Lendo agora
Estilos universais: quais são e como utilizá-los nas coleções

Estilos universais: quais são e como utilizá-los nas coleções

7 estilos universais

Na década de 1980, Alice Parsons, consultora de imagem, desenvolveu um sistema de estudos comportamentais que veio a definir o conceito dos estilos universais, que representam as combinações que mais refletem a personalidade de cada indivíduo. 

O estudo feito por ela entregou, como resultado, sete estilos universais que, interseccionados, conseguem refletir os gostos e os comportamentos de todos os consumidores. Hoje, vamos apresentá-los e falar um pouco sobre o assunto para que você possa entender como aplicá-los nas suas coleções de moda.

Quais são os sete estilos?

A lista a seguir apresenta e explica um pouco das características principais da imagem e das peças de roupa de cada um dos estilos universais. 

Estilo clássico ou tradicional

estilos universais: clássico
As linhas retas e as cores neutras marcam o mais clássico dos estilos femininos.

Clássico é o nome dado ao estilo que não muda de acordo com as tendências do momento e, justamente por isso, nunca sai de moda. É marcado por modelagens conservadoras e estruturadas, baseadas em linhas retas e sem muitos detalhes. 

O estilo tradicional passa uma imagem de confiabilidade, de maturidade e de organização. As mulheres que seguem essa linha, em geral, optam por complementar os looks com maquiagens e com esmaltes em tons claros e neutros. 

Na hora de elaborar uma coleção de moda clássica, priorize cores neutras e muita alfaiataria, optando por peças discretas, sem ousadia nos recortes e nos decotes. Quando o assunto é estamparia, algumas padronagens clássicas, como o pied poule e o poá são bem vindas, desde que utilizadas com parcimônia. Os tecidos, em geral, são sofisticados e estruturados. 

Caso a coleção indique ou seja complementada por acessórios, prefira os sapatos e sapatilhas de bico fino, brincos e pingentes discretos e bolsas de tamanho pequeno a médio, com modelagem estruturada. 

Estilo casual esportivo

estilos universais: casual esportivo
As composições de cores neutras com o jeans marcam o estilo casual esportivo.

O estilo casual esportivo, também conhecido como básico, é marcado pelo conforto e pela praticidade. Suas modelagens leves e despojadas comunicam uma imagem de energia, de naturalidade, de receptividade e de otimismo.

Para criar uma coleção de peças casuais, pense que a prioridade dessa mulher é a praticidade e a liberdade de movimento. Trabalhe com tecidos leves, macios e mais folgados, como o algodão, o moletom e a malha. O jeans é soberano no estilo casual, então não esqueça de inseri-lo na proposta!

Assim como no estilo clássico, a paleta ainda é predominantemente neutra, com doses de cores primárias (azul, amarelo e vermelho), que sugerem alegria e dinamismo. No âmbito da estamparia, prefira opções com listras ou xadrez, que são fáceis de combinar.

Os acessórios que acompanham looks casuais seguem a linha da praticidade: tênis e sapatilhas confortáveis, mochilas ou bolsas grandes, que possam carregar tudo o que for necessário, e ornamentos simples. 

Estilo romântico

estilos universais: romântico
Vestidos de caimento leve e fluido são a marca registrada do estilo romântico.

As palavras-chave do estilo romântico são feminilidade e doçura. Ele projeta imagens de delicadeza e de aconchego, e suas modelagens são marcadas por fluidez e suavidade.

Para criar uma coleção romântica priorize tecidos de caimento leve, como a seda, o voil e o linho para a base. Aposte, também, nas texturas, aplicando babados, rendas e laços. A paleta de cores é composta por tons igualmente suaves e neutros, mas, dessa vez, puxados para os rosados. Estampas florais e vintages costumam fazer sucesso.

Na hora de pensar em acessórios para coleções românticas, não se esqueça da cabeça! Tiaras, faixas e presilhas são os queridinhos das românticas. Os brincos e os pingentes são pequenos e costumam brincar com formatos de flores e de corações. Nos pés, são bastante comuns os sapatos estilo boneca, mais arredondados, e as sandálias delicadas, que podem ou não ter salto.

Estilo elegante

estilos universais: elegante
Bolsas estruturadas com formatos diferentes do convencional chamam a atenção em looks retos e terrosos.

O estilo elegante se baseia no tradicional para ir além, adicionando uma pegada fashionista às peças bem estruturadas da alfaiataria. Ao contrário da tradicionalista, a mulher elegante está sempre de olho nas tendências, adaptando seus gostos ao que está em voga no momento.

Uma coleção elegante deve passar a imagem de modernidade e de sofisticação. As peças, em geral, são feitas sob medida para se ajustar e valorizar a silhueta de cada pessoa. Priorize tecidos nobres e sem textura, como a seda. 

A cartela de cores é composta por tons neutros, terrosos e escuros: dá para abusar do marrom e do azul marinho sem erro. Em relação à estamparia, é a hora de se divertir: pode misturar as pegadas mais clássicas com as propostas do momento, complementando as peças neutras com as estampas tendência da estação. 

Acessórios modernos e luxuosos, como bolsas e cintos de couro, marcam presença no estilo, quebrando um pouco da formalidade. Os sapatos preferidos também são os de bico fino. 

Estilo sexy

estilos universais: sexy
Recortes ousados e peças que valorizam a silhueta são o retrato da moda sexy.

O estilo sexy flerta com a exuberância e representa mulheres que estão confortáveis com o próprio corpo e não se incomodam em mostrar suas curvas, passando uma imagem de sedução e de carisma. 

Uma coleção baseada no estilo sexy deve contar com modelagens extravagantes, mesmo para as peças do dia a dia, e pode abusar de texturas, de transparências, de brilhos, de pedrarias e de estampas (a animal print é a campeã!). As cores vibrantes podem e devem se misturar com looks escuros ou preto e branco. 

Veja também
tecnologia na moda

As roupas devem ser mais curtas e justas ao corpo, explorando recortes e decotes mais ousados. Tecidos que se ajustam mais à silhueta são os ideais para essa confecção. Os acessórios do estilo sexy também são extravagantes: maxi bijoux e sandálias com tiras de amarração fazem toda a diferença na composição do look. 

Estilo criativo

estilos universais: criativo
A moda é uma arte, e o estilo criativo quer te fazer lembrar disso!

O estilo criativo tem como regra a originalidade. Para as criativas, vestir-se é uma arte, e as roupas são as ferramentas! Tudo está liberado: formatos, cores, estampas e texturas. Ele passa a imagem de flexibilidade, receptividade e conexão. 

Na hora de planejar uma coleção criativa, sinta-se livre para brincar com as cores, principalmente na exploração de contrastes. O mix de estampas também está liberado, especialmente as mais diferentonas do momento, aquelas que ninguém espera encontrar em um look. Os tecidos podem ser os mais variados, desde que causem um impacto.

Os acessórios também podem (e devem!) ser coloridos e chamativos, propondo novas texturas e referências culturais e artísticas. Nos pés, os calçados mais marcantes, com saltos plataforma, desenhos inusitados ou cores que contrastem com o look, são as melhores apostas. 

Estilo dramático urbano

estilos universais: dramático urbano
Peças bufantes e calçados robustos marcam presença no estilo dramático urbano.

O estilo dramático é marcado por sua ousadia, mas não o confunda com o criativo ou com o sexy. Aqui, busca-se chamar mais atenção por meio da exploração de recortes, de texturas e de cores em peças da moda casual.

As proporções oversized e a mistura de tecidos fazem a diferença nos looks dramáticos, passando a imagem de mulheres inovadoras e seguras de si. O estilo preza pela exploração de tendências que ainda não caíram no gosto popular, focando no exótico. 

Para produzir uma coleção dramática, foque em cores que contrastem entre si e traga tecidos com caimentos e com texturas que fujam do óbvio e possam ser usados para mesclar com peças casuais que já estão no armário. Composições monocromáticas em preto, que brincam com diferentes recortes e estruturações, também são a cara do estilo.

Os acessórios das dramáticas são o oposto do discreto: devem ser marcantes e modernos, de preferência aquele modelo de bijoux, bolsa ou sapato que ninguém viu pelas ruas ainda. 

E aí, preparada para lançar novas coleções, apostando nos estilos universais? Se você gostou deste conteúdo, não se esqueça de se inscrever na newsletter da Digitale Têxtil para receber notícias fresquinhas do mundo da moda todas as semanas na sua caixa de entrada! É só preencher o formulário abaixo. 


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo