:

Artes plásticas

As artes plásticas são uma das melhores e maiores inspirações para criar e apresentar coleções diferentes.

Isso porque existe um grande leque de possibilidades e ideologias artísticas, representadas por diversos artistas, traços, períodos e histórias que, mesmo se retratadas há séculos, continuam fazendo os olhos de muitas pessoas brilharem.

Em 2016, por exemplo, o estilista Renato Ratier lançou uma coleção de verão completamente inspirada na escola alemã Bauhaus, uma das mais notáveis revolucionárias do design moderno, transpondo as linhas retas, simples e as formas geométricas da vanguardista para o vestuário dos modelos.

É muito comum também encontrar peças, roupas ou acessórios inspirados em grandes pintores impressionistas, como Vincent van Gogh (1853-1890), que já foi tema de marcas como Louis Vuitton, Vans e Rodarte.

Bolsa da Louis Vuitton Van Gogh em uma vitrine da loja no shopping center Siam Paragon em Bangkok, Tailândia.
Bolsa da Louis Vuitton Van Gogh em uma vitrine da loja no shopping center Siam Paragon em Bangkok, Tailândia.

Por isso, realizar pesquisas em livros, museus, músicas, exposições e outras formas de arte também é fundamental. Assim, é possível fomentar o pensamento criativo necessário para o profissional de confecção, que deve unir conhecimento, cultura e sensibilidade.

Redes sociais

Já parou para contabilizar por quantas horas diárias você acessa redes sociais como Instagram e Facebook? Que tal começar a utilizar essas ferramentas de forma ainda mais útil e vantajosa para o seu próprio trabalho

No maravilhoso mundo da internet, é possível encontrar e compartilhar de tudo, o que facilita o acesso a conteúdos e inspirações fashions até mesmo de outros continentes.

Então, aproveite para seguir revistas, designers, blogueiras de moda, estilistas, modelos, além de perfis cujos interesses e estilos estejam alinhados ao seu. 

Uma boa dica para quem usa o Instagram, por exemplo, é a opção de seguir determinados assuntos, sem necessariamente acompanhar perfis, a partir de uma hashtag. Assim, você consegue visualizar o que várias pessoas estão publicando sobre o mesmo tema toda vez que alguém compartilhar a “#” seguida.

Veja também
pesquisa-de-moda

Meio ambiente

Seja para criticar a relação do ser humano com o meio ambiente ou apenas para enaltecer a beleza natural da Terra, atentar-se à natureza é fundamental em diversas criações, inclusive na moda.

Na hora de combinar ou criar cores, formas e padrões, muitos estilistas renomados encontram inspiração na natureza. 

O abrir de uma janela, uma chuva repleta de raios e trovões e até mesmo o cantar dos pássaros pode te dar insights incríveis.

Contudo, considerando as novas tendências de consumo, é necessário também que as peças não só possuam a aparência conectada ao natural, mas que todos os processos (ou parte deles, de acordo com as possibilidades do negócio) envolvam sustentabilidade, conectando o visual ao real e exaltando a importância do meio ambiente.

Décadas passadas

O senso popular costuma dizer que “quem vive de passado é museu”, como se isso fosse algo ruim. Um museu conta a vida de uma nação, guarda objetos preciosos – financeiramente e historicamente – e pode, sim, ser revisitado sempre que possível.

Não é diferente com a moda das décadas passadas, por isso nossa última dica para você é pesquisar o máximo possível sobre elas e não ter medo de arriscar na hora de imaginar, planejar e produzir.

Diversas tendências presentes na moda antigamente, como a estampagem poá e a calça mom jeans que foram sucesso nos anos 1980, voltaram com tudo a partir dos anos 2000.

Banner com chamada para ação para ebook sobre as tendências de moda dos anos 40 aos 200.

Por fim, para encontrar inspiração para coleção de moda, reúna as referências coletadas em um moodboard, que irá auxiliar na definição do conceito, peças e cartela de cores para as produções.

Esse painel de referências poderá ser utilizado, por exemplo, para divulgação dos conceitos e produtos em entrevistas, assim como para a criação de bom um press release de moda.

Ainda que existam diversos meios de buscar ideias e direcionamentos, é essencial que o profissional siga procurando formas de relacionar pesquisas e conhecimento técnico, o que pode garantir o sucesso da coleção.

Gostou das dicas? Para receber conteúdos e novidades sobre o universo têxtil, assine a newsletter da Digitale Têxtil. É só preencher o formulário abaixo!


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo