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Guia: como vender nas redes sociais?

Guia: como vender nas redes sociais?

pasta com logos de redes sociais em celular

Com as inovações tecnológicas e a maior competitividade no mundo da moda, muitas marcas e confecções passaram a olhar para o online como uma ferramenta importante na hora de aumentar o lucro e atingir consumidores em potencial.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial com dicas sobre como vender nas redes sociais, criar uma presença digital e outras estratégias para se destacar no mercado. Confira!

Presença digital

Sempre que falamos sobre redes sociais para empresas precisamos destacar que, mais do que criar um perfil em todas as plataformas disponíveis e publicar qualquer conteúdo, é fundamental entender essas ferramentas e construir uma comunicação coerente e constante.

Por isso, o estudo de marketing de conteúdo e das plataformas disponíveis pode te auxiliar na definição dos objetivos e das formas de construir a voz e o conteúdo da sua confecção. Isso porque, além do perfil, é essencial que as publicações apresentem para leitores qual é a “cara” da marca e, da mesma forma, que isso seja reproduzido em todas as plataformas.

Assim, é preciso entender qual o objetivo da confecção de roupas com a criação da presença digital, quem é o público que ela quer atingir e, enfim, quais serão as ferramentas utilizadas para tanto.

mulher fazendo compras online
Para vender mais pelas redes sociais é preciso criar uma presença digital que seja coerente e concisa.

Redes sociais

Antes de começar a falar sobre as plataformas disponíveis, é preciso ter em mente que você não necessariamente precisa criar um perfil para a sua marca em todas elas.  A melhor opção para quem quer descobrir estratégia de como vender roupas pelas redes sociais é, então, priorizar por uma presença constante e coerente, mesmo que em uma ou duas redes. 

Para fazer a escolha correta, é preciso, então, entender quem é o público com quem você quer falar e, assim, descobrir onde ele está, qual é a linguagem e o conteúdo apropriado para consolidar uma relação com ele.

Instagram

Para quem tem como meta vender roupas pelo Instagram, por exemplo, recomendamos um estudo mais aprofundado sobre as funcionalidades da ferramenta. Dessa forma, IGTV, Reels e o próprio Instagram Shopping podem ser ótimas oportunidades para chamar a atenção de futuros clientes com um conteúdo interessante.

Pinterest

O Pinterest tem como diferencial a busca por referências visuais de qualidade. Por isso, opte pela publicação de moodboards e painéis usando termos procurados pelo seu público-alvo e, principalmente, invista em boas fotos dos looks. 

WhatsApp

Aquelas e aqueles que optarem pela venda de roupas pelo WhatsApp devem baixar e aprender a utilizar a versão business da ferramenta. Com ela, você tem acesso a opções como “respostas rápidas”, onde pode otimizar a comunicação com clientes e consegue criar um catálogo de produtos, fazendo com que as peças disponíveis e os respectivos valores estejam disponíveis de forma fácil e prática.

TikTok

A rede social do momento também pode ser utilizada para a venda de produtos com a criação de uma conta corporativa e o investimento em parcerias e anúncios pagos. Além disso, os famosos desafios podem ser uma ótima oportunidade para promover engajamento e tornar suas peças verdadeiros sonhos de consumo.

função de gravação de reels em tela de celular
Como vender roupas pelo Instagram e outras redes? Estude as plataformas e utilize todas as ferramentas disponíveis. Crédito editorial: Tada Images / Shutterstock.com.

Inspiração sim, cópia não!

Sempre que falamos sobre sucesso em redes sociais, é bastante comum que alguns cases sejam utilizados para ilustrar as formas de se garantir bons resultados de vendas. Porém, é importante ter em mente que não é possível formular estratégias de marketing efetivas sem observar as necessidades e delimitar os objetivos da sua marca.

Por isso, observe a concorrência, tenha um painel de inspirações e delimite os caminhos que você quer seguir, mas crie uma estrutura de comunicação virtual específica para o seu negócio. Só assim você conseguirá criar relevância, conquistar novos clientes e manter um bom relacionamento com consumidores.

Elabore um calendário editorial

Como já comentamos anteriormente, quando falamos em redes sociais, mais do que publicar qualquer coisa em qualquer momento, é fundamental ter constância e coerência.

Por esse motivo, lançar mão de um calendário editorial, com um bom planejamento de datas, publicações e compartilhamentos pode ser um diferencial na hora de garantir que o seu conteúdo seja de fato relevante para o público.

Outras estratégias

Além da criação da presença digital e do foco nas redes sociais, existem outras estratégias que garantem o sucesso da sua venda online. Dentre elas: 

Estude estratégias omnichannel

Empresários e empreendedores de diversos segmentos estão vivenciando uma realidade onde as formas de consumir mudaram, exigindo que empresas de todos os tamanhos se moldem às novas exigências do mercado e busquem inovações para se destacar e conquistar clientes.

Com isso, surgem as empresas omnichannel, aquelas que unem estratégias multichannel (comunicação em diferentes plataformas que não necessariamente se conectam) e crosschannel (onde online e offline podem se cruzar). 

Veja também

Dessa forma, confecções de moda que possuem um ponto físico devem incentivar o cliente a conhecer a marca também no ambiente digital, oferecendo serviços como o click & collect (compra online com retirada na loja física) ou o atendimento humanizado também em meios digitais.

mulher fazendo compras enquanto navega na internet
Oferecer possibilidades como o click & collect pode ser um diferencial na hora de pensar em opções de como vender roupas pelas redes sociais.

Invista em microinfluenciadores digitais

Como comentamos em outra publicação do blog, microinfluenciadores digitais são perfis com um número de seguidores entre 10 mil e 100 mil e que, por causa do ar mais “gente como a gente”, tendem a criar uma relação mais próxima com esse público.

Por isso, investir nesse vínculo pode ser uma ótima estratégia para vender mais pelas redes sociais. Para isso, procure influenciadores que de fato tenham o perfil da sua confecção de moda, garantindo, assim, a manutenção da confiança tanto de pessoas que já conhecem a sua marca quanto daquelas e daqueles que chegarão pela recomendação daquele influencer.

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Tenha paciência

Talvez a dica mais difícil deste post, a paciência é importante para que empreendedores dispostos a investir nas redes sociais entendam que o sucesso nas vendas e o reconhecimento do público não chegam do dia para a noite.

Por isso, fique de olho nas curtidas, comentários e compartilhamentos, mas não tenha eles como foco final. Esses números servem para você entender se as estratégias de marketing digital utilizadas estão ou não trazendo os resultados esperados. 

Além disso, eles podem e precisam ser determinantes na hora de rever a sua produção de conteúdo, os momentos das postagens e na hora de entender o que o consumidor faz antes, durante e depois de entrar no seu perfil.

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Crédito editorial da imagem de capa: Vasin Lee / Shutterstock.com


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