Lendo agora
Estilo maximalista: saiba tudo sobre a tendência

Estilo maximalista: saiba tudo sobre a tendência

mulher usando estilo maximalista

Chegado diretamente do universo da decoração, o estilo maximalista veio para causar no mundo da moda. Marcado por cores, modelagens diversificadas, estampas e brilhos, ele é sinal de ousadia e extravagância. Continue no texto para saber mais.

O que é o maximalismo?

Segundo artigo da L’Officiel Brasil, o maximalismo pode ser caracterizado pela intenção de expressar a arte através da exuberância, do mix de estampas e de peças coloridas, “em uma clara consagração ao exagero, que explora diversos tipos de padrões, cores e combinações”. 

Também conhecida como estética do exagero, essa trend chega para mostrar que o minimalismo, os armários capsula formados por peças com poucas cores e texturas e o básico perdem a força e os adeptos na moda street style de 2022

mulher usando estilo maximalista com plumas
Diferente do minimalismo, o maximalismo é caracterizado pelo princípio onde mais é sempre mais. Reprodução: Style du Monde.

Uma das melhores formas de entender e classificar a tendência onde o mais é mais, é observando as suas nuances em segmentos como o mercado de decoração. Considerado uma alternativa ao design sóbrio, a tendência traz misturas de cores e objetos, especialmente aqueles que remetem a alguma lembrança afetiva.

No livro Be Bold, a escritora e designer de interiores Emily Henson aponta que, mais do que uma questão de bom ou mau gosto, o maximalismo é sobre quebrar as regras e trazer a sua personalidade para as paredes e prateleiras de casa.

confira estampas exclusivas digitale textil

Maximalismo na moda: como aderir ao estilo?

Peças extravagantes em tonalidades marcantes, como a tendência neon, recortes diferenciados, mix de estampas e de texturas, combinações ousadas. Todos esses elementos caracterizam o que é o maximalismo na moda.

Mas, para além de misturar todas as tendências, a construção de um mais que é mais sem ser brega precisa levar em consideração o estilo e expressão da pessoa que veste aquelas peças. 

Por isso, na hora de misturar as roupas e acrescentar acessórios, tenha em mente o que faz ou não sentido para a sua personalidade e estilo de vida. Pesquise por referências e siga influenciadoras que te ajudem a entender como adaptar a trend para o seu corpo e realidade.

Alguns nomes bastante interessantes para quem quer ver o maximalismo sendo usado no dia a dia são as brasileiras Magá Moura e Carla Lemos.

E, caso você esteja buscando uma mudança de estilo e queira começar a adotar a tendência maximalista, separamos algumas dicas básicas para que você monte o seu look ousado de forma mais segura e certeira.

Look monocromático

A tendência monocromática usada em tonalidades vibrantes e chamativas é uma ótima forma inicial de fazer uso do maximalismo. Na hora de montar o seu look vale escolher saturações diferentes de uma mesma cor ou até investir em conjuntos.

mulher usando estilo maximalista monocromatico
A tendência monocromática em cores vibrantes é uma ótima opção para quem quer dar os primeiros passos no maximalismo. Reprodução: Style du Monde.

Cores vibrantes

Da mesma forma, a mistura de peças em tonalidades chamativas também é um jeito seguro e prático de adotar a tendência.

Dica: para garantir o sucesso das combinações, utilize o círculo cromático!  

Mix de estampas

Na hora de combinar peças estampadas, procure aquelas que, apesar da padronagem diferenciada, possuem uma cor em comum. Outra dica interessante é lançar mão de desenhos mais clássicos, como as listras, os poás e o xadrez.

Veja também
mulher com óculos digital

Banner Estampas Atemporais Digitale

Oversized e volume

Recortes mais largos, peças volumosas e mangas bufantes também podem te ajudar a montar um look divertido e exagerado. Para isso, vale pegar a jaqueta jeans do pai ou mesmo investir naquele vestido ou conjunto estilo princesa da Disney. 

blogueira brasileira usando estilo maximalista
Mangas bufantes e saias volumosas são exemplos de como usar o maximalismo sem perder a delicadeza. Reprodução: Instagram/carlinha.

Mix de texturas

Como já comentamos, texturas ou tecidos diferentes são uma ótima forma de tornar qualquer look monocromático mais interessante e ousado. Por isso, não tenha medo de misturar!

mulher usando estilo maximalista em mistura de texturas
Misturar as texturas das roupas pode ser uma ótima forma de trazer o maximalismo para o seu estilo. Reprodução: Style du Monde.

Coleção maximalista

Já na hora de pensar em coleções de moda que trazem o estilo, além de compreender o conceito e reunir inspirações, é essencial que confeccionistas definam tecidos, recortes e acabamentos que sejam coerentes com o comportamento da marca e que possam ser combinados entre si.

Isso porque o maximalismo não necessariamente significa um retorno ao consumo desenfreado. A reutilização de peças e o foco em sustentabilidade continuam sendo prioridade no mercado e na mente dos consumidores. Por isso, incentive o mais é mais sem perder de vista a necessidade de adotar processos de produção mais sustentáveis e de posicionar-se a respeito de causas sociais. 

Gostou do conteúdo? Assine o formulário abaixo para receber informações sobre trends e novidades do mundo têxtil diretamente na caixa de entrada do seu e-mail!

Crédito editorial da imagem de capa: Shutterstock/eversummerphoto


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo