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Fotografia editorial de moda: dicas e referências

Fotografia editorial de moda: dicas e referências

Equipe produzindo uma sessão de fotografia editorial de moda.

A fotografia editorial de moda é uma das partes mais importantes da indústria. Afinal, ela é responsável por apresentar ao cliente não apenas as peças, mas todo o conceito e ideias que constroem a coleção. 

Os editoriais de moda possuem grande poder dentro do mundo fashion, podendo ser a diferença entre o anonimato e sucesso para estilistas, fotógrafos e modelos. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

O que é fotografia editorial de moda?

Dentro da moda, existem diversos tipos de fotografia, com objetivos diferentes. No caso da fotografia editorial, o objetivo é apresentar ao público o conceito e comportamento da marca, e não necessariamente os produtos em si.

O editorial é construído por diversas mãos, como diretor de arte, modelos, cenografistas, designer, maquiadores e muito mais. Seu sucesso depende de um conceito claro e coeso, além de afinidade e alinhamento da equipe em todas as etapas.

Normalmente, são feitas e divulgadas uma série de fotos com elementos que ajudem a construir a narrativa da marca, como cenário, ambientação, personagens e diversos detalhes.

Editor tratando fotos em um estúdio.
O editorial de moda é construído com esforço coletivo de diversos profissionais.

Antes da era digital, o principal meio de divulgação desse formato eram os editoriais de revistas de moda, como Vogue, Elle e Cosmopolitan. Atualmente, canais digitais e físicos desses grandes nomes ainda são extremamente importantes, mas tornou-se algo mais tangível para pequenas e médias marcas, que podem apostar em diferentes formas de divulgação e, assim, captar o público desejado.

Assim como todos os campos do mundo da moda, editoriais estão em constante evolução. Os diretores e fotógrafos de moda contemporâneos não se limitam apenas à fotografia, procurando novas formas de estimular o público, como a combinação com um fashion film.

Dicas de fotografia de moda para editoriais

Nunca foi tão fácil produzir um editorial de moda, visto que desde os equipamentos até a divulgação podem ser adquiridos a um custo menor. É comum que designers de marcas menores também façam o papel de diretor de arte, mas ainda assim é necessário contratar profissionais competentes e que entendam a proposta, como fotógrafos, modelos e maquiadores.

O conceito da fotografia editorial de moda deve ser o mesmo, ou muito próximo e conversar bem, com aquele seguido na construção da coleção. Lembre-se que, por mais que não seja o momento de vender as peças diretamente, o editorial pode ser o primeiro contato de um futuro cliente com a sua empresa. Por isso, capriche na coesão e convide seu público para o mundo da marca.

Equipe de produção de fotografia de moda.
Editoriais de moda devem traduzir o conceito da coleção em fotografias.

Diversidade nas fotografias de moda é imprescindível, principalmente para quem deseja atingir as novas gerações e não ficar para trás. Procure contratar modelos e outros profissionais que sejam diversos em raça, tamanho, peso e muito mais, trazendo mais aproximação com o novo consumidor.

Na hora da divulgação, pense fora da caixa e utilize as melhores ferramentas para atingir quem você deseja, como redes sociais, revistas digitais ou físicas, em plataformas de realidade virtual – a regra é estar perto de quem vai querer consumir a marca.

Inspirações e referências

Existem décadas e décadas de materiais para se inspirar e utilizar como referências, mas é sempre válido estar em busca tanto dos clássicos quanto das melhores novidades do mercado de fotografia editorial de moda.

O grande fotógrafo Helmut Newton (1920-2014) é um dos grandes influenciadores da fotografia de moda em geral. Foi responsável por diversos ensaios para a Vogue e outras grandes revistas, fotografando grandes nomes como Twiggy e Grace Jones. Suas últimas décadas de trabalho foram dedicadas a explorar formas de expor o nu feminino com delicadeza e sensualidade, sendo uma grande referência no ramo até hoje.

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https://www.instagram.com/p/BwQPyKwAUtH/

Outro nome indispensável para conhecer é o Steven Meisel, fotógrafo que “descobriu” a supermodelo Linda Evangelista. Ele é conhecido por um estilo irreverente e que definiu diversas tendências de fotografia, sendo aclamado por cliques para Vogue italiana e a revista Interview, além de participar do polêmico Sex Book, livro erótico de Madonna lançado em 2013.

A dupla Mert & Marcus também é responsável por editoriais icônicos em revistas como Vogue EUA, Paris e Itália, Dazed and Confused e Interview. Já foram idealizadores de campanhas de grandes marcas como Dior, Gucci, Louis Vuitton e muito mais. Seu trabalho é conhecido pelo perfeccionismo com a estética.

https://www.instagram.com/p/B-k7XIXpLoJ/

A fotografia editorial de moda é uma ferramenta indispensável para marcas que desejam ser vistas e venderem não apenas peças, mas conceitos e experiências completas. Quer conferir mais inspirações? Clique no banner e visite o Pinterest da Digitale Têxtil!

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