Lendo agora
Conheça 10 estilistas brasileiras e suas criações

Conheça 10 estilistas brasileiras e suas criações

estilistas brasileiras - conheça o trabalho

Clique e baixe o ebook sobre as tendências ao longo das décadas.

Colecionar referências é de extrema importância para o profissional da moda, ainda mais em um cenário de constantes atualizações. A boa notícia é que você não precisa ir muito longe: a moda brasileira está cada vez mais interessante!

Neste post, selecionamos 10 estilistas brasileiras cujo trabalho está inspirando estudantes, designers e confecções ao redor do mundo. Confira:

1. Adriana Barra

Formada em estilismo e especializada em artes e design, Adriana Barra é conhecida por seus vestidos longos, estampados e românticos. Suas criações evidenciam a brasilidade e exploram a delicadeza em toda sua extensão, sem recorrer a clichês.

Saias e vestidos em cores fortes e padronagens exclusivas, com destaque para os desenhos tropicais, são marca registrada da estilista. Atualmente, ela dedica-se a produção em menor escala, com coleções esporádicas e exclusivas.

estilistas brasileiras - adriana barra
Tropicalismo, romantismo e muita cor: a fórmula da moda brasileira de Adriana Barra.

2. Cris Barros

Responsável por uma das maiores etiquetas de luxo do país, a designer de moda equilibra a elegância da mulher paulistana com a fluidez do Rio de Janeiro. Produzindo pequenas e exclusivas coleções, as peças assinadas por Cris Barros conseguem transmitir simplicidade e leveza através de modelagens complexas e requintadas.

O toque feminino se faz presente em quase todas as peças, seja na sensualidade dos recortes estratégicos ou na leveza dos tecidos naturais, como o algodão e o linho.

estilistas brasileiras - cris barros
Alfaiataria leve e feminilidade definem o estilo da moda de Cris Barros.

3. Fernanda Yamamoto

Com um repertório que vai na contramão do frenesi das fast fashions e das tendências sazonais, Fernanda Yamamoto aposta em trabalhos artesanais, materiais nobres, referências a outras culturas e modelagens únicas.

Embora esteja no mercado há pouco tempo – sua marca foi lançada em 2017 –, a estilista já é um dos principais nomes da moda experimental, colecionando dezenas de convites e participações em semanas internacionais de moda.

estilistas brasileiras - fernanda yamamoto
O estilo da designer Fernanda Yamamoto é experimental, artesanal e ousado.

4. Gloria Coelho

É praticamente impossível falar das mulheres da moda sem citar Gloria Coelho, cuja marca mantém-se no topo do mercado brasileiro de luxo há mais de 40 anos. O design da estilista é inteiramente pensado para agradar a mulher sofisticada e urbana.

Suas peças exploram silhuetas minimalistas, geométricas e assimétricas, tecnologias têxteis avançadas e cores e estampas que fogem do estereótipo tropical-brasileiro.

estilistas brasileiras - glória coelho
Bê-a-bá de Gloria Coelho: cores sóbrias, detalhes metalizados, materiais tecnológicos e visual moderno.

5. Helô Rocha

Misturando estampas, bordados e trabalhos artesanais, as criações de Helô Rocha transitam entre o girly e o sofisticado. Sua marca, lançada em 2005, está em constante aprimoramento, mas é especialmente conhecida pelas produções sob medida.

Peças trabalhadas em renda, padronagens delicadas e tecidos fluidos são uma constante em suas coleções, sempre repletas de adornos e detalhes marcantes.

estilistas brasileiras - helô rocha
A delicadeza dos detalhes fez de Helô Rocha uma das estilistas brasileiras mais famosas.

6. Lenny Niemeyer

A história do beachwear brasileiro de luxo está diretamente relacionada à carreira de Lenny Niemeyer, criadora das primeiras coleções sofisticadas do país. Desde 1991, a estilista busca modelagens, cores e adereços que fogem dos padrões e traduzem bom gosto.

Além de swimwear, sua marca oferece roupas e acessórios que podem ser usados em qualquer tipo de produção, sempre com toques de elegância e foco na mulher moderna.

estilistas brasileiras - lenny niemeyer
Levando o beachwear de luxo ao mundo, Lenny Niemeyer é uma grande precursora da moda brasileira.

7. Lethicia Bronstein

Algumas mulheres estilistas conquistam seu espaço por um estilo bem definido. É o caso de Lethicia Bronstein, que fez das releituras clássicas e do hiperfeminino seu diferencial, com pequenas adaptações aos desejos da mulher contemporânea.

Além do trabalho artesanal, com rendas de diferentes composições, suas criações valorizam a cintura marcada, possuem bordados, babados, drapeados, transparências e tudo aquilo que emana delicadeza.

Veja também
canais de costura

estilistas brasileiras - lethicia bronstein
Dignos de red carpets, os vestidos de Lethicia Bronstein traduzem a feminilidade clássica.

8. Lilly Sarti

Roupas que transitam do trabalho à festa, acompanham as tendências e brincam com os paradigmas da moda: este é o resumo do trabalho de Lilly Sarti, uma das mais renomadas estilistas brasileiras.

Suas peças exploram o boho chic e combinam silhuetas amplas, modelagens esportivas, referências dos anos 70 e caimentos fluidos. A marca é administrada ao lado de sua irmã, Renata Sarti, e traz coleções baseadas no comportamento moderno.

estilistas brasileiras - lilly sarti
Lilly Sarti não tem medo de explorar conceitos distintos em uma mesma peça.

9. Martha Medeiros

A moda de Martha Medeiros é essencialmente brasileira, focada nas tradições nordestinas e nos processos artesanais. A estilista é conhecida pelo uso de rendas produzidas em comunidades locais, que servem de matéria-prima para vestidos elegantes e de high culture.

Além de inserir a simplicidade da renda ao mercado de luxo, a designer levanta questões de responsabilidade ambiental e consumo racional, dando destaque a uma moda sofisticada, criativa e consciente.

estilistas brasileiras - martha medeiros
Os vestidos rendados de Martha Medeiros são desejados por mulheres do mundo todo.

10. Patricia Bonaldi

Para finalizar a lista de estilistas brasileiras famosas e inspiradoras, temos a exuberância artesanal de Patricia Bonaldi. Desde que assinou sua primeira coleção, em 2003, a designer une técnica e delicadeza em peças modernas e luxuosas.

Seu estilo é facilmente reconhecido pelas aplicações em tule, os bordados e a renda colorida. Em contrapartida aos materiais clássicos, as roupas têm shapes angulosos e experimentais.

estilistas brasileiras - patrícia bonaldi
Nas criações da estilista Patricia Bonaldi, as rendas são modernas e coloridas.

Com criações inovadoras e ricas em detalhes, as estilistas brasileiras estão dominando as vitrines e passarelas. Conhecer seus conceitos e referências é uma das formas mais fáceis de aproximar-se do mercado, além de enriquecer a sua produção.

Quer acompanhar as tendências da moda e receber dicas de gestão de confecções? Assine gratuitamente nossa newsletter e receba artigos em primeira mão!


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo