Lendo agora
15 filmes sobre moda para assistir e se inspirar

15 filmes sobre moda para assistir e se inspirar

filmes sobre moda

O cinema é uma fonte inesgotável de referências para a moda e arte. Mais do que retratar como as pessoas se vestem, os filmes nos mostram diferentes representações da cultura, de comportamentos e de ideologias que podem servir de inspiração para quem deseja criar peças novas.

Sejam clássicos ou recém-produzidos, os filmes sobre moda auxiliam no processo criativo e podem servir de guia para a elaboração de novos conceitos e coleções. Confira quinze histórias de filmes fashionistas para se inspirar!

1. O Diabo Veste Prada (2006)

O filme retrata os bastidores do universo fashion descoberto por Andy, uma jornalista recém-formada que consegue um emprego na consagrada revista Runway, administrada por Miranda Priestly.

Assistente de Miranda, Andy se aflige por conta do abuso de poder de sua chefe, que a trata com arrogância e subestima sua inteligência. A história se tornou clássica dentre os amantes de moda por contar com um grande elenco, ser recheada de conflitos, de humor e falar sobre o mundo das tendências de uma forma menos complicada.

2. Cinderela em Paris (1957)

O encontro de Audrey Hepburn e Fred Astaire resultou em um dos grandes filmes de moda da história do cinema. A comédia romântica se inicia com Dick Avery, um famoso fotógrafo de moda, empregado em uma conceituada revista feminina, a Quality Magazine.

Imagem do filme Cinderela em Paris, um filme sobre moda clássico.
Foto: BFI Film Forever

A pedido da editora Maggie, Dick vai atrás de um novo rosto para ser símbolo da revista, e o encontra na personagem Jo Stockton balconista de uma livraria. Ela concorda em ir com ele até Paris e tirar algumas fotos, mas com ressalvas. O filme promete lindas canções, aventuras e muito romance!

3. Sex and the City: O Filme (2008)

Baseada na famosa série de TV, o filme dá continuidade às aventuras da colunista Carrie Bradshaw considerada a personagem mais fashion da história e de suas inseparáveis amigas, que seguem buscando o equilíbrio entre trabalho, relacionamentos e maternidade em Nova York.

A história se concentra principalmente em Carrie, que é pedida em casamento por seu namorado Big, que pode estragar todo o romance devido ao seu nervosismo.

4. Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (2009)

Um dos filmes de moda e romance mais divertidos já criados, esta comédia retrata a vida da jornalista Becky Bloom, que mora em Nova York e sonha em trabalhar em uma revista de moda. Após conseguir um emprego para escrever sobre finanças em um caderno pertencente à mesma empresa, sua coluna se torna um grande sucesso.

Um dos filmes sobre mais engraçados que existem: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom.
Foto: Into Film.

Ainda assim, a compulsão por compras de Becky Bloom pode destruir sua carreira, que é constantemente ameaçada por cobradores de suas grandes dívidas.

5. Coco Antes de Chanel (2009)

Outro clássico filme para quem gosta de moda, Coco Antes de Chanel conta a história de Gabrielle Chanel, a estilista francesa mais importante do século XX.

Clique e acesse o Pinterest da Digitale Têxtil para se inspirar.

A narrativa mostra detalhes desde sua infância e juventude, quando trabalhava como cantora em um bar, à construção do seu império na costura parisiense com a criação de suas elegantes e femininas coleções.

6. Fresh Dressed (2016)

O documentário mostra o surgimento do streetwear junto à ascensão do hip-hop em Nova York, dos anos 70 até os dias de hoje. Mais do que apenas retratar o modo como se vestiam e se comportavam, o filme mostra a importância da moda urbana e dos movimentos sociais da periferia na autoaceitação cultural da época.

Cena de Fresh Dressed, um dos filmes sobre moda mais clássicos em questão de streetwear.
Foto: Divulgação Fresh Dressed.

Com entrevistas com mais de 70 grandes personalidades do mundo da música e da moda, como Kanye West e Pharrell Williams, a história também fala sobre a comercialização da cultura de moda, a qual, no fim dos anos 2000, se tornou um lucrativo negócio.

7. Dior e Eu (2015)

O filme exibe o encantado universo da alta costura, especialmente da grife francesa, Christian Dior, sediada em Paris. Além de mostrar os bastidores e como se dão os processos criativos, o documentário foca na construção da primeira coleção do estilista Raf Simons para a grife. É um belo exemplo de como cinema e moda podem se conectar para criar arte!

8. Iris, Uma Vida de Estilo (2014)

A musa inspiradora Iris Apfel teve sua vida relatada em um documentário de sucesso que mostra sua relação com a moda e com a arte. A história traz um recorte de sua criatividade e sensibilidade em ação durante a Grande Depressão do século XX.

O filme sobre moda da fashionista Iris Apfel é uma grande inspiração.
Foto: Vanity Fair.

9. The September Issue (2009)

O documentário sobre moda revela o processo de criação e produção para a revista Vogue americana, com depoimentos da consagrada editora-chefe Anna Wintour e outros renomados nomes no mundo fashion.

10. Jeremy Scott: The People’s Designer (2015)

Este é um dos filmes de moda na Netflix e narra a história de um dos designers de moda mais famosos no século XXI, Jeremy Scott. O documentário retoma a vida do diretor criativo da Moschino, da infância até sua ascensão na marca.

11. The Director – Uma Criadora na Gucci (2013)

Esse documentário sobre moda é para quem busca um filme que mostra o poder da mulher na indústria fashion. The Director – Uma Criadora na Gucci acompanha a história da diretora de criação Frida Giannini.

É um filme perfeito para quem busca inspiração por extrapolar a passarela e apresentar o trabalho de Giannini com honestidade, das referências às inspirações.

12. A Vingança está na Moda (2015)

Com doses perfeitas de comédia, romance e moda, o filme narra a história de Tilly, uma famosa costureira, após voltar à cidade na qual cresceu em busca de provar do que é capaz. 

Veja também
moldes de roupas femininas grátis para baixar

Cena de A Vingança está na moda, filme sobre alta costura.
Foto: Reprodução | Ben King | Broad Green Pictures.

O longa-metragem aposta no estilo haute couture para criar figurinos impecáveis e que ficarão na lembrança para sempre.

13. McQueen (2018)

Este documentário, estreado no Festival de Tribeca, narra a história de vida do designer de moda britânico Alexander McQueen de forma intensa e vigorosa.

O filme mostra cenas dos bastidores, reúne vídeos caseiros e entrevistas com a família. Além disso, mostra as coleções e desfiles mais icônicos do estilista, retomando a forma como foram recebidos pelo público. 

O documentário pode ser assistido na íntegra no Prime Video da Amazon.

Baixe o Guia de Produção Sustentável de moda clicando na imagem.

14. O Grande Gatsby (2013) 

A adaptação do romance clássico de Fitzgerald teve os figurinos produzidos e assinados por Miuccia Prada. Com vestidos estonteantes, o filme conta a história de Nick Carraway após conhecer o milionário Jay Gatsby e escrever um conto com amores impossíveis, sonhos e tragédias que rodeiam o mundo da alta sociedade na década de 20.

15. Bonequinha de Luxo (1961)

Este é o segundo filme protagonizado por Audrey Hepburn da lista, afinal, é sabido que, além de clássicos, os longa-metragens da artista contribuíram muito para o mundo da moda.

Aldrey Hepburn em Bonequinha de Luxo, um clássico em questões de moda.
Foto: Divulgação | iMDb.

Com figurinos incríveis e que fizeram história, Bonequinha de Luxo trata de uma garota de programa – Holly Golightly – que sonha em se casar com um milionário e, durante essa meta, conhece um escritor sustentado pela amante. Ambos se apaixonam, e Holly precisa decidir entre seguir seus planos e viver o amor.

Como toda atividade criativa, é muito importante, na hora de trabalhar com moda, contar com inspirações e referências. E usar da própria arte para fazer isso, buscando inspirações em filmes, músicas, peças de teatro e outras formas de expressão, é, sempre, uma escolha certa.

Para receber mais dicas e conteúdos sobre o mundo da moda, assine a newsletter da Digitale Têxtil e fique de olho na caixa de e-mails!


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo