Lendo agora
Giro de estoque: o que é e como fazer?

Giro de estoque: o que é e como fazer?

mulher calculando giro de estoque

O giro de estoque desempenha um papel importante na armazenagem de produtos e insumos. Fazer essa gestão otimizada possibilita maior rendimento e lucratividade, além de garantir que não faltem produtos.

O giro de estoque é uma ferramenta que possibilita o maior entendimento da circulação das mercadorias. Assim, é possível entender quantas vezes foram vendidas e quais peças estão paradas no seu estoque. Esse pode ser considerado um indicador muito importante que vai avaliar quais são os seus produtos-chave e se há um equilíbrio entre os insumos e a venda dos tecidos. Quanto maior for o seu volume de vendas, maior é o seu giro de estoque. 

Portanto, ter um giro de estoque alinhado, significa que você não possui nem mercadorias em excesso, nem em falta. Dessa forma, seu armazém não lota e nem faltará matéria-prima para a fabricação dos seus produtos.

Normalmente, o ideal é ter uma quantidade média de todos os produtos que você faz, mas, fazendo uma gestão otimizada do seu estoque, se torna mais viável ter em maior quantidade aqueles produtos que você vende mais.

Como calcular o giro de estoque?

O giro de estoque é igual ao total de vendas dividido pelo volume médio de estoque. Para traduzir essa fórmula, podemos considerar que ele é quantas vezes vende o estoque e o reabastece completamente em determinado período, assim: se o volume médio mensal de uma estamparia é de 3 mil tecidos e vende-se 12 mil por ano, o giro de estoque é 4.

Isso significa que o estoque renovou 4 vezes durante o ano. Então você sabe como antecipar suas compras e se preparar para aproveitar eventuais promoções.

Por isso, tenha em mente que quanto maior o giro de estoque, melhor! Isso significa que a sua empresa está lucrando mais e sempre renovando os seus produtos.

Como fazer a otimização do giro?

Quando falamos em vendas, tempo é dinheiro mais do que nunca. Fazer essa otimização do giro estoque faz com que você não tenha dinheiro parado, nem tenha perdas tendo que descartar produtos em desuso.

Veja também

Agora que você já calculou o giro do seu estoque, fica muito mais fácil verificar quais são os recursos necessários para o bom funcionamento da sua empresa. Lembre-se que ter esses dados registrados faz com que você consiga tomar decisões mais assertivas, pensando em ações para alavancar as vendas, como promoções.

Então, com isso mapeado, você consegue se programar previamente para as datas em que as vendas aumentam. Mas, atente-se para uma coisa: se a procura for maior, a demanda também precisará acompanhar esse novo fluxo.

Bom, você já sabe como fazer a otimização do seu giro, está pronto para acessar o nosso site e verificar todos os tecidos que temos à disposição. Lembre-se de fazer compras assertivas que vão acrescentar positivamente no seu estoque. Fazer a mensuração e acompanhamento desses indicadores fará com que você reduza custos e aumente a sua lucratividade.

Aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as dicas para gestão otimizada dos seus processos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo