Estilo maximalista: saiba tudo sobre a tendência
Chegado diretamente do universo da decoração, o estilo maximalista veio para causar no mundo da moda. Marcado por cores, modelagens diversificadas, estampas e brilhos, ele é sinal de ousadia e extravagância. Continue no texto para saber mais.
O que é o maximalismo?
Segundo artigo da L’Officiel Brasil, o maximalismo pode ser caracterizado pela intenção de expressar a arte através da exuberância, do mix de estampas e de peças coloridas, “em uma clara consagração ao exagero, que explora diversos tipos de padrões, cores e combinações”.
Também conhecida como estética do exagero, essa trend chega para mostrar que o minimalismo, os armários capsula formados por peças com poucas cores e texturas e o básico perdem a força e os adeptos na moda street style de 2022.
Uma das melhores formas de entender e classificar a tendência onde o mais é mais, é observando as suas nuances em segmentos como o mercado de decoração. Considerado uma alternativa ao design sóbrio, a tendência traz misturas de cores e objetos, especialmente aqueles que remetem a alguma lembrança afetiva.
No livro Be Bold, a escritora e designer de interiores Emily Henson aponta que, mais do que uma questão de bom ou mau gosto, o maximalismo é sobre quebrar as regras e trazer a sua personalidade para as paredes e prateleiras de casa.
Maximalismo na moda: como aderir ao estilo?
Peças extravagantes em tonalidades marcantes, como a tendência neon, recortes diferenciados, mix de estampas e de texturas, combinações ousadas. Todos esses elementos caracterizam o que é o maximalismo na moda.
Mas, para além de misturar todas as tendências, a construção de um mais que é mais sem ser brega precisa levar em consideração o estilo e expressão da pessoa que veste aquelas peças.
Por isso, na hora de misturar as roupas e acrescentar acessórios, tenha em mente o que faz ou não sentido para a sua personalidade e estilo de vida. Pesquise por referências e siga influenciadoras que te ajudem a entender como adaptar a trend para o seu corpo e realidade.
Alguns nomes bastante interessantes para quem quer ver o maximalismo sendo usado no dia a dia são as brasileiras Magá Moura e Carla Lemos.
E, caso você esteja buscando uma mudança de estilo e queira começar a adotar a tendência maximalista, separamos algumas dicas básicas para que você monte o seu look ousado de forma mais segura e certeira.
Look monocromático
A tendência monocromática usada em tonalidades vibrantes e chamativas é uma ótima forma inicial de fazer uso do maximalismo. Na hora de montar o seu look vale escolher saturações diferentes de uma mesma cor ou até investir em conjuntos.
Cores vibrantes
Da mesma forma, a mistura de peças em tonalidades chamativas também é um jeito seguro e prático de adotar a tendência.
Dica: para garantir o sucesso das combinações, utilize o círculo cromático!
Mix de estampas
Na hora de combinar peças estampadas, procure aquelas que, apesar da padronagem diferenciada, possuem uma cor em comum. Outra dica interessante é lançar mão de desenhos mais clássicos, como as listras, os poás e o xadrez.
Oversized e volume
Recortes mais largos, peças volumosas e mangas bufantes também podem te ajudar a montar um look divertido e exagerado. Para isso, vale pegar a jaqueta jeans do pai ou mesmo investir naquele vestido ou conjunto estilo princesa da Disney.
Mix de texturas
Como já comentamos, texturas ou tecidos diferentes são uma ótima forma de tornar qualquer look monocromático mais interessante e ousado. Por isso, não tenha medo de misturar!
Coleção maximalista
Já na hora de pensar em coleções de moda que trazem o estilo, além de compreender o conceito e reunir inspirações, é essencial que confeccionistas definam tecidos, recortes e acabamentos que sejam coerentes com o comportamento da marca e que possam ser combinados entre si.
Isso porque o maximalismo não necessariamente significa um retorno ao consumo desenfreado. A reutilização de peças e o foco em sustentabilidade continuam sendo prioridade no mercado e na mente dos consumidores. Por isso, incentive o mais é mais sem perder de vista a necessidade de adotar processos de produção mais sustentáveis e de posicionar-se a respeito de causas sociais.
Gostou do conteúdo? Assine o formulário abaixo para receber informações sobre trends e novidades do mundo têxtil diretamente na caixa de entrada do seu e-mail!
Crédito editorial da imagem de capa: Shutterstock/eversummerphoto