Lendo agora
Glossário da moda: 30 termos que devem estar na ponta da língua

Glossário da moda: 30 termos que devem estar na ponta da língua

Conhecer as tendências e os termos clássicos é uma preocupação para todos que trabalham ou gostam de moda. Mas a verdade é que nem sempre é possível acompanhar todas as atualizações do mercado.

Para te ajudar a ficar por dentro dos principais estilos, técnicas, ferramentas e tecidos, preparamos um glossário da moda com as palavras que invadem as coleções e passarelas mundo afora.

Esse conhecimento vai te ajudar a produzir roupas com mais confiança, inovar na confecção dos seus produtos e se destacar no mercado. Confira!

Alto-verão

É o ápice da estação, quando as coleções de verão ganham destaque e as vendas são intensificadas. É especialmente importante para as confecções que trabalham com moda praia.

Athleisure

Unindo charme e conforto, se trata de uma trend com peças para usar dentro e fora da academia. As fashionistas que apostam nesse estilo investem em leggings, bermudas, tops, moletons e jaquetas esportivas, preferencialmente em tons básicos ou pastel.

Beachwear

Também conhecida como moda praia, refere-se a toda uma categoria de roupas para banho. Envolve biquínis, maiôs, sungas, saídas de praia, acessórios, modelagens, tecidos, estampas e cores.

Boho

Representa um modo de se vestir que combina referências dos estilos boêmio, hippie e sertanejo. É despreocupado e autêntico, podendo ser caracterizado pelo uso de vestidos e saias longas, flats, tons terrosos, chapéus grandes e peças com franjas.

Também aparece combinado com vestimentas mais elegantes e estruturadas, estilo que leva o nome de boho chic.

glossário da moda - boho
O estilo boho chic combina detalhes rústicos e despojados com peças mais encorpadas e sofisticadas.

Candy colors

Também conhecidas como tons pastel, levam esse nome por remeterem à coloração de doces e sobremesas. São cores delicadas, suaves e que protagonizam composições românticas e femininas, além de roupas infantis e enxovais de bebê.

Crochê

Tendo como principal ferramenta uma agulha com gancho na ponta, é uma técnica artesanal de costura que produz peças trançadas. Existem vários tipos de manuseio, sendo os principais os pontos correntinha, baixíssimo, duplo e triplo.

Apesar de ser destaque nas roupas de inverno e estar ganhando cada vez mais espaço na moda praia, o crochê também é muito usado para confeccionar artigos de decoração.

Destroyed

Sabe aquela calça jeans que tem detalhes gastos, “destruídos” e até rasgados? Esse efeito é conhecido como destroyed, um processo de lavagem e customização que faz parte do closet de pessoas de estilo urbano, jovem e moderno.

DIY

É a sigla da expressão em inglês do it yourself, que significa faça você mesmo. Se trata de uma tendência de customizar ou fazer as suas próprias roupas, sapatos e acessórios. Desfiar calças e transformar blusas básicas em peças estilizadas são alguns exemplos.

Estonagem

Técnica feita com pedras de argila, que desgastam o tecido e dão um efeito “desbotado”, como se a peça já tivesse sido usada algumas vezes. Além do visual diferenciado, a estonagem deixa a peça com toque macio e maleável.

Fluorescente

São tons vivos e luminosos que fizeram grande sucesso nos anos 80, e, nos últimos anos, voltaram a movimentar a indústria da moda. A tendência do neon está colorindo peças casuais, de beachwear e até de alta costura.

Gramatura

É a medida usada para calcular o peso dos tecidos, e influencia diretamente na produção das confecções. Quanto maior a gramatura, mais suave será o toque da peça. Roupas esportivas, biquínis, maiôs e sungas costumam ter uma gramatura mais encorpada.

Hot pants

O termo caracteriza um modelo de shorts curto e com cintura alta, que pode ser feito em qualquer tecido, e é usado até mesmo em biquínis e calcinhas. Também é uma tendência resgatada de outra década, mais especificamente dos anos 50 e 70.

Ilhós

Pequenos aros, geralmente feitos em metal, que são utilizados como enfeite de roupas e outros produtos de moda. Também é um item utilitário que aparece em peças de decoração e papelaria.

Jeanswear

Mais do que uma vestimenta específica, a palavra representa todo um segmento de peças feitas em denim. Versatilidade e informalidade são as principais características das peças jeans, que sempre voltam aos holofotes em novas lavagens e modelagens.

glossário da moda - jeanswear
O jeanswear engloba todas as peças em denim, seja em combinações clássicas ou fashionistas.

Kitsch

O conceito veio do universo da arquitetura, e denomina uma estética exagerada, que aposta em peças chamativas e mistura elementos distintos. É uma tendência que está causando frisson nas passarelas e, aos poucos, começa a aparecer nos looks casuais.

Lettering

Pode ser definido como a arte de desenvolver letras e padronagens originais que transmitem uma mensagem específica. Na moda, aparece especialmente em blusas com frases estampadas e outras peças de visual mais urbano.

Moodboard

É um quadro com referências visuais e conceituais, que ajudam a construir todo o estilo de uma nova coleção. Muito usado por designers, logo nas primeiras etapas de produção, ele auxilia a definir as cores, texturas e modelagens das peças.

Minimalismo

Ligado a um estilo de vida que perpassa várias esferas, inclusive a moda, o minimalismo defende a premissa de que menos é mais. Ao lado do movimento slow fashion, busca promover o consumo consciente e desacelerado.

O visual minimalista é otimizado, com peças versáteis e atemporais, e aposta em cores neutras, shapes clássicos e acessórios discretos. De maneira geral, a qualidade é colocada acima da quantidade.

Navy

Inspirada no uniforme dos marinheiros, é uma proposta de vestuário que traz elementos náuticos e combina o vermelho, o azul-marinho e o branco. Embora seja mais usado na produção de biquínis, saídas de praia e lingeries, está ganhando cada vez mais espaço no street style.

Oversized

São roupas largas, confortáveis e que não seguem as proporções do corpo. O estilo começou a aparecer nas calças boyfriend, migrou para outras peças do guarda-roupa, e hoje já está no glossário de boa parte das marcas de moda.

Veja também
Símbolo da sustentabilidade formado por tecidos, em referência à indústria têxtil.

Patchwork

É uma técnica que utiliza retalhos de tecido para criar vestimentas do zero ou customizar peças que já existem. Assim como outras tendências artesanais, o patchwork está bombando nas passarelas e feiras de moda.

Renda

Um dos grandes destaques da moda íntima, a renda é um material delicado, sensual e que costuma ser aplicado em detalhes da peça. Existem inúmeras variações de renda, como a bordada, a francesa, a italiana, a renascença e a valenciana.

Sobreposição

Usar peças por cima de outras é uma estratégia para amenizar o frio, mas a sobreposição também pode ser uma ferramenta de estilo. Independentemente da época do ano, a combinação deve ser pensada para incrementar o look e deixá-lo mais interessante.

glossário da moda - sobreposição
A sobreposição acrescenta mais camadas ao look e é um ótimo truque de styling.

Street style

Na maioria das vezes, são os estilistas e as grandes confecções de moda que exercem influência no estilo das pessoas. O street style faz um movimento contrário: os looks urbanos e as composições do dia a dia é que viram tendência.

Com ideias originais e peças despojadas, ele mistura elementos formais e informais, cores, texturas e modelagens.

Tie dye

O glossário da moda também comporta técnicas de estamparia, como é o caso do tie dye. O efeito é alcançado por meio de amarrações e tingimentos, que dão um visual “manchado”, colorido e jovial para as peças.

Tricô

Apesar de ser frequentemente confundida com o crochê, a técnica de tricotar envolve duas agulhas e fios que se entrelaçam. O resultado é uma textura original, que pode compor coleções de inverno ou arrematar blusas leves e saídas de praia.

Utilitarian

Em uma fusão de moda e praticidade, essa tendência é composta por peças confortáveis, com modelagens amplas, e que costumam ser associadas à moda masculina, como trench coats e calças com bolsos. Os tons de destaque são neutros, especialmente as variações de verde militar.

Vintage

O estilo vintage tem peças e detalhes com uma atmosfera retrô, retomando tendências de outras épocas e adicionando novas informações de moda. Roupas de cintura altíssima, ombreiras e blusas cropped são alguns exemplos.

Ilustrando o glossário de moda: modelos com roupas vintage de cintura alta.
Blazers e calças de cintura alta são um exemplo de como o vintage vive na moda.

Western

Animal print, franjas, botas, peças em couro e cintos largos: esses são os principais elementos da trend western. Inspirada na moda rústica, ela aparece em tons terrosos e, mais recentemente, em contraste com modelagens elegantes, como camisas e calças de tecido.

Xadrez

É uma estampa clássica, atemporal e que todo mundo conhece. A grande diferença está em suas novas versões, que apareceram repaginadas e modernas: o xadrez vichy, que tem padronagens menores e femininas; e o Princípe de Gales, que tem um toque de elegância.

O glossário da moda é uma forma de ficar por dentro das novidades, conhecer os termos mais usados e agregar valor ao seu trabalho. Não tem jeito: o primeiro passo para fazer coleções incríveis é conhecer bem o mercado em que se está inserido.

Se você gostou de aprimorar o seu vocabulário fashion, assine nossa newsletter e continue recebendo dicas de estilo e gestão de moda. É só se inscrever no formulário abaixo!


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo