Lendo agora
Estampa vichy: como aplicar a tendência em coleções

Estampa vichy: como aplicar a tendência em coleções

A estampa vichy, padronagem xadrez mais leve e colorida, foi e continua sendo uma forte tendência no desenvolvimento de coleções para todas as estações. Marca registrada da icônica Brigitte Bardot, o vichy ressurge e se reinventa, ficando cada vez mais moderno e versátil.

Quer saber mais sobre o que é estampa vichy, sua origem, dicas para usá-la em coleções e muito mais? Continue a leitura!

O que é estampa vichy?

O tecido de estampa vichy nada mais é que um xadrez com espaçamentos definidos e simétricos. Essas lacunas podem variar em tamanho e, além disso, a padronagem normalmente é trabalhada em duas cores, sendo uma delas o branco. Em vista disso, é uma opção mais alegre, colorida e leve em comparação ao xadrez tradicional, sendo muito usada em peças de veraneio.

Modelo com biquíni estampa vichy
A estampa vichy foi uma forte tendência nas coleções de moda praia no verão de 2020/2021. | Imagem: Reprodução/Soul Baiana/Gabriella Ally

A tendência vichy reforça um visual vintage, que remete ao cottagecore —  estética que celebra a natureza, o bucolismo, a nostalgia e uma perspectiva mais íntima e domiciliar. É perfeita para looks românticos, mas também pode ser incorporada a coleções modernas, em peças como vestidos ombro a ombro, blusas de manga bufante, decotes assimétricos, coletes, além biquínis e pijamas.

Por se tratar de uma variação mais simples do xadrez, é bastante fácil e democrática, podendo ser combinada com diversas outras peças-chaves em coleções. Também por isso, a estampa vichy em 2020 foi um grande sucesso, e promete continuar brilhando!

Origem da estampa vichy

O vichy é uma padronagem que se tornou bastante popular por volta dos anos 1950, devido aos visuais da atriz francesa Brigitte Bardot. A estampa era tão amada pela estrela que esteve presente até mesmo em seu vestido de casamento.

Brigitte Bardot vestindo saia com estampa vichy
Os visuais icônicos de Brigitte Bardot popularizaram a estampa vichy nos anos 50. | Imagem: Reprodução/Vogue França

Entretanto, a história da estampa vichy data de muito antes dos looks icônicos de Bardot. Originalmente, era um tecido de algodão importado pela Inglaterra, o guingão inglês, que possuía listras coloridas. Ele era muito utilizado em toalhas, as queridinhas dos piqueniques, mas também em roupas, em vista do seu baixo custo.

Anos mais tarde, a padronagem se tornou muito popular na cidade francesa Vichy, de onde surge seu nome. Assim como na Inglaterra, o tecido também era comum  em toalhas e roupas, trazendo um visual colorido, romântico e alegre para os ambientes.

Banner Ciclos de Moda

Estampa vichy: tendência e ciclos da moda

Nos últimos anos, o vichy esteve muito presente principalmente em coleções para a Primavera/Verão, já que a estampa pode ser desenvolvida em diversas cores, seja vibrantes e alegres ou até mesmo em tonalidades pastel. Variações entre o branco e tons de azul, amarelo, verde e vermelho são algumas das opções que aparecem no street style, beachwear e outros nichos do setor.

Uma das grande características da indústria da moda é sua capacidade de se reinventar. Nas décadas de 1950 e 1960, a padronagem se tornou desejo ao redor do mundo em vista de ícones como Brigitte Bardot, que representava a estética da mulher francesa, tão admirada e almejada.

Hoje, ela retorna com adjetivos modernos e mais inclusivos, mas ainda remete aos famosos piqueniques e à uma estética romântica bastante marcante.

Montagem com três looks com estampa vichy
Diferente do que muitos pensam, a estampa vichy é tendência em visuais invernais modernos e divertidos. Imagem: Reprodução/Style du Monde

Por isso, a tendência promete continuar firme e forte nos próximos anos! A estampa vichy em 2021 segue como protagonista de inúmeras coleções no verão e também marca presença nas peças invernais, com blazers, cardigans, coletes e suéteres divertidos e em tons pastel.

Como usá-la em coleções?

Como mencionado anteriormente, o tecido xadrez vichy é mais leve e colorido, podendo ser incorporado de inúmeras formas às coleções. Além das peças centrais, a estampa pode aparecer em acessórios como bolsas, chapéus, saídas de praia e cangas.

Recursos como o relatório de tendências do Pinterest e previsões de cores do ano — Pantone e Coloro — mostram que alguns dos destaques para as estações mais frias do ano são o estilo romântico moderno, as padronagens geométricas, tons pastel e claro, o xadrez. Ou seja, com certeza veremos a estampa vichy no inverno 2021! 

Veja também
inspiração para coleção de moda

Na hora de desenvolver coleções, o segredo é complementar peças atemporais com a estampa vichy. Para visuais mais alegres e modernos, a combinação entre diferentes estilos do tecido também pode ser uma boa opção.

A mistura com outros padrões também funciona, já que estamos falando de uma estampa leve e divertida. Se seu público é moderno e gosta de se aventurar, vale a pena combinar o vichy com florais, geométricos, listras e outros.

A estampa vichy em biquínis foi grande destaque no verão 2021. No inverno, aposte em blazers estruturados, coletes, cardigans e peças em alfaiataria. Se preferir utilizá-la como um acessório, cachecóis, toucas e chapéus com a padronagem pode incrementar os visuais.

CTA Calendário Atemporal

Tecidos com estampa vichy

Agora que você já sabe o que é estampa vichy, confira alguns modelos de tecidos e inspirações de visuais com a padronagem. Na Digitale Têxtil, contamos com quatro variações de cor, perfeitas para moda praia, moda fitness, loungewear e lingeries!

TecidosDigitale de estampa vichy
Pensando em comprar tecido vichy para sua próxima coleção? Confira os modelos disponíveis na Digitale Têxtil!

A estampa vichy é mais um dos exemplos de como os ciclos da moda reinventam tendências icônicas de décadas passadas. Hoje, ela ressurge mais moderna, romântica e divertida, sendo perfeita em coleções para todas as estações!

Quer acompanhar investir na tendência para as próximas temporadas? Converse com um de nossos consultores para escolher os melhores tecidos da Digitale Têxtil! Basta clicar no banner abaixo:

banner consultoria de tecidos Digitale

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo