Tudo o que você precisa saber sobre o estilo boho chic

história do biquíni

Muito famoso na década de 1970, o estilo boho chic nasceu no Soho, bairro de Londres, e se expandiu para as ruas do mundo inteiro. Com referências que vão desde o hippie, o rock, o folk até o romântico moderno, a tendência se reinventa nos cenários urbanos contemporâneos.

Quer saber mais sobre o estilo boho, a história dessa tendência e sugestões para utilizá-lo em coleções? Continue a leitura!

O que é boho chic?

O boho chic faz referência aos visuais despojados e mais “artesanais”, popularizados pelo movimento hippie na Europa durante os anos 1970. Do inglês bohemian, boho quer dizer boêmio. Isso porque toda a estética foi inspirada no espírito alegre, descontraído e livre dos artistas, músicos e escritores britânicos da década de 1920.

As roupas no estilo boho também têm influência de outras culturas e etnias, como o rock, folk, country e gipsy. Isso pode ser facilmente observado no uso de ankle boots, kimonos e ponchos, peças em couro e com pelos, modelagens longas e amplas, além dos acessórios com pedras naturais e penas.

Atualmente, é possível encontrar a moda boho em releituras mais modernas, combinando peças atemporais ao estilo boêmio. A presença de elementos românticos nas composições também traz um toque contemporâneo, mas que permanece coerente com a estética proposta.

mulheres com peças estilo boho chic
Para entender o que é o estilo boho, lembre-se de peças como kimonos, chapéus e franjas, que marcaram a estética há alguns anos.

Para entender o que é o estilo boho, lembre-se de peças como kimonos, chapéus e franjas, que marcaram a estética há alguns anos.

Dentre as principais peças que compõem o estilo boho chic na moda, podemos destacar as batas, saias, vestidos longos e esvoaçantes, blusas com mangas ciganinhas, botas country, peças em crochê e tricô, além dos bordados e rendas. As franjas também foram o must have em épocas passadas. Hoje, surgem nos acessórios como bolsas e brincos, com uma abordagem mais minimalista.

Outros destaques nos looks boho são as estampas florais e étnicas, lenços, peças bordadas com miçangas, além dos jeans para equilibrar o visual. Quando falamos sobre tecidos, malhas naturais ou que remetem ao trabalho artesanal são as melhores opções para investir. Ou seja, linho, modal, algodão orgânico, tricô, etc. Suede e couro fake também são boas escolhas.

O estilo boho costuma ser confundido com looks hippie chic. Apesar de sutis, as diferenças principais são a mistura de referências que o boêmio traz, enquanto visuais hippies se inspiram, principalmente, na cultura country dos Estados Unidos.

História do estilo boho chic

Apesar de ter ganhado visibilidade nos anos 1970 por conta do movimento hippie, o estilo boho nasceu a partir do ativismo francês na década de 1920, que buscava associar moda e arte.

Em Londres, a proposta se fortaleceu e a denominação boho – Bohemian of Soho – surgiu. Inspirados no espírito livre, criativo e despreocupado dos artistas da época, a estética chamava atenção por incorporar inúmeras influências.

Na década de 1970, o estilo boho e seu significado foi adotado pelos hippies, justamente por passar uma imagem de descontração e leveza. Todavia, é importante ressaltar que o boho surge com uma motivação mais estética, enquanto o movimento hippie se destacou por seu engajamento político, que ia contra os padrões sociais da época.

Mas o que significa estilo boho chic, afinal? Em meados de 2002, a terminologia surge para descrever os visuais boêmios, amplamente utilizados em festivais como Glastonbury e Coachella. A releitura dos looks setentistas combinava o aspecto vintage a elementos modernos, com modelagens amplas, mix de acessórios e padronagens florais.

mulher vestida com estilo boho chic
Os looks boho chic surgiram na década de 2000 com a popularização dos festivais de música e estão presentes até hoje em eventos do gênero. | Imagem: Reprodução/Vogue

Atualmente, o boho moderno se faz presente de forma mais pontual, complementando visuais com elementos românticos, ciganos e leves. Basta observar as mangas bufantes e ciganinhas, vestidos maxi, estampas florais, étnicas e acessórios em pedras naturais.

 

confira estampas exclusivas digitale textil

Como utilizá-lo em coleções?

Como mencionado anteriormente, o estilo boho chic e o boho clássico já foram populares em diversas épocas. Hoje em dia, continuam a marcar presença em grandes festivais de música principalmente. Mas como incorporar a estética deles em coleções atuais?

Primeiramente, invista em peças pontuais. O boho chic clássico explora a fundo o “mais é mais”, ou seja, todos os elementos do look são marcantes. Uma releitura moderada, com viés mais atemporal, pode garantir o sucesso da sua coleção!

Veja também

estilo boho chic
Para compor visuais no estilo boho chic, aposte em rendas e tecidos com aspecto artesanal.

Saias esvoaçantes em padronagens florais e étnicas combinadas com peças mais estruturadas em tons neutros, couro e jeans estonado podem ser boas opções! Além disso, acessórios inspirados no boho chic como chapéus, maxi bolsas, brincos e colares podem transformar um look clássico!

Cores

Para as cores do boho, os grandes destaques vão para neutros terrosos e variações de branco e bege. Para incorporar elementos coloridos, aposte em tons mais fechados, como caramelo, verde oliva e roxos mais sóbrios.

Se você deseja investir em peças no estilo boho chic no inverno, blazers e cachecóis estampados, casacos em tricô e peças rendadas são excelentes opções. No verão, as rendas continuam e as modelagens amplas, leves e com ótima respirabilidade são palco central.

Tecidos

Na hora de investir em tecidos para peças no estilo boho chic, o caimento e a leveza são essenciais. Opções fluidas e, para complementá-las, invista em modelos em renda, tricô e crochê.

Para peças invernais, o couro, a lã e o jeans garantem que sua coleção seja fashionista, mas garanta a proteção térmica necessária para dias mais frios.

Modelagens

Como mencionamos, as modelagens do boho chic estão de acordo com a proposta leve e descontraída da tendência. Por isso, batas, vestidos e saias amplas, lenços e kimonos criam um look característico.

Para equilibrar o visual, você pode combinar esses modelos fluidos e esvoaçantes com peças complementares mais justas.

Agora que você já sabe o que é o estilo boho chic, aproveite para conferir outras tendências e previsões do mercado de moda para 2021 e 2022, baixando o nosso e-book gratuito. Basta clicar no banner abaixo para conferi-lo!

banner moda e consumo 2020/2021

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo