Lendo agora
Estilo Old Money: conheça a tendência

Estilo Old Money: conheça a tendência

mulheres usando estilo old money

O estilo Old Money, ou “dinheiro velho”, é um termo geralmente usado para classificar fortunas recebidas de herança e acumuladas em uma única família ao longo de gerações. Na moda, a estética é derivada do preppy e consiste em looks inspirados em esportes como o tênis e o hipismo, além de séries como Gossip Girl. Continue no texto para saber mais!

O que é o estilo Old Money?

Mais uma das trends que tem bombado no TikTok, o old money aesthetics, ou a estética do “dinheiro antigo”, promete ser uma tendência em alta em 2022.

Combinando com mansões, casas de campo e apartamentos dignos de produções que se passam no Upper East Side, os looks que seguem esse estilo têm como característica principal a “cara de rico” com misturas como a moda dos anos 50 e a vibe dark academia.

banner tendências anos 40

Assim, conjunto de tweed com cara de Chanel, camiseta polo, sapato oxford, peças de alfaiataria, pérolas e saias rodadas são certamente composições que não faltam no armário daquelas e daqueles que querem adotar esse estilo de vida.

Origem e características

Como o nome bem explica, a origem dessa estética está na forma de se vestir de herdeiros e famílias tradicionais, especialmente de países como os Estados Unidos. 

Considerado uma mistura do estilo tradicional com influência do romântico e do look esportista bem característico do tênis e do hipismo, sua paleta de cores geralmente não sai dos tons suaves como o off-white e as candy colors, tendo o preto como outro de seus elementos básicos. 

As estampas também são fundamentais para fashionistas que adotam essa trend. O xadrez tradicional e o argyle (formado por losangos) são bastante comuns. Além deles, podemos observar diversas peças com as opções Pied-de-Poule e Pied-de-Coq, que trazem destaque para o contraste entre o preto e o branco. 

modelo usando estilo old money
Estampas como o xadrez e o Pied-de-Poule são bastante comuns na moda old money. Imagem: Reprodução/Style du Monde

Para o inverno, abusa-se do tricô e de cardigans com estrutura mais pesada, mas sempre compostos por detalhes e acessórios considerados elegantes, como laços, pérolas e golas. 

E, independentemente da estação, o ar mais sofisticado, sóbrio, minimalista e neutro formam algumas das principais características do estilo. Junto delas, destacamos a preferência por peças de qualidade e duráveis, produzidas com tecidos tecnológicos e sustentáveis.

Influências em 2022

Segundo artigo publicado na FFW, é um tanto complexo apontar com exatidão os motivos que trouxeram o estilo old money de volta para os holofotes do mundo da moda, porém, sucessos como Bridgerton e até mesmo o remake de Gossip Girl são algumas das explicações possíveis.

Outra alternativa apontada no texto gira em torno da repulsa pelo retorno da estética dos anos 2000, com suas cores e elementos infantis. Além disso, essa nova obsessão pela riqueza pode estar relacionada com certo escapismo, visto a falta de segurança e estabilidade financeira vivenciada por jovens que frequentam a rede social.

@emily_wdl one of my favourite aesthetic 🖤 #oldmoneyaesthetic #foryou ♬ its my party by lesley gore – oli zingiber

Como montar um look Old Money?

Como já comentamos em outras publicações aqui no blog da Digitale, reproduzir tendências vai muito além de copiar looks inteiros. Isso porque uma composição interessante é formada por elementos da trend que você deseja incorporar em conjunto com traços da sua personalidade.

Por isso, algumas peças-chave e combinações podem facilitar a busca de quem quer usar essa estética no dia a dia sem perder a autenticidade e a liberdade que é ser você mesma/o.

Banner calendário atemporal de moda

Veja também
Imagem de uma bolsa feita de modo artesanal.

  • Blazers: de preferência em tons com baixa saturação como o bege ou o cáqui;
  • Saia de pregas: especialmente quando usada em combinação com a combinação com sapato oxford;
  • Alfaiataria: usada tanto em conjuntos quanto no clássico camisa branca e calça preta;
  • Modelagens sob medida: assim você evita peças com caimento muito grande. Além disso, roupas sob medida são mais inclusivas.
costureira tirando medida de casaco estilo old money
Para compor o seu look gossip girl, invista em peças com bom caimento.

Alguns acessórios podem trazer um ar mais fino e cheio de informação de moda para o seu look. Por isso, vale investir em:

  • Broches como um ar mais vintage;
  • Colar de pérolas;
  • Lenços de seda;
  • Óculos de sol com padrão mais agateado ou arredondado;
  • Bolsa estilo baguete em tons sóbrios;
  • Relógio clássico;
  • Tiaras.

Assim, no momento de juntar as peças que você tem disponível no seu armário, experimente também combinar padrões de outras tendências e, especialmente, brinque com roupas que te deixam confortável e te trazem segurança. 

A maior graça da moda é poder ser você mesma/o, com todas as contradições e nuances que formam a sua personalidade e estilo.

Coleção Old Money 

Da mesma forma, se você deseja incorporar elementos dessa estética em uma coleção de roupas da sua marca, certifique-se de que ela faz sentido com a história que você deseja contar e, especialmente, que ela é coerente com suas antigas produções.

modelo usando estilo old money com toque moderno
Combine peças-chave do estilo com aquelas que marcam a sua personalidade para criar uma composição única.

Sabemos que a moda é cíclica e já podemos observar o retorno de dezenas de peças, acessórios e estilos que marcaram o passado. Por isso, é essencial que você tenha bem estabelecido o DNA e conceito do seu negócio. Só assim você garante que vai usar apenas o que faz sentido com a sua realidade e que não se perderá nas inúmeras trends que vemos por aí.

Ficou com vontade de adotar algumas das peças-chave em looks do seu dia a dia? Para receber mais informações e curiosidades relacionadas ao mundo da moda, inscreva-se na nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo:


Crédito editorial imagem de capa: Alena Vezza/shutterstock.com

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo