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Planeje e realize: 5 dicas de gestão de negócios de moda

Planeje e realize: 5 dicas de gestão de negócios de moda

Gestão de negócios de moda.

A moda é um dos setores mais relevantes do Brasil. Sensível à economia, ela é influenciada diretamente pelas variações de comportamento de consumo e mudanças sociais.

Diante a tantos nichos e segmentos, é exigido dos profissionais que eles saibam conciliar as habilidades criativas às de gestão, a fim de desenvolver estratégias e ações de marketing que atinjam assertivamente o público-alvo.

Neste post, reunimos diversas dicas de gestão de negócios de moda, que irão contribuir para a coordenação e crescimento da empresa. Confira!

1. Explore benefícios e valores

Além dos atributos tangíveis presentes nos produtos, explore os benefícios e valores intangíveis que perpassam os processos de produção, tanto para o público-alvo como para seus colaboradores. Diante ao cenário atual, as confecções devem valorizar a coerência entre o discurso e a ação — o segredo do branding 4.0!

Além de produtos de qualidade, os novos consumidores buscam por marcas que se conectam emocionalmente com as comunidades, oferecendo-lhes muito mais do que atributos tangíveis e sim, propósitos e valores como igualdade, sustentabilidade e inclusão.

Por exemplo, se seu negócio utiliza práticas sustentáveis, como a redução de consumo de energia e processos de impressão ecológicos, incorpore esses atributos na cultura organizacional e identidade da marca, para agregar valor ao público interno e externo.

2. Antecipe ações e estratégias

Para enfrentar as mudanças do mercado e estar sempre à frente dos concorrentes, é preciso prever possíveis acontecimentos e fatores que podem influenciar na estabilidade da organização.

Uma boa gestão de negócios de moda, portanto, antecipa ações e estratégias, considerando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, assim como sazonalidades e tendências do setor.

Estratégias para gestão de negócios de moda.

Para isso, é essencial elaborar um planejamento estratégico anual, que oferece uma visão ampla e sistêmica sobre os planos de ação que serão implementados. Ele também auxilia no acompanhamento das operações, que devem ser analisadas de acordo com o objetivo geral da empresa.

3. Invista na comunicação eficaz

A rotina de negócios de moda é permeada por tarefas e processos que exigem uma boa comunicação, seja escrita, verbal, visual ou sensorial. Para tornar os procedimentos cada vez mais assertivos, é importante identificar os desafios e barreiras que causam ruídos na comunicação organizacional.

Por esse motivo, alinhar a comunicação entre todos os departamentos da empresa é fundamental, definindo qual linguagem, tom e abordagem será mais eficiente para os diferentes processos.

Guia de gestão para pequenas confecções.

4. Utilize diferentes canais de atendimento

Com as mudanças no comportamento de consumo, já não é mais recomendado que os negócios de moda utilizem apenas os canais tradicionais de atendimento, como e-mail e telefone.

Analisando a fundo o perfil do público-alvo, é possível identificar características como hábitos de compra, comportamentos, desejos e dúvidas dos consumidores, que auxiliam na definição de quais canais são ideais para a empresa.

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Mulher sentada mexendo no celular e com caderno sob as pernas, definindo estratégias de marca pessoal.

Canais de atendimento para gestão de negócios de moda.

Ainda que a organização seja apenas física, ela deve estar presente em plataformas online que são utilizadas por seus consumidores, divulgando produtos, realizando atendimentos e distribuindo conteúdos que gerem autoridade para a marca.

5. Avalie resultados e desempenhos

Após cumprir com as ações dispostas no planejamento, é preciso avaliar os resultados por meio de métodos já indicados nesta etapa. Para mensurar o rendimento das estratégias aplicadas, podem ser usadas diversas técnicas de avaliação, seja qualitativa, como pesquisa de opinião ou quantitativa, como o monitoramento de acessos ou interações das mídias utilizadas.

Caso o objetivo da ação seja faturamento, por exemplo, calcule o retorno sobre o investimento (ROI), para verificar o quanto foi gasto e o quanto a empresa teve de lucro.

Independentemente do porte ou segmento, é fundamental investir esforços na gestão de negócios de moda, o que irá contribuir para o sucesso da organização.

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